Claude Troisgros explica as mudanças na nova temporada de seu programa no canal GNT

Chef francês é um dos mais importantes especialistas em culinária da TV

por Eduardo Tristão Girão 07/04/2013 10:36

 (Jardim Movel/Divulgação)
O chef Troisgros já gravou vários episódios do programa a faz planos para as próximas edições (foto: (Jardim Movel/Divulgação))
Modificar um programa de culinária como 'Que marravilha!', apresentado pelo chef francês Claude Troisgros no GNT, é um risco. Ele difere da maioria das atrações do gênero, seja nos canais abertos ou pagos: espontâneo, o chef diverte com seu sotaque carregado e encanta pelo talento, ensinando quem não tem intimidade com a cozinha. Agora, na nova temporada especial, 'Que marravilha! Revanche', a situação foi invertida. O experiente chef terá de agradar ao reinterpretar uma tradicional receita de família.

Se na temporada anterior, 'Que marravilha! Verão', houve mais papo com celebridades do que gastronomia, na atual, que começou na quinta-feira, o chef acertou em cheio. Passou para as famílias que visita o papel de crítico e encarnou o de “vítima” com muito bom humor. Na casa da família Mosci, de origem italiana, ele provou centenária receita de capeletti, aprendeu a fazê-la e foi para seu restaurante Olympe, no Rio de Janeiro, para oferecer aos anfitriões nova versão do prato.

Ele agradou, mas não o suficiente. Como resultado, ganhou um prato em branco e não o colorido que o mostra ao lado da família. Gostaram do caldo e do cogumelo que o chef acrescentou, mas ninguém aprovou os retalhos de massa que ele fritou para dar toque crocante ao capeletti. A tensão é inevitável: além de precisar advinhar um ingrediente secreto na receita original (nesse primeiro episódio era canela e ele errou), Claude acompanha a reação da família por circuito fechado de TV, sem ouvir o que é dito.

Mesmo assim, garante o chef, a experiência tem sido ótima. “Conhecer as famílias e o que comem é o melhor do antigo formato do programa. Agora, conheço ainda mais e isso é ótimo. Aprendo muito. Sou um cara experiente na cozinha francesa e conheço um pouquinho sobre comida brasileira, italiana e espanhola”, observa ele. Nos próximos episódios, ele vai encarar a feijoada dos Pinheiro, a moqueca baiana dos Britto, o filé recheado de cogumelos dos Cavalieri e o vatapá paraense dos Bezerra.

NATURAL “Poderia ser algo fácil, mas não é. São receitas de família, com muita tradição, passadas de geração em geração e que vêm até de outros países. É uma dificuldade. Primeiro, porque não conheço bem algumas comidas de outros lugares. Depois, por estarem ligadas à emoção das pessoas. Elas têm aquele sentimento de não querer mexer nas receitas. Diria que é um desafio impossível”, conclui Claude. Ele chegou a receber nota 5 (em 10) ao cozinhar pratos típicos judaicos. “Fiquei muito chateado”, confessa.

O chef conta que faz questão de receber o mínimo possível de informação sobre a família que ele vai visitar. “Tem que ser algo espontâneo, natural”, justifica. O mesmo vale para seu assistente e braço direito no Olympe, o chef Batista, que agora tem participação mais ativa. 'Que marravilha! Revanche' terá 12 episódios, oito dos quais já foram gravados. O formato original do programa (Claude ensina e avalia) será retomado na próxima temporada, a ser exibida ainda este ano.

Que marravilha! Revanche
Toda quinta-feira, às 21h, no canal GNT. Informações: www.gnt.com.br/quemarravilha

NIGELLA
No mês que vem, Claude Troisgros vai gravar programa especial com a chef inglesa Nigella Lawson durante a visita dela ao Brasil. Além disso, o chef francês já prepara o s+egundo volume do livro As melhores receitas do Que marravilha!, que reúne os destaques do programa que ele apresenta desde 2010.

BEM SIMPLES

Outro chef de cozinha da TV, Guga Rocha aproveita seu trabalho como consultor (ele circula por todo Brasil) para colher ideias para o programa Homens gourmet (foto), que ele e outros três chefs apresentam, de segunda a sexta-feira, das 16h às 16h30, no canal Bem Simples. E é assim, cheio de novidades, que ele parte para a quarta temporada da atração, que virá com meia hora a mais a partir de abril, mas ainda sem data para ir ao ar. “Homens gourmet virou top, é um hit e agora será mais longo", afirma Guga, comemorando o sucesso da produção, que vai sair do estúdio e passar para uma casa espaçosa, ideal para quatro amigos cozinheiros e festeiros. Também haverá gravações externas.

 

MAIS SOBRE GASTRONOMIA