15ª Noite de Prêmios da Jornada Solidária contará com a participação de 19 bufês e chefs renomados

Ivo Faria, Massimo Battaglini e Caetano Sobrinho participam do evento, que acontece na terça-feira, 27, na Arena Vivo Minas

25/05/2014 14:00
Gladyston Rodrigues / EM / D.A Press
O chef Caetano Sobrinho é um dos destaques do Prêmio Jornada Solidária (foto: Gladyston Rodrigues / EM / D.A Press)
Os convidados da 15ª edição da Noite de Prêmios da Jornada Solidária poderão saborear salgados e doces preparados pelos bufês mais sofisticados de Minas e massas especialmente elaboradas para o evento pelos chefs Massimo Battaglini, Osteria Mattiazzi, Caetano Sobrinho, A Favorita, e Ivo Faria, Vecchio Sogno. A Jornada Solidária sempre contou com a parceria de bufês da cidade para o evento beneficente, mas, pela primeira vez, foi organizado um pool com todos os 19 associados do Sindicato dos Bufês de Belo Horizonte e Região Metropolitana (Sindbufê). “Queremos passar a ideia de que todos os bufês têm excelência em produzir”, disse o presidente da entidade, João Teixeira Filho.

A Noite de Prêmios será na próxima terça, às 20h, no Arena Vivo Minas (Rua da Bahia, 2244, em Lourdes, na Região Centro-Sul da capital). Os ingressos podem ser adquiridos junto ao programa Jornada Solidária e informações, obtidas no (31) 3263-5700.

Os três chefs buscam dar um toque de mineiridade à culinária italiana. Pela quinta vez participando, Massimo irá preparar uma receita de tortelli de moranga com couve rasgada e carne seca. A massa uni a culinária italiana, do país de onde é oriundo, e de Minas Gerais, o estado que o recebeu. “Queremos oferecer uma massa elaborada, na qualidade de nossos pratos”, afirma o chef, que também colocará à disposição para o preparo equipe de cinco pessoas. “É um esforço pequeno em relação aos benefícios que essa ação traz.”

Ivo Faria irá preparar nhoque de ora pro nobis com ragu de ossobuco. Bem leve, a massa é feita à base de leite, farinha e ovos e será servida com o ragu aromatizado com limão. A cara da cozinha mineira e de forma bem original, o ora-pro-nóbis é processado para compor a massa. “È um prato italiano com inspiração mineira”, diz Ivo. Um dos chefs mais premiados de Minas, Ivo será parceiro pela segunda vez da Noite de Prêmios. “Os eventos beneficentes são muito válidos e toda a sociedade tem que participar”, destaca.

O proprietário do restaurante A Favorita, Fernando Motta, também destaca a importância do Jornada Solidária na vida de centenas de crianças. “Participamos com muita alegria. Sabemos que a Jornada tem muitos anos e traz felicidade para muitas crianças. Estamos muito contentes em fazer parte”, destaca Motta. O chef do restaurante, Caetano Sobrinho, irá preparar fusilli bucati com ragu de linguiça toscana e pangritatta. “É um prato muito tradicional em nosso restaurante, que tem uma pegada mineira, já que recebemos muita gente de fora. Mas, ao mesmo tempo, tem um toque internacional”, diz Caetano. Muito saborosa, a massa remete aos sabores da infância.

BUFÊS João Teixeira comemora a possibilidade de o Sindicato estabelecer parceria com o programa. “É muito importante podermos participar de um trabalho de solidariedade que dá resultados. Temos a certeza de como o recurso será empregado. A confiança que temos no Estado de Minas nos dá tranquilidade de investir”, afirmou.

O Sindicato irá oferecer 16 tipos de salgados finos, quatro tipos de bombons, quindim, brigadeiro e azedinho de damasco. Também haverá uma mesa de café completa. Participam do Sindbufê o Abigail, Bouquet Garni, Catharina, Célia Soutto Mayor, Chá com nozes, Chácara Chiari, Colonial, Club do Chef, Cristina Misk, Faleiro, Sausalito, Luzzia, Mariangela, Meu Buffet by Tia Clara, Pichita Lanna, Rullus, Sandra Cardinalli, Buffet Santa Lúcia, Bravo Cathering.

RECEITA

Fusili bucatti com ragú de linguiça artesanal do interior de Minas com pangritata crocante


Gladyston Rodrigues / EM / D.A Press
(foto: Gladyston Rodrigues / EM / D.A Press)


>> Ingredientes

500 g de fusili bucati
1,5 l de molho de tomates italianos
1,5kg de linguiça artesanal de Minas Gerais
2 unidades de cebola (brunoise)
1 cabeça de alho (brunoise)
2 unidades de alho poró (brunoise)
400ml de vinho tinto,
250ml de azeite extra virgem
250g de farinha de panko
1 bouquet garni
sal
pimenta-do-reino

>> Modo de fazer

Retire a pele da linguiça e amasse a carne com a mão até que se desfaça. Refogue-a em 100ml de azeite, e mexa até que se transforme em uma carne moída. Na mesma panela refogue a cebola, o alho e o alho poró cortado em brunoise. Acrescente o vinho tinto e refogue por 3 min. Em seguida adicione o molho de tomates italianos. Adicione o bouquet garni e deixe cozinhar por 1 hora em fogo brando; se necessário acrescente caldo de legumes ao molho. Para a pangritata , regue a farinha de panko com o restante do azeite e leve ao forno até que fique dourado. Sirva a massa e polvilhe a pangritata por cima.

CARDÁPIO BUFÊ

>> PETISCOS

Vol au vent de spargos com farofinha de pistache; bolinho de palmito com limão; bolinho de linguiça toscana; beignets com funghi; shitake e champignon; bombom de berinjela com gergelim; rolinho trufado de presunto; canapés de catupiry com damasco e bacon; saté de filé no espeto de bambu; espetadinho de frango com molho oriental; fromage com salmão; papelote de bacalhau; coxinha de catupiry; crespinho de milho com creme cheese; pastelzinho de abóbora e carne seca; canudinho de camarão Soutto Mayor; espetinho caprese

>> MESA DE DOCES

Bombom trufado; bombom nevado; bombom de uva; bombom de nozes com chocolate; quindim; brigadeiro; azedinho de damasco

>> CAFETERIA

Petit four – Casadinho; bala gelada; gota de café; flocos de chocolate; tiras de Laranja

MAIS SOBRE GASTRONOMIA