Evento em BH premiou as melhores cervejas do continente

Marcas de Minas Gerais voltam a ter destaque internacional na South Beer Cup

por Fernanda Machado 26/05/2014 18:26
Com Pedro Galvão

Facebook / Divulgação
Cervejaria Wals levou quatro medalhas, sendo uma de ouro e uma de prata (foto: Facebook / Divulgação)
Belo Horizonte foi o palco do que pode ser chamado de a “Libertadores da Cerveja”, no último fim de semana. A South Beer Cup é um concurso que premia anualmente as melhores cervejas artesanais da América do Sul. Realizada alternadamente em Blumenau e na Argentina, o evento teve a capital mineira como sede em 2014 e as cervejarias locais novamente tiveram destaque internacional.

Foram 85 cervejarias de oito países concorrendo nas 40 categorias. Entre as mineiras, a Wals foi a que conquistou o maior número de medalhas. Foram quatro, sendo uma de ouro, com a Petroleum, na categoria Imperial Stout, duas de bronze, com a Niobium e a Wals Wit, nos estilos Imperial Ale e Belgian Witbier, respectivamente, além da medalha de prata com a Dubbel, na categoria Belgian Ale. Lembrando que a Dubbel da Wals levou o ouro na World Beer Cup, que premiava as melhores cervejas do mundo, em abril, nos Estados Unidos.

A Kud, de Nova Lima, também foi premiada com a prata na categoria Poter & Brown Ale, pela Run Rabbit Run, lançada especialmente para a Páscoa. “Ficamos muito felizes com esse reconhecimento, foi uma cerveja que fizemos com nosso conceito, especialmente para a Páscoa e deu muito certo”, disse Bruno Parreiras, responsável pela cervejaria. Na mesma categoria, a Taberna do Vale, também de Nova Lima, levou o bronze com sua Brown Ale. Foi o primeira vez que a marca participou do concurso.

Facebook / Reprodução
Cerveja Ouro Preto foi medalha de ouro (foto: Facebook / Reprodução)
Também sediada na Região Metropolitana de BH, a Falke Bier levou o prêmio máximo com a Ouro Preto, na categoria European Dark Lager, além do bronze com a Vivre pour Vivre, do estilo Hybrid Beer. A Backer completou o time das mineiras vencedoras na South Beer Cup, levando a medalha de ouro na categoria Wood & Barrel Aged, com a cerveja Bravo. A marca ainda aproveitou o evento para lançar a Brazuca, uma pilsen feita especialmente para a Copa do Mundo.

A South Beer Cup aconteceu no último sábado, 24, no Expominas, paralelamente à Brasil Bier e à Expocachaça. O evento reuniu diversos produtores de todo o Brasil. Além da exposição e degustação das bebidas, também foram realizados workshops e palestras voltados para o mercado cervejeiro.

MAIS SOBRE GASTRONOMIA