Brumadinho, na Grande BH, promove Festival Arte & Gastrô a partir desta sexta-feira

Além de pratos que valorizam a cultura local, participantes vão curtir vasta programação musical

20/06/2013 08:27
 (Marcelo Araújo/Divulgação)
Paella mineira do Restaurante Massa Demais é um dos pratos oferecidos no evento gastronômico (foto: (Marcelo Araújo/Divulgação))
Para atrair os turistas que chegam à capital para acompanhar os jogos da Copa das Confederações e assim reforçar seu potencial turístico, Brumadinho, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, promove a partir desta sexta-feira o Festival Arte & Gastrô, no Bairro Casa Branca e no distrito de Piedade de Paraopeba. A expectativa é de que até o dia 30 os 27 restaurantes participantes atraiam cerca de 75 mil visitantes com pratos que destacam os sabores regionais sem deixar a alta gastronomia de lado. A ideia, segundo a organização, é apresentar a diversidade da região, que é cercada por atrativos naturais e pontos turísticos, e assim diversificar as atividades econômicas do município, hoje concentradas na mineração. O evento é uma promoção cultural do Estado de Minas, Guarani FM e Portal Uai.

Além da vasta opção de pratos, que serão serviços em tendas coletivas nos fins de semana ao preço único de R$ 15 e nos próprios restaurantes (com preços variados) ao longo da semana, o turista que for a Brumadinho contará também com ampla programação cultural e musical. Os visitantes poderão conhecer o artesanato local e assistir a shows de Célio Balona, Happy Feet Jazz Band, Thiago Delegado e Graveola e o Lixo Polifônico, entre outras atrações (veja quadro).

De olho num incremento de 20% nos negócios de toda a cadeia produtiva do turismo, o vice-prefeito de Brumadinho e presidente do Circuito Turístico Veredas do Paraopeba, Breno Carone, garante que a cidade está pronta para receber o evento. “É possível ver um fortalecimento do setor em função do crescimento do número de restaurantes, pousadas e hoteis”, destaca. No entanto, Carone garante que 98% da capacidade hoteleira já está ocupada para o festival, mas que os turistas terão como opção o transporte por vans, que será oferecido pela organização. “Teremos vans saindo da Rua Alagoas, em BH, todos os dias, além das que saem de Brumadinho”, conta.

O resultado positivo antes mesmo do evento, de acordo com o vice-prefeito, pode ser justificado pelo aumento certo no fluxo de pessoas em pontos turísticos importantes da região, como o Inhotim. “No carnaval, eles receberam 30 mil visitantes e estimam receber o dobro com a Copa das Confederações. Estamos confiantes porque esperamos ser atingidos por esse movimento”, comenta.

Outro fator que deverá impulsionar o festival é a tradição e riqueza dos ingredientes utilizados na preparação da comida mineira, que têm incentivado o turismo gastronômico no estado. Tanto que o chef de cozinha responsável por dar identidade aos pratos, Edson Puiati, garante que todos priorizaram na receita ingredientes cultivados na região. “A agricultura familiar tradicional na cidade será valorizada já que temos produtos de muita qualidade e reconhecidos, como as cachaças, doces de frutas excelentes, embutidos e carnes defumadas”, lembra.

(Ricardo Mallaco/Divulgação)
Prato pedaço de Minas leva couve, carne de sol, cebola crocante, torresmo, risoto negro e molho ferrugem (foto: (Ricardo Mallaco/Divulgação))
REFORÇO
Animados com o movimento que deve ser gerado pelo festival os estabelecimentos reforçaram suas equipes. Carolina Nogueira, chef do restaurante Massa Demais, que participa com o prato paella mineira, afirma que teve de contratar cinco pessoas para dar conta da demanda. “No ano passado, servimos 120 quilos em um evento que ocorreu em uma semana. Este ano, a expectativa é muito maior”, afirma.

Carmelita, que é chef de cozinha do Restaurante Abóbora, também contratou pessoal, alugou equipamentos e investiu em insumos. “A meta é vender de 200 a 250 pratos por dia”, conta. Para isso, desenvolveu um prato inusitado: o tropeiro vegetariano. “Temos um público que sempre ficava vagando entre os restaurantes, sem opção por não comer carne, e agora contam com essa alternativa.”

No Restaurante Tamboril, que fica dentro do Inhotim, e também participa do Festival Arte e Gastrô com o prato pedaço de Minas, que leva carne de sol, torresmo e é servido com risoto negro, as expectativas são positivas. “Unimos ingredientes típicos e a gastronomia internacional e esperamos um incremento de 40% nas vendas no período”, garante a chef Dailde Marinho.

Serviço: O Festival Arte & Gastrô de Brumadinho acontece de 21 a 30 de junho e tem entrada gratuita. Mais informações na fanpage www.facebook.com/artegastrobrumadinho ou pelo telefone (31) 7134-4285.


AGENDA

Sexta
18h: Banda São Sebastião
18h30: DJ Fausto
19h: Show Márcio Nagô
20h: DJ Fausto
21h: Show Célio Balona
22h30: DJ Fausto


Sábado
12h: Cortejo: trupe circense saindo da Praça de Casa Branca a caminho do Arte & Gastrô
12h: DJ Mendonça Daniel
14h: Show Dibigode
15h30: DJ Mendonça Daniel
18h30: Show Sanráh e Banda
20h: DJ Mendonça Daniel
21h: Show Graveola e o Lixo Polifônico


Domingo
12h: Quadrilha Buscapé
12h30: DJ Rafael no Som
14h: Show Cobra Coral
15h30: DJ Rafael no Som
16h30: Show Happy Feet Jazz Band

 

Dia 28
18h: Dança do grupo da Roça de Marinhos – Quem planta e cria tem alegria
18h30: DJ Sandrinha
20h: Show Iconili
21h30: DJ Sandrinha


Dia 29
12h: Bloco Show
12h30: DJ Fausto
14h: Show Rei Batuque
15h30: DJ Fausto
18h: Apresentação Sorriso Negro
18h30: Show Todos os Caetanos do Mundo
20h: DJ Fausto
21h: Show Samba de Luiz
22h30: DJ Fausto

 

Dia 30
12h: Moçambique e congado de Sapé
12h30: DJ Mendonça Daniel
14h: Show Túlio Araújo e Projeto Dobradura
15h30: DJ Mendonça Daniel
16h30: Show Thiado Delegado

MAIS SOBRE GASTRONOMIA