Temporada da Truta destaca as delícias gastronômicas de Visconde de Mauá e Penedo

Festival gastronômico acontece no município de Itatiaia, no Rio de Janeiro, até o dia 17 de novembro

por Marianna Rios 11/11/2013 09:47

Arquivo Pessoal
(foto: Arquivo Pessoal)
De agora até o dia 17 de novembro será muito mais gostoso visitar a região turística de Visconde de Mauá e Penedo, no município de Itatiaia, no Rio de Janeiro. Durante o período é realizada a 11ª Temporada da Truta, um festival gastronômico com receitas inéditas em que o peixe, que é considerado um prato típico da região, é o principal destaque. Nova Friburgo produz cerca de 12 toneladas de truta por mês, se consolidando como capital da truta por estar em primeiro lugar na produção do peixe no Estado. Produzida em águas limpas e correntes, a truta é um peixe exigente, que só sobrevive em temperaturas entre 10ºC e 19ºC.

Promovido pela Mauatur – Visconde de Mauá, em parceria com a Prefeitura de Itatiaia, por meio da Secretaria de Turismo e do Comtur – Conselho Municipal de Turismo de Itatiaia, o evento proporciona ao turista e visitante da região a possibilidade de saborear as delícias da truta, seu preparo e cozimento exclusivos, desenvolvidos ao longo dos anos, com técnicas de manipulação e cortes, montagem das receitas, além da harmonização com vinhos selecionados.

Nesta edição os visitantes poderão optar por 25 restaurantes das vilas de Visconde de Mauá, Maringá-Rio, Maringá-Minas e de Penedo, sendo brindados com as diversas possibilidades de paladar da truta arco-iris. A espécie californiana é criada e reproduzida na região com sucesso, graças à água pura, gelada e bastante oxigenada das nascentes do Itatiaia.

Segundo o presidente da Mauatur, Júlio Buschinelli, o projeto pretende difundir a cultura gastronômica da Serra da Mantiqueira, local de fartura de riachos cristalinos e atendimento profissional, diferenciado pelo charme e hospitalidade.

Benefícios da truta Introduzida em 1952 no Rio Macaé (RJ), a truta, originária da Dinamarca, encontrou nas águas frias, puras e cristalinas de Nova Friburgo o ambiente ideal para sua reprodução e sobrevivência. Hoje, ela é um dos peixes mais apreciados pelos chefs de todo o mundo, por causa da sua carne tenra, saborosa e espinha dorsal única que facilita o preparo e a degustação.

Assim como o salmão e o atum, a truta tem ômega-3 e baixo teor de calorias, auxiliando no combate do colesterol ruim e na perda de peso. Com alto valor nutritivo, ainda é rica em cálcio, fósforo, selênio, sais minerais e vitaminas. O pescado, se tornou prato obrigatório nos restaurantes do município. Segue, então, para o deleite dos leitores do Degusta. duas receitas diferentes preparadas por lá.
 
Truta ao molho de laranja

(Chef Noemi Del Passo)
Sous Chef Shaiene Prado

Ingredientes

4 filés de truta (180gr cada) marinados por 30 minutos. Para marinado:100g de alho-poró; 100g de salsão; 100g de cenoura; 100g de cebola; 100g de alho; 1 bouquê garni; 100ml de azeite extra virgem; 100ml de vinho branco; meio limão; sal a gosto; pimenta-do-reino em grãos a gosto.

Modo de fazer


Bater todos os ingredientes do marinado no liquidificador. Retirar os filés do marinado e colocá-los para assar por 10 minutos em forno a 200°C coberto com papel alumínio. Molho de laranja com gengibre: suco de 2 laranjas; 50g de gengibre picado; 100g de cebola; 30ml de azeite; 100ml de melaço de cana; 1 dose de cachaça; 1 grão de cardamomo; 1 grão de zimbro; 1 pétala da flor de anis.

Colocar a cebola e o gengibre para dourar no azeite, acrescentar a dose de cachaça para flambar, acrescentar o melaço e o suco de laranja. Macerar as especiarias em um pilão de pedra e adicioná-los ao molho. Deixe reduzir em fogo baixo a dois terços da mistura. Passe numa peneira e reserve. Arroz negro: 300g de arroz negro; 750ml de caldo de legumes; 30ml de azeite; 50g de cebola; 1 ramo de tomilho; 2 folhas de louro; sal a gosto.

Colocar o arroz de molho em água por 60 minutos. Escorrer. Dourar a cebola no azeite e acrescentar o arroz, a folha de louro, o tomilho e o caldo. Cozinhar em fogo baixo (com a panela tampada) por
40 minutos.


Cenoura glaceada:
4 minicenouras cozidas al dente; 20g de mel; 10g de manteiga.

Derreta a manteiga e acrescente o mel. Adicione as cenouras até aquecer o suficiente. Para a montagem do prato, coloque 130g de arroz negro sobre um prato quente, posicione a truta sobre o arroz, e, sobre ela a cenoura. Regue a truta com o molho de laranja e gengibre quente. Decore com gomo de laranja e flores de laranjeira.

Truta salmonada com purê de maçã verde
(porção individual)

Chef Elizete Silva

Ingredientes

1 maçã verde; noz-moscada q.b; pimenta-do-reino q.b; açúcar q.b.; 1 cenoura; 1 abobrinha; 1 cebola; 1/2 xícara e creme de leite; 60 ml de champanhe; limão; azeite e sal a gosto.

Modo de fazer 

o purê: cozinhe uma maçã verde descascada até amolecer, na própria água de cozimento bata a maçã até ter consistência de purê, tempere com noz moscada, sal, pimenta do reino, uma pitada de açúcar e finalize com manteiga. Ninho de legumes: passe a cenoura e abobrinha no ralador tirando finas fatias, fatie a cebola bem fina, tempere com limão azeite e sal. Molho: Reduza meia xícara de creme leite em fogo baixo, acrescente 60ml de champagne, espere reduzir até uma consistência cremosa. Monte o prato com o ninho de legumes sobre a truta grelhada.

MAIS SOBRE GASTRONOMIA