Preparado e adorado mundo afora, o bolo de chocolate é unanimidade na hora de agradar à criançada

por Patrícia Crespo 14/10/2013 08:17
Fotos / Leandro Couri / EM / DA PRESS
(foto: Fotos / Leandro Couri / EM / DA PRESS)

Não dá para imaginar uma infância feliz sem um pedaço de bolo. Juntou criançada, pode saber que deu bolinho. E o preferido da galera é sem qualquer sombra de dúvida o de chocolate. Se tiver calda e recheio então, dá até briga. Bolo de chocolate é alegria desenformada e pronta para ser repartida. Cada família tem um jeito especial de preparar e apresentar o quitute. As vovós se esmeram para agradar aos pimpolhos. As mamães se orgulham com a cena, pois alegria de mãe é filho bem alimentado. E os pequenos fazem uma festa em qualquer hora do dia na companhia de uma, duas, três... generosas fatias de bolo de chocolate.


Tradicionalmente, os bolos são preparados para ocasiões especiais. Festanças e regabofes que se prezem devem ter um bolo no cardápio. Se, no entanto, a preparação levar chocolate, pode saber que é sucesso garantido. Pelos quatro cantos do mundo, a diversidade de receitas de bolo que têm o chocolate como protagonista vem seduzindo a humanidade desde que o conquistador espanhol Hernán Cortês provou a iguaria em terras mexicanas, no século 16, e tratou de levar a novidade para a Europa. O mundo da confeitaria nunca foi o mesmo depois do ouro negro. Cada país desenvolveu um bolo ou uma torta que caiu no gosto e na boca do povo.

Na França, a renomada confeitaria Maison Dallayau desenvolveu a torta ópera, que homenageia a arte e a Ópera de Paris e leva um desenho de clave de sol para decorar o doce. A Áustria se orgulha de sua sachertorte, criada em meados do século 19 por um jovem confeiteiro de 17 anos, Franz Sacher, para um banquete da realeza. O bolo floresta negra, de origem alemã, é hoje copiado pelas mais populares confeitarias do mundo. A torta búlgara é elástica e deve ser servida resfriada. O tiramissu italiano une biscoito, chocolate e café. Todas essas receitas são preparações trabalhosas que demandam conhecimento, domínio de técnicas e geralmente não são as preferidas dos baixinhos.

Criança não tem papas na língua, diz na cara de qualquer um que não gostou disso ou daquilo. Sem cerimônias, larga a comida no prato, não come e pronto. Para agradar à criançada, o bolo precisa ser realmente gostoso. Sem muita frescura. Um bolo bem feito com uma simples calda de brigadeiro molinho é sorriso, gargalhada e sinal de muitas garfadas.

Com o mundo da culinária ao alcance de todos por meio da internet, é fácil conseguir uma boa receita de bolo de chocolate. Uma empresa portuguesa anda espalhando pelo país suas lojas que se intitulam "O melhor bolo de chocolate do mundo". Já provei o tal bolo em São Paulo e garanto que por aqui temos melhores. No mês das crianças que tal levá-las para a cozinha e preparar uma receita boa e muito fácil de fazer? Aprendi com uma tia muito querida e tratei logo de ensinar à Veralúcia, minha fiel secretária baiana. Meus filhos, Rubens e Paula,s e a turminha da Bahia, Henrique, Felipe, Arthur, Flávia e Gabriela, quando se encontravam logo pediam o "Bolo de Vera". A festa estava na mesa!


*Patrícia é formada em jornalismo pela Puc-Minas e em gastronomia pela Estácio de Sá

Receita


Bolo de chocolate superfácil

Modo de fazer

Aquecer o forno a 180 graus por 10 minutos. Untar e enfarinhar uma forma com buraco no meio. Reservar.

Ingredientes

Numa vasilha, peneirar e misturar esses ingredientes: 2 xícaras bem cheias de farinha de trigo; 2 xícaras rasas de açúcar; 1 xícara bem cheia de chocolate em pó (usar chocolate e não achocolatado); 1 colher de sopa de fermento em pó.Fazer um buraco no meio e acrescentar:2 ovos inteiros ligeiramente batidos; 1 xícara de óleo; 1 e ½ xícara de água fervente.Misturar tudo muito rapidamente para os ovos
não cozinharem.

Despejar em forma untada e enfarinhada. Levar a assar. Fazer o teste do palito para verificar o assamento. Este deve sair seco quando enfiado na massa. Faça uma calda de brigadeiro para regar o bolo e decore com brigadeiros generosos. 

MAIS SOBRE GASTRONOMIA