Conheça os chefs que são estrelas no 16º Festival de Cultura e Gastronomia de Tiradentes

Profissionais que conduzem restaurantes referenciais em seus estados são atração à mesa do festival

por Bossuet Alvim 21/08/2013 22:41

Árvore de Comunicação/Nilton Santolin/Divulgação
Ariane Malouf, Tereza Paim, Celso Freira e Carla Tellini são alguns dos chefs que integram o time de excelência do Festival de Cultura e Gastronomia de Tiradentes (foto: Árvore de Comunicação/Nilton Santolin/Divulgação)
Um grande time de chefs brasileiros forma um painel da criação gastronômica no país pela programação do 16º Festival de Cultura e Gastronomia de Tiradentes. Através dos festins, em que convidados apreciam pratos especiais e suas devidas harmonizações, estes especialistas mostram o porquê de suas escolhas à cozinha. À frente de estabelecimentos que são referência nos estados visitados pela Expedição Brasil Gastronômico, estes profissionais são reconhecidos pela força autoral de suas criações. Além do time de primeira que leva o verde e amarelo à mesa, convidados estrangeiros ajudam a ampliar o toque de diversidade que é o sabor máximo nesta edição do evento. Conheça alguns dos chefs na seleção do 16º Festival dE cultura e Gastronomia de Tiradentes:

 

Carla Tellini

Uma das comandantes do Grupo Press Gastronomia, o coletivo gastronômico mais premiado da Região Sul, Carla dirige a cozinha do Bah, em Porto Alegre, desde 2008. O estabelecimento conta com a distinção ilustre de ser o primeiro restaurante brasileiro especializado na moderna cozinha do Rio Grande do Sul.

 

 

 

Celso Freire

Sócio-proprietário do Zea Maïs, em Curitiba, Celso conduz o restaurante sob seu estilo pessoal, baseado em formação nas gastronomias francesa e australiana, mas com o leme virado ao rumo da diversificação. Seus pratos contam com a inclusão equilibrada de ingredientes típicos de várias regiões do Brasil.

 

 

 

Tereza Paim

À frente do Casa de Tereza, em Salvador, a chef é dona de uma série de prêmios nacionais e internacionais. Sob a influência de Espanha, Itália e Portugal, a profissional pesquisa ingredientes baianos e cria pratos repletos de referências.

 

 

 

Ariani Malouf

Com formação que passa pela culinária de Paris, a chef é mestre das combinações inusitadas. Proprietária do Mahalo Cozinha Criativa, pioneiro da contemporaneidade em Cuiabá, capital do Mato Grosso.

 

 

Confira a programação completa do Festival de Cultura e Gastronomia de Tiradentes, com atividades separadas por cada espaço da cidade:

MAIS SOBRE GASTRONOMIA