Conhecida pelas flores e bicicletas, Holanda surpreende com aperitivos

Bitterballen é um dos aperitivos mais famosos da Holanda, que tem como base de sua culinária batatas, legumes e carne. Aprenda a preparar o legítimo croquete holandês

04/11/2013 15:00

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.
Conhecida pela liberdade nos costumes, a Holanda é um destino preferido de muitos turistas que se encantam com as plantações de tulipa, com a possibilidade de andar de bicicleta às margens dos canais em Amsterdã. Na culinária, o país pode surpreender principalmente nos aperitivos. Aliás, os holandeses têm uma forma bem diferente para denominá-los. São chamados de bittergarnituur, palavra que em uma tradução literal significa enfeite para amarguras. Muitos podem pensar que as amarguras são as desilusões, mas para os holandeses se trata-se apenas das bebidas alcoólicas.

O bittergarnituur é um prato que traz um mix de pequenos cubos de queijo Gouda, rolinhos primavera em miniatura e almôndegas, algumas fatias de uma salsicha de carne local e, é claro, bitterballen, o lanche favorito na Holanda.

Bitterballen são empanados bem fritos e crocantes com um recheio tenro e saboroso. Tradicionalmente feitos com carne, eles também podem ser preparados com frango, vitela. Mas já há até a versão vegetariana, feita com cogumelos.

A culinária holandesa conta com outros delícias, como a snert, que é uma sopa de ervilha com salsichas, prato de inverno para recarregar as energias. Outro sucesso no inverno é o stamppot, feito com legumes, batatas e carne amassados em um ensopado. Há variações com couve galega, chucrute, cebola, cenoura, salsicha e bacon. O toque final é um entalhe no meio do ensopado que é preenchido com molho de carne. O haring é preparado com o peixe mais popular da Holanda, o arenque. Ele costuma ser degustado envolto em uma rosca com cebola ou picles. A tradição também prevê que ele possa ser segurado pelo rabo para ser comido.

Na parte dos doces, fazem sucesso o poffertjes, uma minipanqueca. Servido com açúcar e manteiga, é a guloseima predileta das crianças. Também faz sucesso o stroopwafel, um waffle de melado. Doce tipicamente holandês, o waffle fica mais gostoso com uma xícara de café ou chá.

Embora o café da manhã e o almoço sejam, na maioria das vezes, uma refeição simples de pão, laticínios e frutas, os holandeses comem bem. As batatas aparecem com destaque nos jantares e são acompanhadas de legumes e um pedaço de carne. Um prato típico com batatas é o stamppot, uma panela cheia de purê e legumes. Existem diversas variedades que são tradicionais, como o andijviestamppot ou o stamppot com couve. Com dois legumes, cenoura e cebola é o hutspot. Um zuurkoolstamppot, purê de batata com chucrute e linguiça defumada, também é muito popular. Como as batatas holandesas geralmente são cremosas, não é necessário usar manteiga ou leite no preparo do stamppotten.

Holland alliance / divulgação
(foto: Holland alliance / divulgação)
Bitterballen

(croquete holandês)


Ingredientes

  • 100 gramas de manteiga; 150 gramas de farinha;
  • 700ml de caldo de carne bovina; 30 gramas de cebola fresca picada; 1 colher de sopa de salsa fresca picada; 400 gramas de carne cozida e picada;
  • sal; pimenta-noz-moscada.
  • Massa: 50 gramasde farinha; 2 ovos batidos; 50 gramas de farinha de rosca

Modo de fazer

Derreta a manteiga em uma frigideira ou panela. Quando derreter, acrescente a farinha aos poucos e misture até formar uma pasta grossa. Lentamente, misture o caldo, certificando-se de que o roux absorva o líquido. Cozinhe por alguns minutos em fogo baixo, enquanto você mistura a cebola, a salsa e a carne desfiada. A mistura deve engrossar e se transformar em um molho encorpado e espesso. Despeje a mistura em um recipiente raso, cubra e leve à geladeira por várias horas, ou até que o molho tenha solidificado. Pegue uma colher de sopa cheia de molho frio e grosso e enrole rapidamente no formato de uma pequena bola. Passe levemente na farinha, depois no ovo e, finalmente, na farinha de rosca. Certifique-se de que o ovo cubra toda a superfície do bitterballen. Quando terminar, coloque os lanches na geladeira, enquanto o óleo em sua frigideira aquece a 190 graus. Frite quatro bitterballen de cada vez, até dourar. Sirva em um prato com uma boa mostarda granulada ou picante. Esta receita rende aproximadamente 20 bitterballen.

VÍDEOS RECOMENDADOS

MAIS SOBRE GASTRONOMIA