Carnaval exige refeições mais leves e nutritivas

Professor do Senac ensina receita prática, que sacia a fome e não pesa

por Laura Valente 23/02/2014 13:20

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Senac/Divulgação
(foto: Senac/Divulgação)
Na praia, campo ou cidade, folião que se preze já está nos preparativos para o carnaval. Mas não é apenas samba, fantasias e bons drinques que garantem a alegria da festa: um cardápio bem planejado é condição sine qua non para ter disposição e bem-estar nos dias de alalaô, principalmente em época de calor escaldante. Mas o que servir? Pensando em opções ao mesmo tempo práticas, saborosas e energéticas, o Degusta pôs o bloco na rua em busca de sugestões.


 Professor do curso de gastronomia do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) de Belo Horizonte, Adair Candeias não só preparou uma sugestão de dar água na boca como forneceu dicas preciosas para uma alimentação leve durante os dias de farra. De quebra, sugeriu ainda a receita de um suco revigorante para driblar os efeitos da famigerada ressaca. “Para começo e conversa, o ideal é evitar frituras e doces em excesso, uma vez que a ideia é facilitar a digestão pois já gastamos muita energia com a folia. O casamento álcool e fritura sobrecarrega o fígado, provoca fadiga, mal-estar”, lembra.

Adair lembra que o folião também deve evitar dietas ricas em carboidrato. “O ideal é repor as energias com alimentos leves, ricos em vitaminas, proteínas e sais minerais, e que ajudem na digestão”. Para tanto, indica uma refeição com base no pão-folha e no uso de salmão, peixe rico em nutrientes, o wrap energético (veja receita na página).


A sugestão do chef leva ainda queijo cottage, dois tipos de folhas verdes (alface e rúcula), manga e tomate. Vale ressaltar que o peixe de cor rosada é fonte de ômega 3 e selênio, substância antioxidante. Além disso, é um alimento pouco calórico (cada posta possui apenas cerca de 170 kcal) e serve de ingrediente para pratos típicos de diversas culinárias: japonesa (temaki), francesa (carpaccio), tailandesa (aromatizado), italiana (risoto), peruana (ceviche) e por aí vai. “Elaborei uma receita que reúne alimentos úteis tanto em relação às qualidades nutricionais quanto aos benefícios em prol da digestão e do bom funcionamento da flora intestinal. A rúcula, por exemplo, tem alto teor de vitamina C, a alface é rica em fibras, a manga fonte de fósforo, cálcio e potássio”, descreve.


A praticidade é outro ponto alto da receita, cujo preparo não leva mais que 20 minutos. No entanto, trata-se de uma refeição, e não de um lanche, como reforça o chef. “É uma sugestão que sustenta muito bem apesar da baixa quantidade de carboidratos e calorias.”

Senac/Divulgação
(foto: Senac/Divulgação)


Hidratação
Na mesma linha, o professor sugere outros tipos de combinação para rechear o pão-folha, como queijo cottage com atum e pequenas porções de gengibre, ou peru defumado com ricota, azeite, alface americana e ou radichio. Outra dica é preparar um mix de oleaginosas para consumir durante os intervalos entre um bloco e outro com castanhas, nozes, amêndoas e frutas secas, também bastante energéticas.


 O chef lembra ainda que é importantíssimo consumir água para hidratar e ajudar o organismo no controle da temperatura corporal. O consumo de frutas também é superindicado, principalmente maçã, manga e abacaxi. Já para o dia seguinte, ele sugere uma receita poderosa contra a ressaca, um suco revigorante com os seguintes ingredientes: 100g de beterraba, 5g de gengibre, 100g de cenoura, 1 maça com a casca e 250ml de suco de laranja. “Basta bater tudo no liquidificador, acrescentar muito gelo e está pronto. É um revigorante perfeito, tomou e está novo para outro dia de folia”, garante.


Formado na instituição há quase 10 anos, Adair tornou-se especialista na cozinha de base, a partir da qual é possível preparar receitas mais e mais elaboradas, como caracteriza. No mercado local, atuou em restaurantes como o Faz de Conta, e participou de cursos livres em São Paulo (principalmente chocolates) e na Argentina (com ênfase em carne vermelha). De volta, foi convidado a atuar como professor do Senac. “Adoro ensinar”, ressalta.

 

 

Wrap energético
(Adair Candeias )


 
Ingredientes
(para uma pessoa)

2 unidades de pão-folha, 200g de
postas de salmão, 50ml de azeite, sal e
pimenta-do-reino a gosto, 180ml de
iogurte natural, 4 folhas de alface crespa,
10 folhas de rúcula, queijo cottage
a gosto, manga em tiras a gosto, 1/2
cebola roxa em tiras bem finas, mel de
figo a gosto, fatias de tomates
maduros para guarnecer.

 

 

Modo de fazer

Pré-aqueça o forno em 180 graus por aproximadamente 20min. Enquanto isso, tempere a posta de salmão com sal, pimenta-do- reino e o azeite, e asse por 12 minutos. Depois de assado, desfie o salmão e acrescente o iogurte natural para formar uma pasta grossa e saborosa. Reserve. Separe duas folhas de pão, passe o queijo cottage entre elas e una as duas imediatamente. Em seguida, passe a pasta de salmão, coloque as folhas de rúcula, a cebola e as fatias de tomates. Enrole bem e faça o corte de sua preferência. Finalize com mel de figo e as mangas em tiras. Obs: A quantidade de queijo entre as folhas pode deixar a sua preparação bem úmida, por isso o consumo deve ser imediato.

 

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