Tiradentes ganha sabor de diversidade com Festival de Cultura e Gastronomia; confira a programação

16ª edição do evento une o trabalho de chefs renomados aos segredos culinários de seis estados

por Bossuet Alvim 21/08/2013 21:50

Edson Teixeira/Divulgação
Estandes montados por restaurantes oferecem novidades e pratos consagrados aos visitantes (foto: Edson Teixeira/Divulgação)
A proposta que guia o 16º Festival de Cultura e Gastronomia de Tiradentes pelas ruas históricas da cidade mineira tem sabor de jornada. A intenção do evento é unir a diversidade culinária do Brasil popular com a apuração técnica e criativa de grandes representantes da cozinha nacional.

 

Veja abaixo a programação completa do festival

 

A partir desta sexta-feira, 23, a viagem começa com uma extensa programação que vai dos festins, jantares assinados por chefs que contam com harmonização de vinhos, até as iguarias de apreciação rápida — e não menos intensa — em estandes montados por oito restaurantes nos largos da Rodoviária e das Forras.

 

Diversidade gastronômica

Nas pontas do caminho que leva ao festival estão uma excursão e uma seleção. De um lado, serão apresentados e explorados os frutos do projeto Expedição Brasil Gastrônomico, que viajou aos estados do Paraná, Rio Grande do Sul, Mato Grosso, Bahia, São Paulo e ao Distrito Federal para desvendar as práticas tradicionais das mesas locais e mapear técnicas que conduzem aos sabores típicos de cada canto do Brasil.

 

Viaje com a Expedição Brasil Gastronômico em vídeos especiais

 

Edson Teixeira/Divulgação
Nos festins, criações sofisticadas são apresentadas por chefs em grande estilo (foto: Edson Teixeira/Divulgação)
Na outra vertente, chefs de renome internacional ajudam a formar um mosaico da especialização na gastronomia brasileira, com apresentação dos trabalhos de quem comanda estabelecimentos de excelência com forte expressividade autoral na criação de pratos.

 

Conheça mais sobre os chefs que representam o Brasil no festival

 

Programação cultural

Nos palcos e espaços culturais do festival, representantes dos estados visitados pela Expedição Brasil Gastronômico apresentam o gostinho da música de cada canto. Luiz Fernando Veríssimo, consagrado como escritor, leva seu talento ao saxofone para o festival, acompanhado do grupo Jazz 6. O teatro também tem representantes fortes de outros estados, com espetáculos programados ao longo do evento. Artistas da região de Tiradentes e São João del-Rei também têm espaço garantido na agenda. Confira a programação completa do Festival de Cultura e Gastronomia de Tiradentes, com atividades separadas por cada espaço da cidade:

MAIS SOBRE GASTRONOMIA