Livro incentiva a criançada a invadir a cozinha

Boa lembrança da infância será lançado neste sábado, no Museu Abílio Barreto

por Thais Pimentel 25/05/2012 15:07

Divulgação
(foto: Divulgação)

 

Que tal se aventurar na cozinha e arriscar a fazer um makimono de pão, um orzotto mediterrâneo ou um roulade de chocolate com castanhas e compota de cupuaçu? Parece complicado, mas são receitas que até crianças podem fazer. Aliás, elas foram desenvolvidas especialmente para os pequenos.

Quinze chefes da Associação Gastronômica da Boa Lembrança foram desafiados a criar preparações simples, criativas e deliciosas, para que as crianças fossem capazes de fazer. Todas as receitas estão reunidas no livro “Boa Lembrança da Infância”, idealizado por Frederico Martini do Espírito Santo.

 

Veja galeria de fotos de alguns dos pratos

 

“A ideia começou de um jeito meio maluco. Eu estava fazendo um trabalho na África e fui visitar a Cidade do Cabo. Lá eu conheci uma chef que estava lançando um livro de receitas para crianças. Aí ela me disse, 'porque você não lança um livro assim também'? Quando voltei ao Brasil, entrei em contato com o pessoal da Boa Lembrança, selecionei os chefs e eles toparam o desafio”, conta o executivo, que tem a gastronomia como hobby. “Eu sou de família italiana. Meus pais me colocaram na cozinha quando eu ainda era criança. Comecei a cozinhar bem cedo”.

Todas as receitas apresentadas no livro foram testadas e aprovadas por crianças. Inclusive, as fotos mostram o resultado das “experiências” realizadas pelos filhos e sobrinhos de Frederico, além dos amiguinhos de escola deles. Porém, na hora de ralar uma cenoura, cortar uma batata ou levar o chocolate ao banho-maria, a garotada contou com a ajuda de adultos. “ A gente teve esse cuidado de colocar esse aviso nas próprias receitas”, conta Frederico que adicionou uma tabela nutricional com todos os valores dos pratos. As crianças que aparecem no livro são os

O livro ainda apresenta fotos de todos os ingredientes, dá dicas de higiene e ensina os pais como armazenar corretamente os alimentos.

Boa Lembrança da Infância
será lançado no sábado, dia 26 de maio, às 15h, no Museu Abílio Barreto. Parte da renda será revertida para os projetos apoiados pelo Instituto Padre Ayrton.

MAIS SOBRE GASTRONOMIA