Cada cerveja no seu copo

Assim como todas as bebidas, a cerveja também tem copos específicos para as suas variações de estilo

14/04/2013 16:54
Rodrigo ferraz, proprietário do Haus München e apreciador de cervejas

Você já deve ter percebido que as cervejas têm ganhado mais charme e até mesmo lugar de destaque nos bares e restaurantes. Se você gosta de cerveja, provavelmente já se perguntou qual o motivo de os diferentes tipos da sua bebida favorita serem degustados em copos distintos.

Em vez de pedir sua cerveja servida em qualquer copo, que tal começar a se atentar em alguns detalhes importantes para realçar o seu sabor? Assim como todas as bebidas, a cerveja também tem copos específicos para as suas variações de estilo. Cada tipo de copo consegue destacar detalhes importantes da composição das cervejas e influi consideravelmente nos prazeres degustativos. Uma cerveja servida em uma bela tulipa, ou taça torna-se muito mais atrativa. Cada formato de copo também tem uma função em relação à espuma, pois a forma afeta o desenvolvimento e a retenção do colarinho.

O copo mais tradicional nos bares brasileiros, o copo americano, por ser um dos mais simples é uma boa opção para servir o tipo de cerveja de maior consumo no país, a pilsen. Outro tipo recomendado para servir esse tipo de cerveja é o copo Pilsner, popularmente chamado de “tulipa” que possibilita a formação de uma boa espuma e direciona o aroma do lúpulo para o nariz. Já as tulipas de desenho baixo e boca maior é o tipo indicado para as cervejas com bastante creme, como as belgas.

Feitos de vidro ou cerâmica, os canecos são muito comuns no consumo de chopes e cervejas servidas na pressão. Os canecos robustos, pesados e grandes, também conhecidos como seidel ou mass são indicados para um consumo em grande quantidade da bebida. As taças também são muito utilizadas por sua elegância e por não estarem vinculadas a um tipo específico de cerveja.

Já o copo wiezen, como o próprio nome diz, é ideal para cervejas do tipo weiss, as de trigo. Por ser alto, esse tipo de copo permite que admiremos o corpo e a cor da cerveja. Além disso, possibilita que todo o conteúdo das garrafas de 500ml seja colocado no copo sobrando espaço para a espuma, como manda a tradição do estilo.

Depois de escolhido o copo, lave-o e certifique-se de que está bem enxaguado. Seque-o, de preferência, naturalmente, sem contato com tecidos. É recomendável que o copo esteja na temperatura ambiente para receber a cerveja.

Servir a sua cerveja preferida no copo ideal permitirá que a sua experiência de degustação seja muito mais prazerosa. Após conhecer essas dicas, você vai ver que elas podem fazer toda a diferença no aroma e sabor da cerveja. Assim, você compreenderá a relação fundamental entre a bebida e o copo e apreciará o que cada cerveja tem de melhor. Tim-Tim!

MAIS SOBRE GASTRONOMIA