Dia da República Italiana vai ganhar um festão em BH, neste domingo

A pista da Avenida Getúlio Vargas será palco para danças típicas e barraquinhas

por Ana Clara Brant 31/05/2013 09:06
Marcos Michelin/EM/D.A Press - 3/6/12
A pista da Avenida Getúlio Vargas será palco para danças típicas (foto: Marcos Michelin/EM/D.A Press - 3/6/12)

Pelo sétimo ano consecutivo, tarantella, macarronada, vinho e produtos típicos da Velha Bota vão invadir a Avenida Getúlio Vargas, no Bairro Funcionários. A Festa Tradicional Italiana de Belo Horizonte, que reúne arte, música, teatro, dança e gastronomia, é considerada o maior evento do gênero promovido fora daquele país.


Organizada para celebrar o Dia da República Italiana, comemorado em 2 de junho, a festa terá um sabor especial. “Coincidentemente, o evento caiu exatamente no dia em que lembramos esse momento histórico. Teremos algumas novidades, como o Espaço Velocidade, que vai expor carros italianos antigos, além de uma área cultural. Vamos ampliar a programação infantil”, adianta Andre Legittimo, coordenador da Associação de Cultura Ítalo-Brasileira do Estado de Minas Gerais (Acibra-MG).

VERDI O homenageado de domingo será o compositor Giuseppe Verdi, cujo bicentenário de nascimento é celebrado em 2013. Ícone da cultura italiana, ele compôs as óperas 'Aida' e 'La Traviata'. O grupo Musica Figurata ficou encarregado de apresentar o concerto.


Andre Legittimo diz que o objetivo da festa é não apenas divulgar a cultura italiana, mas estimular a integração entre os dois países. “O Brasil já tem um pouco da Itália, pois recebeu imigrantes de lá. Os brasileiros guardam um grande carinho por nosso país. Todo mundo gosta de nossas comidas típicas, de nossa música e de nossa dança”, lembra. BH, por exemplo, tem o sangue italiano em seu DNA.


A festa segue a tradição da Velha Bota: é sempre realizada na rua. Os quarteirões da Avenida Getúlio Vargas ganharão várias barracas de comidas e bebidas típicas. No palco, as atrações serão variadas, com música italiana para todas as idades, danças folclóricas e espetáculos infantis.


Barracas de associações culturais e ONGs disponibilizarão publicações, vídeos e informativos ao público. Trinta e cinco tradicionais estabelecimentos da capital, como restaurantes, sorveterias, cervejarias e docerias, já confirmaram presença. A expectativa dos organizadores é reunir 60 mil pessoas.

FESTA TRADICIONAL ITALIANA DE BH
Domingo, das 12h às 22h. Avenida Getúlio Vargas, entre as Ruas Tomé de Souza e Professor Moraes, Funcionários. Acesso gratuito mediante doação de 1kg de alimento não perecível. Informações: www.acibra.com.br, (31) 3224-2304 e (31) 3273-7402

MAIS SOBRE GASTRONOMIA