À frente do Cooking Buffet, a ex-modelo Adriana Mattar se destaca com serviço de catering

Ao dialogar com o que está sendo feito na gastronomia mundial, a chef investe na identidade brasileira

06/10/2013 15:10

Bruno Rocha Divulgação
(foto: Bruno Rocha Divulgação)

A experiência como modelo internacional despertou o interesse da carioca Adriana Mattar para a gastronomia. Quando desfilou nas passarelas no Japão, Espanha e Austrália, Adriana adorava receber os amigos em casa para apreciar uma boa refeição. Aos poucos, tomou gosto pela cozinha. Tempos depois de encerrada a carreira de modelo, o prazer de receber fez com que ela e a sócia Ana Cecília Gros abrissem o Cooking Buffet, que atende eventos de grande e pequeno portes há quase 15 anos. O serviço de catering, que é um dos mais procurados no Rio de Janeiro, também caiu no gosto dos mineiros. “Temos clientes em Minas que sempre nos recebem de braços abertos”, diz.

Com clientes também no mercado corporativo, a empresa diversifica o ramo de atuação. “Fazemos casamentos memoráveis, jantares servidos à francesa ou em bufê, almoços descontraídos, coquetéis com pratinhos volantes, brunches, grandes festas de 15 anos, adoráveis festinhas infantis e eventos corporativos”, informa Adriana.

Chef autodidata, Adriana define o interesse pela culinária como algo intuitivo. “Sempre tive prazer em cozinhar e aprimorei com os cursos que fiz. Recebia muito os amigos no Japão, Espanha e Austrália. Como morava sozinha, gostava de fazer a comida e escolher os ingredientes”, lembra. Ao perceber o talento para a culinária, frequentou estágios em cozinhas em Nova York, como o catering Feasts and Fêtes, do chef Daniel Boulud, e os restaurantes do chef Laurent Tourendel e no catering do chef Payard.

Adriana já teve restaurantes, mas resolveu se dedicar ao catering, o que lhe dá mais prazer. “É o que me encanta mais: fazer um evento em um dia para 10 pessoas e em outro para 2 mil. Há quem ache que seja uma dor de cabeça, mas para mim essa dinâmica é muito estimulante.” Para cada evento, ela e Ana Cecília criam um cardápio que atenda a característica do evento - algo mais íntimo e aconchegante como um batizado, ou algo mais glamouroso como uma festa para centenas de pessoas. “Essa é a nossa marca registrada. A cada festa paramos para pensar. Nunca o cardápio é igual.”

Todos os anos, Adriana e Ana Cecília viajam para Europa e Estados Unidos, onde percorrem os melhores restaurantes usando o critério de que estejam entre os mais estrelados e criativos. Já foram para Paris, Londres, Nova York, Madri, Copenhague e países como China, Índia, Chile, Marrocos, Dubai, Austrália e Cingapura.

Embora ela se autodefina “como alguém com um pé no mundo”, Adriana se mantém fiel à cozinha brasileira e procura incrementar os pratos conhecidos nacionalmente com toques internacionais. “Morei muito tempo fora e também viajo várias vezes por ano para trazer muitas referências.” Entre os pratos que ela mais gosta de preparar estão o bobó de camarão, picadinhos, nhoque de banana-da-terra, beiju com queijo coalho e mel. “Quem vai a nossos eventos não irá achar que é de outro lugar. Tudo é a cara do Brasil.” No site cookingbuffet.com.br, Adriana e a sócia Ana Cecília dão várias dicas de receitas.

Mignon com crosta de brioche com molho de manjericão e bolinhas de maça

 

Ingredientes

1,5kg de filé mignon limpo, 400g de pão de brioche cortado em cubinhos, 20g de sal, 5g de pimenta branca em pó, 2 ovos, 250g de farinha de trigo, 100g de manteiga sem sal

Modo de fazer

Corte o filé mignon em 10 porções iguais. Tempere-as com o sal e a pimenta. Em uma vasilha coloque os ovos e bata-os bem. Passe as porções de filé na farinha de trigo, depois no ovo e por último no pão de brioche. Em uma frigideira bem quente, coloque a manteiga e, em seguida, a carne com os cubinhos de pão para baixo. Deixe fritar em fogo baixo até que os cubinhos fiquem bem dourados. Retire da frigideira e coloque em um tabuleiro pincelado com manteiga. A parte da crosta para cima. Deixe assar no forno por 5 minutos a 160 graus.

Bolinhas de maçã

Ingredientes


1,5kg de maçã verde, 50ml de licor de laranja, 100g de manteiga sem sal derretida, sal refinado e
pimenta-branca em pó a gosto

Modo de fazer


Descasque as maçãs e coloque-as na água com limão. Em seguida, faça as bolinhas de maçã usando um boleador pequeno. Retire da água e refogue na manteiga por 3 minutos. Adicione o licor de laranja, o sal e a pimenta.

Molho de manjericão

Ingredientes


500ml de creme de leite fresco, 100ml de vinho branco, 50g de cebola picada, 1 molho de manjericão, sal e pimenta-do-reino a gosto, 20ml de azeite extravirgem

Modo de fazer

Coloque em uma panela o azeite e a cebola. Refogue e adicione o vinho e o creme de leite. Deixe no fogo baixo e espere reduzir por 10 minutos. Retire do fogo e deixe esfriar. Coloque as folhas de manjericão e o molho no liquidificador. Bata por 2 minutos.

MAIS SOBRE GASTRONOMIA