Conhecida pelas flores e bicicletas, Holanda surpreende com aperitivos

Bitterballen é um dos aperitivos mais famosos da Holanda, que tem como base de sua culinária batatas, legumes e carne. Aprenda a preparar o legítimo croquete holandês

04/11/2013 15:00
Conhecida pela liberdade nos costumes, a Holanda é um destino preferido de muitos turistas que se encantam com as plantações de tulipa, com a possibilidade de andar de bicicleta às margens dos canais em Amsterdã. Na culinária, o país pode surpreender principalmente nos aperitivos. Aliás, os holandeses têm uma forma bem diferente para denominá-los. São chamados de bittergarnituur, palavra que em uma tradução literal significa enfeite para amarguras. Muitos podem pensar que as amarguras são as desilusões, mas para os holandeses se trata-se apenas das bebidas alcoólicas.

O bittergarnituur é um prato que traz um mix de pequenos cubos de queijo Gouda, rolinhos primavera em miniatura e almôndegas, algumas fatias de uma salsicha de carne local e, é claro, bitterballen, o lanche favorito na Holanda.

Bitterballen são empanados bem fritos e crocantes com um recheio tenro e saboroso. Tradicionalmente feitos com carne, eles também podem ser preparados com frango, vitela. Mas já há até a versão vegetariana, feita com cogumelos.

A culinária holandesa conta com outros delícias, como a snert, que é uma sopa de ervilha com salsichas, prato de inverno para recarregar as energias. Outro sucesso no inverno é o stamppot, feito com legumes, batatas e carne amassados em um ensopado. Há variações com couve galega, chucrute, cebola, cenoura, salsicha e bacon. O toque final é um entalhe no meio do ensopado que é preenchido com molho de carne. O haring é preparado com o peixe mais popular da Holanda, o arenque. Ele costuma ser degustado envolto em uma rosca com cebola ou picles. A tradição também prevê que ele possa ser segurado pelo rabo para ser comido.

Na parte dos doces, fazem sucesso o poffertjes, uma minipanqueca. Servido com açúcar e manteiga, é a guloseima predileta das crianças. Também faz sucesso o stroopwafel, um waffle de melado. Doce tipicamente holandês, o waffle fica mais gostoso com uma xícara de café ou chá.

Embora o café da manhã e o almoço sejam, na maioria das vezes, uma refeição simples de pão, laticínios e frutas, os holandeses comem bem. As batatas aparecem com destaque nos jantares e são acompanhadas de legumes e um pedaço de carne. Um prato típico com batatas é o stamppot, uma panela cheia de purê e legumes. Existem diversas variedades que são tradicionais, como o andijviestamppot ou o stamppot com couve. Com dois legumes, cenoura e cebola é o hutspot. Um zuurkoolstamppot, purê de batata com chucrute e linguiça defumada, também é muito popular. Como as batatas holandesas geralmente são cremosas, não é necessário usar manteiga ou leite no preparo do stamppotten.

Holland alliance / divulgação
(foto: Holland alliance / divulgação)
Bitterballen

(croquete holandês)


Ingredientes

  • 100 gramas de manteiga; 150 gramas de farinha;
  • 700ml de caldo de carne bovina; 30 gramas de cebola fresca picada; 1 colher de sopa de salsa fresca picada; 400 gramas de carne cozida e picada;
  • sal; pimenta-noz-moscada.
  • Massa: 50 gramasde farinha; 2 ovos batidos; 50 gramas de farinha de rosca

Modo de fazer

Derreta a manteiga em uma frigideira ou panela. Quando derreter, acrescente a farinha aos poucos e misture até formar uma pasta grossa. Lentamente, misture o caldo, certificando-se de que o roux absorva o líquido. Cozinhe por alguns minutos em fogo baixo, enquanto você mistura a cebola, a salsa e a carne desfiada. A mistura deve engrossar e se transformar em um molho encorpado e espesso. Despeje a mistura em um recipiente raso, cubra e leve à geladeira por várias horas, ou até que o molho tenha solidificado. Pegue uma colher de sopa cheia de molho frio e grosso e enrole rapidamente no formato de uma pequena bola. Passe levemente na farinha, depois no ovo e, finalmente, na farinha de rosca. Certifique-se de que o ovo cubra toda a superfície do bitterballen. Quando terminar, coloque os lanches na geladeira, enquanto o óleo em sua frigideira aquece a 190 graus. Frite quatro bitterballen de cada vez, até dourar. Sirva em um prato com uma boa mostarda granulada ou picante. Esta receita rende aproximadamente 20 bitterballen.

MAIS SOBRE GASTRONOMIA