Novo blog do Uai propõe viagem pelo mundo do vinho

por Thiago Ventura 07/10/2011 15:44
Sxc.hu
(foto: Sxc.hu)



Os amantes dos bons vinhos agora têm mais um ponto de encontro no Portal Uai. Estreia nesta sexta-feira o blog “Os vinhos que a gente bebe”, assinado pela publicitária Míriam Aguiar, que tem pelo menos 15 anos de experiência com a enogastronomia .

A paixão pelo vinho fez com que a autora buscasse conhecimento em nível acadêmico. Míriam, que é doutora em Comunicação e Cultura pela USP, desenvolve atualmente pesquisa de pós-doutorado na UFRJ sobre a evolução da noção de qualidade do vinho em estudo comparado Brasil e França.

Clique e acesse o blog

“O vinho, assim como outros produtos alimentares, representa um saber, um modo de fazer, uma maneira de consumir de cada cultura. Tem muito mais que vinho em cada taça. E é em busca desses traços singulares que eu vou “, afirma.

A proposta do blog não é fazer avaliações dos vinhos, semelhante ao que é feito por renomados enólogos, como Robert Parker. A ideia é divulgar curiosidades e informações sobre a bebida. Os posts são divididos em seções sobre lugares onde a bebida é produzida e suas peculiaridades, harmonias, signo dos vinhos, dicas e características.

“Trago para cá, além de um olhar próprio do mundo do vinho, um pouco dos temas que estudo e valorizo, como a sua proteção pelas indicações geográficas, as particularidades naturais e culturais que o terroir expressa, e os perfis de seus consumidores − que longe de terem um gosto padrão”, complementa.

Além do “Os vinhos que a gente bebe”, o Portal Uai também hospeda o blog “Vinhos”, do sommelier Nelton Fagundes, da Enoteca Decanter.
Euler Junior/Em/D.A Press
(foto: Euler Junior/Em/D.A Press)

MAIS SOBRE GASTRONOMIA