Aos 19 anos, mineiro do canal AuthenticGames coleciona recordes no Youtube

Marco Túlio Matos Vieira começou a gravar vídeos sobre 'Minecraft' por brincadeira, há quatro anos; hoje conta com time de funcionários e reuniu 8 mil fãs em shopping de BH

por Pedro Galvão 05/03/2016 17:03

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.

Você já ouviu falar em Minecraft? A resposta provavelmente é “não” se você for maior de idade e não tiver contato com crianças e adolescentes. A princípio, trata-se de mais um game que virou febre entre a molecada. No entanto, para um jovem mineiro de 19 anos, o jogo foi também o caminho da fama.


Depois de criar o canal AuthenticGames no YouTube, há pouco mais de quatro anos, para mostrar seu desempenho no jogo, Marco Túlio Matos Vieira tornou-se uma celebridade da web e conta hoje com mais de 4 milhões de seguidores e 190 milhões de visualizações mensais em seus vídeos. O sucesso foi tanto, que ele resolveu escrever sua biografia, lançada em fevereiro deste ano, que já lidera os rankings de vendas da categoria.

Túlio Santos/EM/D.A Press
Marco Túlio tem 4 milhões de seguidores e 190 milhões de visualizações mensais no Youtube (foto: Túlio Santos/EM/D.A Press)
De criação sueca e disponível para computador, videogame e dispositivos móveis como Android e iOS, Minecraft é do gênero “sandbox”’, ou seja, não tem um objetivo fixo como outros games.

 

Basicamente, seu personagem deve coletar blocos, por meio da mineração, e com eles pode construir o que a criatividade permitir: casas, castelos, cidades, qualquer coisa. Não há um fim, você não vence ou perde, apenas joga, com a opção de se conectar com amigos e interagir com eles. Foi nesse universo aberto à imaginação e à interatividade que Marco Túlio construiu seu sucesso.

Túlio Santos/EM/D.A Press
Jovem transformou sua trajetória de sucesso em livro dedicado aos fãs (foto: Túlio Santos/EM/D.A Press)
Tudo começou em 2011, quando ele conheceu o trabalho de outro youtuber que faz vídeos sobre o game Minecraft. “Eu estava de boa na minha casa, em BH, peguei o celular para ver uns vídeos no YouTube, vi o Monark e me interessei pelo Minecraft. Depois que assisti, me interessei pelo estilo dele e aí comecei a gravar meus vídeos”, conta o jovem que, apesar da pouca idade, transparecida no jeito de falar, já é responsável por um dos casos de maior sucesso no segmento das mídias digitais no Brasil.

 

Confira o primeiro vídeo de Marco Túlio para o canal:

 

POPULARIDADE Além do canal do YouTube, um dos 20 mais populares do país, ele administra um website e uma página no Facebook, que tem 1,4 milhão de fãs. “Começou comigo sozinho dentro do quarto e agora somos um time”, conta a jovem estrela, que dispõe de uma equipe composta por designer, ilustrador, social media, assessoria de imprensa e comercial.

Depois de superar o desafio de conciliar as aulas matinais do ensino médio com as madrugadas em claro gravando os vídeos, ele decidiu deixar a casa dos pais e se mudar para São Paulo, há oito meses. A razão da escolha pela capital paulista, segundo ele, foi a proximidade com algumas referências do meio, além da melhor oferta de conexão de internet.

“No lugar onde eu morava em BH, o Bairro Nova Granada, o serviço de internet era precário, chegava no máximo a 15 mega. Em São Paulo, tenho uma net mais rápida e, para o meio do YouTube, aqui tudo é mais fácil, todo mundo está aqui’’, diz o jovem, que, momentaneamente, abriu mão de cursar faculdade para se dedicar ao canal AuthenticGames

Além de gerir uma marca em expansão, Marco Túlio lida com outra responsabilidade, que é falar para um público com idade entre quatro e 17 anos.

 

“Como meu público é bem diverso, tento me policiar bastante, não falar palavrão ou não passar nada ruim para essa galerinha que me assiste”, garante o youtuber.

 

Ele chega a publicar três vídeos por dia na rede social, mostrando de maneira lúdica e bem-humorada estratégias, dicas e suas próprias construções dentro do jogo, além de fazer transmissões em tempo real e tirar algumas dúvidas dos fãs.

Túlio Santos/EM/D.A Press
Youtuber esperava, no máximo, mil fãs reunidos em shopping de BH; apareceram 8 mil (foto: Túlio Santos/EM/D.A Press)
“Assustei”, afirma autor sobre comparecimento de 8 mil fãs

No domingo passado, cerca de 8 mil pessoas  – crianças e adolescentes, em sua maioria – estiveram presentes no estacionamento do Minas Shopping, em Belo Horizonte, onde Marco Túlio Matos Vieira dedicou a tarde a autografar exemplares de seu livro, AuthenticGames – Vivendo uma vida autêntica (Astral Cultural, 160 páginas, R$ 19,90).

A multidão surpreendeu quem passou pelo local e o próprio autor, que chegou a ter cãibra nas mãos de tanto assinar.  “Eu esperava umas 1 mil pessoas no máximo. Assustei quando o segurança me contou o número”, diz o jovem, que resolveu escrever sobre sua meteórica trajetória graças a uma ideia do pai: “Meu pai me deu a ideia. Achei muito legal e aí eu e ele começamos a escrever. Ele foi me auxiliando. Os maninhos e as maninhas que seguem a gente tinham muita curiosidade de saber como o canal foi criado, entre outras coisas, e com o livro eles têm essas respostas.”

O volume compila histórias vividas por Marco Túlio e seus amigos ao longo dos pouco mais de quatro anos que o canal AuthenticGames está no ar. Ele explica a criação de sua mídia e fala sobre o universo conhecido pela garotada que é fã de Minecraft. No ranking Publishnews, o livro é o mais vendido entre os títulos infantojuvenis e o terceiro na categoria geral. Nas próximas semanas, os lançamentos com a presença do autor serão nas cidades de São Paulo, Campinas e Ribeirão Preto. Para o futuro, Marco Túlio pretende lançar em breve uma revista em quadrinhos a partir do conteúdo do canal.

VÍDEOS RECOMENDADOS

MAIS SOBRE GAMES