Devota da moderna cozinha francesa, chef cuiabana conquista metrópole brasileira

Entre as ações realizadas no decorrer da carreira, merece destaque a participação no evento Boa Mesa, em 2000, a convite da Le Cordon Bleu, como auxiliar do chef Laurent Duchêne

por Marianna Rios 08/09/2013 13:38
A paixão da chef Eliane Carvalho pela cozinha começou na infância, com o estímulo da avó, com quem dividia algumas receitas mato-grossenses, como arroz de pequi, moqueca de pintado, paçoca com carne seca, entre outras. Mais tarde, em 1998, a chefe Eliane ingressou na renomada escola francesa Le Cordon Bleu em Paris, considerada uma das melhores escolas de culinária do mundo, e se formou chef de cozinha e chef de pâtisserie. Na própria escola, sempre com simpatia, a chef conquistou prêmios por brilhante atuação nos três níveis do curso-básico, intermediário e superior –, conquistando o carinho e o respeito de seus colegas e professores. Além disso, foi convidada em 2003, 2007 e 2009, para dar aulas como chef invité – uma honra dispensada a poucos.

A partir daí, muitos foram os cursos, eventos, consultorias e aulas realizadas até chegar ao seu próprio restaurante. Entre todas essas ações realizadas no decorrer da carreira, merece destaque a participação no evento Boa Mesa, em 2000, a convite da Le Cordon Bleu, como auxiliar do chef Laurent Duchêne. Depois de dois anos, foi reconhecida pela comissão do mesmo evento e desta vez contratada para organizar a infraestrutura das cozinhas e demais funções operacionais do estande da escola Anhembi Morumbi.

Mão francesa

Após esse período, abriu em Cuiabá, sua terra natal, um restaurante chamado Chez Babette. Com novos desafios, partiu para São Paulo e lançou o respeitado Brie Restô, na região dos Jardins. Adepta fiel da culinária francesa, aplica as técnicas e processos em todos os pratos que prepara, conferindo às suas criações uma inconfundível característica francesa. Com perfil criativo e empreendedor, Eliane se dedica de corpo e alma a tudo o que faz, seja na elaboração de uma nova receita, para criar um evento, ou para receber seus clientes.

No início de 2012, foi para Paris e permaneceu por 60 dias estagiando na cozinha do renomado Atelier Etoile, do estrelado chef Joel Robuchon, onde mais uma vez trouxe na bagagen conhecimentos fantásticos e a repaginação da moderna culinária francesa usada hoje nos pequenos e aprazíveis restaurantes locais. Hoje, em seu Brie Restô, reformulado, com espaço reduzido, consegue atender o público fiel e amante da gastronomia francesa com mais propriedade e autenticidade ao seu estilo, que é a cozinha d’autor, ajudando a explorar ainda mais os elementos da culinária francesa e brasileira com custo/beneficio mais acessível no cardápio. Segue uma receita da chef para os leitores do Degusta comprovarem seu talento.

Mauro Holanda/Divulgação
(foto: Mauro Holanda/Divulgação )


Camarão Deolinda flambado (porção para 4 pessoas)

Ingredientes

20 camarões grandes limpos; 200g de molho de tomate; 100g de cebola picada; 2 dentes de alho moído; 70g de pimentão colorido picado; 170ml de leite de coco; 50ml de creme de leite fresco; 80ml de conhaque ou cachaça; 30g de mostarda de Dijon; 50ml de suco de limão; cebolinha verde picadinha; azeite; sal; pimenta; 10g de curry; 15g de páprica doce. Para a moranguinha: 2 minimorangas; 150g de queijo tipo mascarpone; 30g de manteiga; sal; noz-moscada; 50g de queijo parmesão.

Modo de fazer


Asse as moranguinhas envolvidas em papel-alumínio até amaciarem (teste com um palito, não deixar amaciar demais). Retire do forno, deixe esfriar uns 15 minutos e corte ao meio com precisão. Retire as sementes cuidadosamente. Coloque toda a polpa numa tigela. Adicione a polpa, o mascarpone e a manteiga. Tempere com um pouco de sal e noz-moscada. Distribua nas cascas das minimorangas; polvilhe queijo ralado e gratine por 10 minutos antes de servir. Numa panela com azeite, doure a cebola e o alho. Adicione o pimentão, os camarões e o conhaque. Flambe. Adicione o molho de tomates, o leite de coco e o creme de leite. Tempere a gosto com sal, pimenta, páprica, curry, mostarda e suco de limão. Cozinhe por oito minutos. Acrescente a cebolinha verde e sirva.

MAIS SOBRE GASTRONOMIA