Encontro Gastrô: chegou a hora de conhecer os melhores da gastronomia em Belo Horizonte

Este ano, duas mulheres figuram entre os finalistas na categoria chefs: Júlia Martins, do Na Mata Café, indicada à Chef Revelação, e Marise Rache, do D%u2019Artagnan, que disputa o posto de Melhor Chef

por João Paulo Martins 19/08/2013 16:17
Geraldo Goulart/Encontro
Os premiados na edição de 2012: amostra da excelência na mesa da capital (foto: Geraldo Goulart/Encontro)
A Serraria Souza Pinto recebe na próxima quinta-feira, 22, os principais nomes da gastronomia de Belo Horizonte. A tradicional premiação Encontro Gastrô, que está em sua 11ª edição, vai agraciar os profissionais e empresários que mais se destacaram no setor durante o último ano. Na oportunidade, também haverá o lançamento da edição especial da revista Encontro Gastrô 2013 – Melhores da Cidade.

São esperados para o evento mais de 2 mil convidados. Entre as autoridades confirmadas estão o governador Antônio Augusto Anastasia, o vice-governador Alberto Pinto Coelho e prefeito Márcio Lacerda. Além deles, a homenagem também reunirá chefs, empresários do setor de alimentos e bebidas, restauranters, lideranças empresariais, autoridades políticas e formadores de opinião.

Homenagem
O mundo tem descoberto cada vez mais a importância da gastronomia mineira. E será justamente os nossos modos e costumes à mesa o tema da festa. “Ao escolher esse mote, buscamos homenagear a nossa gastronomia e valorizar toda a cadeia produtiva local. Assim, queremos ressaltar a importância dos ingredientes de nossa região e de toda essa mineiridade que faz parte do nosso imaginário e de nossa cultura gastronômica”, afirma Nicole Fischer, organizadora do evento.

Destaque
Um dos destaques dessa edição é participação feminina. Em um terreno onde reinam os homens, elas ganham cada vez mais espaço e conquistam o gosto dos gourmets. Prova disso é que, entre os finalistas na categoria chefs, figuram Júlia Martins, do Na Mata Café, indicada à Chef Revelação, e Marise Rache, do D’Artagnan, que disputa o posto de Melhor chef.

Votação
O especial Encontro Gastrô 2013, a cada ano, ganha mais a confiança dos internautas. Em 2013 o número de participantes online bateu recorde com 212.603 votos. E o voto do internauta foi decisivo em duas categorias, o que ajudou a escolher os melhores, já que os participantes que conseguirem maior pontuação na internet somam três pontos extras ao resultado final da votação dos jurados. O resultado da internet também é o critério de desempate.

Como acontece em todos os anos, o público pôde escolher os campeões nos segmentos: Novidade do Ano/Diversão, Novidade do Ano/Lanches e Guloseimas, Restaurante Revelação 2012/2013, Restaurantes de Alta Gastronomia, Boa Mesa e Sabores Regionais; Diversão; Lanches e Guloseimas; Melhor Chef; Chef Revelação; Melhor Maître e Melhor Sommelier; além do prêmio mais esperado: o de Melhor Restaurante da capital mineira. Ao todo, participaram mais de mil estabelecimentos e 170 profissionais de gastronomia. A premiação acontece em 39 categorias

MAIS SOBRE GASTRONOMIA