Brasileira Helena Rizzo é eleita a melhor chef do mundo por revista inglesa

Comandante da cozinha no restaurante Maní, de São Paulo, vence o Veuve Clicquiot 2014

por Correio Braziliense 25/03/2014 17:16
Mani/divulgação
Helena Rizzo celebra conquista de um dos principais prêmios gastronômicos: ''muito feliz e honrada'' (foto: Mani/divulgação )
A proprietária do restaurante Maní, em São Paulo, deixou a vida nas passarelas da moda para entregar-se à paixão gastronômica e desde então vem aperfeiçoando as habilidades culinárias. Helena Rizzo ganhou o prêmio Veuve Clicquot 2014 de melhor chef mulher do mundo. A homenagem será dia 28 de abril, na Inglaterra.

A gaúcha trabalhou com vários gênios da cozinha como Emmanuel Bassoleil, Luciano Boseggia e Neka Barreto, e passou uma temporada na Itália e Espanha. "É claro que eu estou muito feliz e honrada por receber este prêmio e eu estou agradecida por isso! No Maní, tentamos dar o nosso melhor todos os dias, às vezes erramos, mas também às vezes a gente acerta. Tomara que este prêmio faça que o mundo gastronômico fique de olho no trabalho das cozinheiras e a gastronomia maravilhosa que temos no Brasil", disse a vencedora sobre o prêmio.

O chef Daniel Redondo, além de ser marido de Rizzo, também é dono do Maní. Os dois trabalham juntos e servem aos clientes pratos brasileiros, com um pouco de influência espanhola. Um dos pratos mais procurados pela clientela de Rizzo são as mandiocas brasileiras. Assadas e servidas com espuma de tucupi, elas levam leite de coco e azeite de oliva com trufas brancas.

Ainda este ano Rizzo deve lançar seu primeiro livro de receitas e inaugurar o segundo restaurante de cozinha contemporânea. Maní entrou em 2013 na lista dos 50 melhores restaurantes do mundo, na 46ª posição.

Criado em 2011, este prêmio é uma homenagem a vida e realizações da Madame Clicquot. Uma mulher que há 200 anos tornou-se um padrão de inspiração para as mulheres no mundo de negócios, com qualidades que boas chefs devem ter: inovação, criatividade, determinação e talento.

MAIS SOBRE GASTRONOMIA