Brigadeiro, doce de leite, cocada e outros recheios dão mais charme aos ovos de Páscoa

São diversas as opções que oferecem sabor e charme a esse símbolo de renascimento

14/04/2014 14:26
CAROL MILANO/DIVULGAÇÃO
(foto: CAROL MILANO/DIVULGAÇÃO)
Os ovos de chocolate fazem a alegria de crianças e muitos adultos. Aguardado ansiosamente para o domingo de Páscoa, a cada ano eles ficam mais sedutores. Se antes os bombons e chocolates que vinham dentro deles faziam alegria, agora há muitas outras opções para deixar os ovos ainda mais gostosos. Uma das opções são os ovos para se comer de colher. Eles dão água na boca porque juntamente com o chocolate vêm acompanhados de recheio os mais variados possíveis, como doce de leite, cocada cremosa, brigadeiro, torta holandesa e outros complementos que a criatividade permitir. A parte oca é preenchida com ingredientes para fazer qualquer um voltar a ser criança e lambuzar-se. Outra opção são os ovos que recebem recheios entre as camadas, que podem ser com todos esses doces ou como cookies.


Os primeiros ovos de Páscoa não eram tão deliciosos como os de chocolates mas já eram bem coloridos e charmosos. Nos primórdios da tradição, na Antiguidade, eram usados ovos de galinha, que, para ganhar cor, eram cozidos com ervas ou raízes que agiam como corantes naturais. A tradição passou a fazer parte dos costumes da população pagã da Europa durante a Idade Média. A entrada desse símbolo para as festividades cristãs teria ocorrido por volta do ano 325 d.C. A partir de então, os ovos passaram a ser pintados com as imagens de Jesus Cristo e sua mãe, Maria. Mas não só de símbolos sagrados eram decorados os ovos. Muitos nobres presenteavam ovos feitos de ouro e cravejados de pedras preciosas.


Na Confeitaria Dama, no Bairro Pinheiros, em São Paulo, um dos ovos mais procurados é o de brigadeiro com crocante. Um dos diferenciais é o fato de o processo ser totalmente artesanal. “Fazemos tudo, desde a seleção do chocolate, formas, recheios, acabamentos e tudo que possa contribuir para um resultado único”, afirma a sócia da confeitaria, Daniela Gorski.
Outros recheios para se comer de colher que também fazem sucessão são os de avelãs e doce de leite com coco. “O segredo é a seleção de bons ingredientes, tanto o chocolate quantos os itens que se juntarão aos recheios, como avelãs e coco”, diz. Outra opção são os ovos com casca recheada nos sabores cookies. Ainda há a versão zero para quem tem dieta com restrição de açúcar.


O segredo para bons ovos está na escolha do chocolate. Quanto maior o teor de cacau, mais saboroso ficará. Nos ovos para se comer de colher, os recheios dão um charme. Há também a possibilidade de o recheio ficar entre duas camadas, de chocolate. Nesse caso, recheie antes da segunda camada tomando o cuidado de não rechear até a borda. Isso evitará que a segunda camada de chocolate não cole na borda.

 

Ovo de chocolate com recheio de brigadeiro

Ingredientes

1kg de chocolate, 1 lata de leite condensado, 1 lata de creme de leite, 4 colheres (sopa) de chocolate em pó, 1 colher (sopa) de manteiga, forma especial para ovos de Páscoa (250g).

Modo de fazer

O chocolate ao leite deve ser cortado em lascas finas. Depois, dividido em três porções iguais. Derreta duas porções
no micro-ondas. De 30 em 30 segundos, é necessário mexer. Depois, junte a terceira parte e mexa até derreter completamente. Certifique-se de que o chocolate esteja homogêneo. Pincele o chocolate na forma e leve à geladeira. O processo deve ser refeito até que a casca fique grossa. Depois de pincelar a última camada, limpe as bordas e cubra a forma com papel-manteiga. A forma deve ser levada à geladeira de cabeça para baixo. Deve ficar na geladeira até que a casquinha saia da forma. Para o brigadeiro, misture 1 lata de leite condensado, 1 lata de creme de leite, 4 colheres (sopa) de chocolate em pó, 1 colher (sopa) de manteiga numa panela fora do fogo até formar um creme. No fogo baixo, você deve seguir mexendo até que o brigadeiro desgrude do fundo da panela. Espere o brigadeiro esfriar completamente e encha as metades do ovo com o ele. Coloque o ovo de colher numa embalagem e finalize com granulados. Ao gosto de cada um, o recheio também pode ser feito com doce de leite e doce de leite com coco.

MAIS SOBRE GASTRONOMIA