Escola especializada em chocolate gourmet abre primeira sede no Brasil

Presente em 15 países, Chocolate Academy abre inscrições para chefs especialistas e amadores que buscam experimentar e refinar o uso do produto em receitas

por Fernanda Machado 02/07/2013 18:09
Chocolate Academy/Divulgação
Francês Bertrand Busquet coordena as atividades no centro técnico inaugurado em São Paulo (foto: Chocolate Academy/Divulgação)
Para todos os gostos e níveis de habilidade, o chocolate consta entre os ingredientes mais aproveitados por chefs especializados e cozinheiros amadores. Para expandir horizontes de quem gosta de explorar o produto do cacau, foi inaugurada em São Paulo a primeira escola do país especializada em chocolates. A Chocolate Academy, com sede na Avenida Paulista, é uma iniciativa de duas gigantes do setor, a belga Callebaut e a francesa Cacao Barry. Outros 14 países têm centros técnicos do mesmo grupo, mas o da capital paulista é o primeiro na América Latina.

Sob coordenação do chef francês Bertrand Busquet, a Chocolate Academy possui uma cozinha industrial com equipamentos avançados, além de auditório e um café. Os cursos da escola são destinados a quem já tem experiência com o manuseio do chocolate, seja de maneira artesanal ou profissional. A ideia é aprimorar técnicas e descobrir novas formas de utilizar o produto em experiências gastronômicas, em turmas com no máximo 16 alunos para aulas práticas e 32 nas apresentações teóricas. "Os alunos vão ter um painel abrangente de cursos para atender diversas demandas, como a confecção de bombons, confeitaria, noções de fermentação, sobremesas empratadas e várias outras modalidades", garante Busquet.

A presença constante de chefs estrangeiros também deve contribuir para a formação dos alunos na Chocolate Academy, de acordo com os planos da direção do estabelecimento. O primeiro visitante é Josep Ribé, especialista espanhol que atua como consultor técnico da Chocolate Academy em seu país. As aulas do chef em São Paulo vão abordar a confeitaria e chocolateria espanholas, e acontecem entre 23 e 25 de julho.

Chocolate Academy em São Paulo
Av. Paulista, 1048, 12º andar - São Paulo, SP. Inscrições e informações: www.chocolate-academy.com ou (11) 2123-7955.

MAIS SOBRE GASTRONOMIA