MinasPão 2013 demonstra que o setor de boulangeries tem crescido em Belo Horizonte

Entre a variedade de pães, os chamados funcionais têm ganhado cada vez mais espaço no mercado nacional

20/05/2013 14:21
Quartier Du Pain/ Divulgação
(foto: Quartier Du Pain/ Divulgação)
O segmento de boulangeries tem crescido em todo o Brasil e a capital mineira em uma grande aposta para os empresários do setor. Especializadas em produzir pães dos mais variados tipos e sabores, elas se tornam cada vez mais charmosas e convidativas para quem gosta de pão, uma das refeições mais antigas e populares de todo o mundo. Essas e outras novidades foram apresentadas pelo consultor e boulanger da Quartier du Pain, Edison dos Santos, durante a 14ª edição da MinasPão 2013, Feira Nacional de Panificação e Confeitaria, que ocorreu na Serraria Souza Pinto, em Belo Horizonte.

Entre as novidades que se podem encontrar nas boulangeries estão os pães funcionais, que entram na categoria de integrais e são denominados dessa forma por contribuem para melhorar um aspecto da saúde. De chá verde, linhaça, girassol, castanha, quinoa, sete grãos. Não há limite de ingredientes para os funcionais, que recebem esse nome por ajudar a melhorar funções no organismo. “São todos feitos com farinhas integrais e possuem um baixo valor calórico. Nessa linha, temos pães para diabéticos, que ajudam no controle do colesterol, outros que auxiliam na eliminação dos sintomas da tensão pré-menstrual.” Outra vantagem é que contribuem para uma boa digestão. “São pães diferenciados. Sugerimos usá-los no preparo de sanduíches. Pode se usar geleias lights e outras coisas para harmonizar”, ensina Edison.

Localizada no Jardins, em São Paulo, a Quartier du Pain é uma opção para provar pães originais, acompanhados da degustação de cafés gourmets. Com a união de uma boulangerie e brasserie, todos os pratos servidos harmonizam com os pães fabricados pela casa. Edison explica que foram desenvolvidas cerca de 350 receitas de pães, sendo que os clientes semanalmente podem encontrar 80 tipos diferentes no Quartier. É possível encontrar pães típicos de diferentes países, como Alemanha, França, Bélgica, entre outros.

O brioche, pão de origem francesa que se caracteriza por uma massa extremamente leve, é o campeão de vendas. Outro prato que é bastante apreciado é o pain perdu de panetone, que se assemelha a um pudim. Na opinião de Edison, o pão é destaque na gastronomia de todo o mundo, uma vez que aparece em muitos restaurantes para harmonizar com diferentes pratos, inclusive na gastronomia brasileira. “Podemos servir um filé, que pode ter pães na entrada ou para acompanhar”, exemplificou. Na avaliação de Edison, o mercado para pães no Brasil cresce anualmente. “Em São Paulo, é cada vez maior o número de padarias premium e em Belo Horizonte também”, pontua.

MINASPÃO Durante a feira, o consultor estreitou relacionamento com os profissionais da área. “Considero o evento uma excelente oportunidade para compartilhar experiências com os profissionais do setor mineiro. Belo Horizonte vem apresentando um grande crescimento no mercado de panificação, e acredito que a capital reúne ótimas condições para empreendimentos dessa natureza”, afirmou.

A MinasPães 2013 é a única feira com foco em panificação e confeitaria do estado. Além de seu aspecto comercial, com viés voltado aos negócios, a feira apresenta as novas tendências do mercado, aprimoramento de tecnologia e atualização de mão de obra, de acordo com a demanda e as necessidades do setor.

Pain perdu de panetone Quartier
Receita para uma porção


Ingredientes

2 fatias de panetone Quartier, 2 unidades de morango, 100 ml de leite, 1 unidade de ovo. Creme anglaise: 3 unidades de gemas, 50 ml de creme de leite fresco, 50 ml de leite integral, 5 ml de essência de baunilha, 35 gramas de açúcar refinado

Modo de fazer

Creme anglaise: misture o creme de leite, o leite e a baunilha e leve ao fogo ate ferver. Misture as gemas e o açúcar e bata até que fique branco. Retire leite do fogo e junte às gemas, depois de misturado volte ao fogo e mexa tudo até que engrosse. Esfrie o molho e está pronto para consumo. Pain perdu: misture o leite, o ovo e o açúcar. Mergulhe as fatias de panetone nesse molho, e grelhe as fatia em uma frigideira untada com manteiga. Retire da frigideira depois que os dois lados estiverem dourados, e monte o prato. Montagem: No fundo do prato coloque creme anglaise, e em cima o panetone. Por cima do panetone coloque mais creme anglaise e fatias de morango. Sirva imediatamente.

MAIS SOBRE GASTRONOMIA