Designers recriam receitas de bolos para o tradicional lanche inglês

Hotel em Londres inova no tradicional chá da tarde dos ingleses

por Marianna Rios 16/06/2013 19:33

The Connaugh/Divulgação
A mesa conta com reforço do bolo Floresta Negra, ou 'Blackforest gateau' favorito de Louboutin (foto: The Connaugh/Divulgação )


Preparar chá como na Inglaterra é coisa para iniciados. Que o diga a estrelada chef Hélène Darroze,, do hotel The Connaught, em Londres. Ela acaba de montar um serviço especial para o tradicional chá da tarde do Connaught, que oferecerá aos frequentadores uma seleção de bolos especiais com influência fashion. A chef francesa criou o menu com a colaboração de renomados nomes da moda de Mount Street, como Roland Mouret, Christian Louboutin e Stephen Webster, para mencionar só alguns. Para elaborar as receitas, os designers da moda se inspiraram nos seus bolos favoritos do tempo de infância.
A seleta combinação de bolos e tortas promete agradar a todos os paladares e inclui desde o bolo floresta negra, favorito de Louboutin; o de baunilha, preferido de Jenny Packham's; até o Devil's Food Cake, de Nicholas Kirkwood; e a torta de maçã, de Roland Mouret. "O chá da tarde é uma maravilhosa tradição inglesa e esse ritual sempre foi muito importante para o hotel. O Connaught Couture terá um espírito de família, com a contribuição de nossos vizinhos fashion, que ofereceram suas receitas para fazer desta, uma ocasião única", explica Hélène, condecorada com duas estrelas Michelin.


Hábito herdado Apesar de ser mais conhecida como uma bebida inglesa, a história do chá começa na China, por volta de 2700 AC. Reza a lenda que o imperador chinês Chen Nung descobriu a bebida por acidente, depois que folhas da planta Camellia sinensis caíram em seu bule. O chá foi levado da China para o Japão por monges budistas, e trazido para a Europa por missionários portugueses em 1500. A partir daí, não demorou muito para o desenvolvimento de rota comercial de navios da China para a Europa transportando toneladas e mais toneladas de chá. A chegada do chá na Inglaterra se deu com o casamento arranjado do Príncipe Charles II com a princesa portuguesa Catarina de Bragança, que acabou trazendo o chá para a Inglaterra. Catarina, que não falava uma palavra em inglês, chegou na Inglaterra pela primeira vez em 1662. Depois de uma viagem descrita por ela como "terrível", a princesa desembarcou em Portsmouth e foi recebida com uma caneca de cerveja pela realeza inglesa.


The Connaugh/Divulgação
A seleta combinação de bolos do autêntico chá inglês do hotel The Connaught promete agradar a todos os paladares. As iguarias servidas atualmente têm influência fashion (foto: The Connaugh/Divulgação)
Ao pedir por uma xícara de chá e não ser atendida, Catarina decidiu que a Inglaterra era muito pouco civilizada para o seu gosto. Ela nunca aprendeu inglês e conversava com Charles em espanhol, e apesar de ter ficado gravida quatro vezes, não conseguiu dar um herdeiro ao marido, que teve cerca de 15 filhos bastardos com diversas amantes. Apesar da união de Catarina e Charles ter sido infeliz, a princesa popularizou o chá na corte britânica e estabeleceu o famoso 5 o'clock tea, que tomava diariamente.

Vai para Londres? Então, anota aí: o chá da tarde será servido todos os dias no Espelette at the Connaught, das 14h às 18h. O preço por pessoa é de 38 libras. O legendário hotel está localizado no ponto mais sofisticado de Mayfair, ao lado das mais exclusivas marcas, como Marc Jacobs, Balenciaga e Oscar de la Renta. Para quem não pode ir a Londres, o Degusta oferece uma autêntica receita inglesa de bolo para acompanhar o lanche diário em casa.

 

 

Tradicional bolo inglês   (porção para 6 pessoas)


Ingredientes

50 gramas de passas sem sementes; 1/2 copo de rum; 150 gramas de frutas cristalizadas;
1 limão; 150 gramas de manteiga; 1 e 1/2 xícara (chá) de açúcar; 4 ovos; 2 e 1/2 xícaras (chá) de farinha de trigo; 1 e 1/2 colher (sopa) de fermento; 100 gramas de amêndoas torradas e sem pele.

Modo de fazer

Coloque as passas no rum e leve ao fogo bem baixo, sem deixar ferver. Incline a panela, de maneira que o rum se inflame e flambe as passas. Passe as frutas cristalizadas pela água fervente e pique-as em pedaços. Retire as raspas do limão e junte tudo às passas. Passe água fervente numa tigela funda para aquecer.   Bata a manteiga com o açúcar até obter um creme homogêneo. Acrescente os ovos um a um, batendo bem após cada adição. Junte as frutas cristalizadas e a farinha peneirada com o fermento (obtenha uma massa de consistência bem firme, de forma que quando erguida com a colher de pau caia numa só bola).


    Unte uma forma de bolo inglês e forre com papel-manteiga também untado. Coloque a massa até quase 3/4 da altura da forma. Disponha por cima as amêndoas e leve ao forno quente (200 graus) por 20 minutos.  
A seguir, diminua bem a chama e deixe assar por cerca  de 30 minutos ou até que, enfiando um palito, este saia seco. Retire o papel quando o bolo estiver frio.

The Connaugh/Divulgação
(foto: The Connaugh/Divulgação)

MAIS SOBRE GASTRONOMIA