França propõe um novo estilo de café, onde clientes relaxam e consomem entre gatos

"Café dos Gatos" é inaugurado no centro de Paris

por AFP - Agence France-Presse 18/09/2013 18:36
AFP Photo/FRANCOIS GUILLOT
Um "Café dos Gatos" abrirá suas portas esta semana no centro de Paris (foto: AFP Photo/FRANCOIS GUILLOT)
PARIS - Um "Café dos Gatos" abrirá suas portas esta semana no centro de Paris, um local para relaxar onde os clientes saboreiam uma torta, tomam café ou chá enquanto acariciam um dos nove felinos domésticos que ali vivem.

Confortavelmente instalada em um sofá, Pauline Royer acaricia um gato que acaba de se acomodar em seu colo para ser acariciado."É genial tomar café e comer enquanto faço carinho em um gato!", exclama a jovem, que reservou uma mesa para descobrir o lugar antes da inauguração "oficial", prevista para sábado.

A dona do café, Margaux Gandelon, dá atenção a um gatinho assustado. Ela diz ter se inspirado nos "Neko Café" japoneses ('neko' significa gato em japonês) para abrir um primeiro "Café dos Gatos" na França. "O efeito positivo do ronronado dos gatos foi provado cientificamente. Aqui os clientes podem acariciar os animais e brincar com eles, é uma boa maneira de se distrair", explica a jovem, de 26 anos.

A decoração é aconchegante, com almofadas e sofás confortáveis. Os gatos passeiam entre as mesas, outros dormem enrolados pelos cantos, comem biscoitos e afiam suas garras. A proprietária planejou tudo em função do conforto dos animais. "Meus gatos vivem livres dia e noite. Dispõem de uma sala de repouso e vários espaços altos se quiserem se esconder", acrescenta.

Os nove gatos do café vieram da sociedade protetora dos animais. Com entre cinco meses e dois anos de idade, foram escolhidos por sua "sociabilidade" e não com base em critérios físicos.

MAIS SOBRE GASTRONOMIA