Sabores de Minas: projeto ganha novo formato e promete abrir caminhos no estado

Tradição e cultura são ingredientes explorados em cada descoberta gastronômica da inciativa

por Eduardo Avelar 12/05/2013 12:43

Já está saindo do forno a temporada 2013/2014 do Projeto Sabores de Minas com o novo formato, envolvendo todos os veículos do Grupo Associados Minas, além de parcerias de peso como Senac, Secretaria de Estado de Turismo, entre outras que estão sendo finalizadas.

 

Teremos muitas novidades temperadas com o entusiasmo de sempre e o carinho de toda a nossa equipe do Guia e do programa da TV Alterosa, mas acima de tudo nosso empenho será norteado pela expectativa de abertura de novos caminhos para fomentar o turismo interno no estado. A partir desse tsunami de ações que estaremos levando ao interior, buscaremos a criação de roteiros turísticos valorizando nossa cultura, nossos produtos e produtores, e com isso incentivar todos os mineiros a buscar novos destinos internos com o foco principal na inigualável riqueza gastronômica de Minas Gerais.

Um sonho antigo que se realiza, e não poderíamos deixar de externar toda nossa gratidão a todos que têm nos acolhido e incentivado ao longo desses quase 10 anos de estrada, quando visitamos mais de mil localidades pesquisando e degustando os melhores temperos e tradições de nossas cozinhas. O primeiro município que acreditou no projeto da Caravana dos Sabores de Minas é também pioneiro em diversas atividades turísticas e culturais no estado, e já caminha a passos largos para se tornar o carro-chefe do turismo no entorno de BH.

 

Brumadinho, município de extensa área territorial, tem características especiais que lhe conferem uma diversidade de opções de laser que poucas regiões têm. A Serra da Moeda, que emoldura a margem direita do Vale do Rio Paraopeba, além de belíssimos e aprazíveis condomínios horizontais, oferece uma natureza exuberante com parques e reservas florestais localizados sobre montanhas moldadas por Deus para a
‘prática de caminhadas ou para simples contemplação.

A atividade mineradora, em convivência responsável e sustentável com a comunidade e com a administração pública, se posiciona como um cinturão de segurança, protegendo a cidade contra a expansão imobiliária desordenada, mas, acima de tudo, salvaguardando esse paraíso repleto de cachoeiras e muitas outras atrações para o turismo ecológico e esportes radicais.

 

O município conta ainda nos seus distritos de Casa Branca e Piedade do Paraopeba com um dos poucos campos de golfe de Minas e um dos melhores ambientes do Brasil com escola para a prática de voo livre. Mas os bares, pousadas e restaurantes escondidos entre os vales e florestas da região são atrações à parte. Um projeto pioneiro já funciona a todo vapor por lá, que é o passeio guiado aos produtores pela Rota da cachaça, brilhantemente desenvolvido por uma agência de turismo local.

Na outra margem do rio se desenha o turismo rural e a produção agrícola nas fazendas que completam a riqueza gastronômica. Além de tudo isso, Brumadinho é o principal produtor de mexericas do estado, e ainda acolhe o mais importante museu de arte contemporânea do país, o Inhotim, com seus belos jardins e acervo inigualável de espécimes de plantas nativas e exóticas.

 

Nossa equipe já está visitando bares, restaurantes, produtores e mapeando todo o potencial turístico dessa cidade, e no fim do mês a Caravana dos Sabores de Minas estará na sede do município para a festa de atrações, com cursos de culinária ministrados por chefs internacionais, palestras sobre boas práticas pelo Senac e palestras sobre receptivo para roteiros gastronômicos apresentados pela Secretaria Estadual de Turismo,além de barracas com exposição de produtos locais.

 

Tudo isso será um aquecimento para o grande evento Arte e gastronomia que a cidade promoverá no próximo mês. Dando segmento à vanguarda de Brumadinho, já estão confirmados mais dois destinos a partir de junho. O Roteiro do Cipó, nos municípios de Morro do Pilar e Santana do Riacho, onde se realizará o Cipó Classic Festival, com muita música erudita e comida boa, e o Roteiro do Velho Chico, que terá sua sede em Pirapora.

MAIS SOBRE GASTRONOMIA