Primeiro Minas Games Festival acontece de 18 a 21 de junho

Evento pioneiro coloca estado na rota do mercado de jogos digitais

por Fernanda Machado 10/06/2015 15:31

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.
Começa no dia 18 de junho a primeira edição do Minas Games Festival, um evento que visa inserir BH na rota do mercado de jogos digitais. Serão palestras, oficinas, exposições, apresentações musicais e, claro, espaço para jogar e confraternizar. O evento vai até o dia 21 e será no espaço Oi Futuro.

Confira a programação completa:

:: PROGRAMAÇÃO MINAS GAMES FESTIVAL ::


>>> 18 de junho


ABERTURA - 18h
Abertura da Expo Games: Durante todo o evento, os participantes terão a oportunidade de conhecer um pouco mais a história dos videogames, com uma timeline mostrando os momentos mais marcantes da recente e movimentada trajetória dos primeiros pixels até os modernos gráficos 3D. Além de um breve resumo sobre a história, estarão expostos consoles que marcaram gerações, que vão desde o Telejogo até alguns dos mais recentes lançamentos.

Palestra Uma aventura indie - 19h às 20h
Palestrante: Alessandro Carlos Martinello.
Descrição: O diretor criativo da Swordtales contará os bastidores do jogo Toren, suas experiências e pessoas famosas que conheceu no caminho. Toren foi o primeiro jogo brasileiro a conseguir captar recursos para a Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet). O recurso foi utilizado para lançar o jogo em diferentes plataformas.
Sobre Alessandro Carlos Martinello: Formado em design e pós graduado em cinema e jogos digitais, Alessandro é diretor criativo da Swordtales atua há 6 anos na indústria de jogos .

Show Orquestra Multiplayer - 20h às 21h
Descrição: A Multiplayer é uma orquestra dedicada à trilhas sonoras de jogos. Através de releituras com roupagem erudita, a orquestra aproxima o público da experiência da música orquestral e valoriza a cultura dos jogos eletrônicos. A Multiplayer também mantém um canal no YouTube, onde apresenta vídeos sobre o universo da música, games e variedades, além das trilhas de jogos. Para o Minas Games, a Multiplayer estará com uma formação de grupo de câmara: dois violinos, clarineta, fagote e contrabaixo. O repertório inclui clássicos dos games e produções contemporâneas.

>>> 19 de junho


Indie Game*
Espaço aberto às empresas indie de Minas. Um show case com os produtos criados por desenvolvedores que estão se destacando no mercado de jogos e uma oportunidade para conhecer de perto como os jogos são feitos, conversando diretamente com seus criadores. A cada hora, uma empresa diferente apresentará seu trabalho.
Local: foyer do espaço Oi Futuro BH .
Datas e Horários: de 19 a 21 de junho, durante todo o evento.
*Mediante inscrição prévia(por ordem de inscrição. Vagas limitadas)

Minas Games Jam*
Competição com 16 horas de duração, envolvendo 04 equipes formadas por 03 jovens cada. Os participantes ficarão reunidos com a finalidade de criar um jogo digital, a partir de um tema que será informado pela organização do evento minutos antes do início da atividade. Ao final, a equipe que conseguir produzir o game mais bonito, divertido e funcional será a vencedora.
Local: foyer do espaço Oi Futuro.
Datas e horários: 19 e 20 de junho.
*Mediante inscrição prévia(até 15/06, conforme informações publicadas no edital).

Game House
Será um ambiente dedicado a descontração, oferecendo jogos licenciados para o público, num clima de competição, diversão e criação de network entre os participantes. Será o espaço preferido dos aficionados por games, com jogos de dança, luta, suspense e muitos outros.
Local: foyer do espaço Oi Futuro BH .
Datas e Horários: de 19 a 21 de junho, durante todo o evento.

Palestra A proteção dos games como propriedade intelectual - 13h às 14h
Palestrante: Rafael Neumayr
Descrição: A palestra introduzirá os participantes na legislação e nos conceitos principais do Direito aplicado ao universo dos games: direitos autorais, proteção de personagens, adaptação de histórias, registro de marcas, criação de produtos derivados de games, proteção ao formato e às regras do jogo, principais contratos envolvidos na produção de um game.
Sobre Rafael Neumayr: Ao longo de sua carreira, Rafael vem se especializando em direito do entretenimento, com ênfase em propriedade intelectual, tema que foi tratado em sua dissertação de mestrado em direito empresarial, pela Milton Campos/MG, onde também cursou a graduação em direito. Hoje ele é Vice-Presidente da Comissão de Propriedade Intelectual da OAB/MG, além de professor de direito na pós-graduação em Gestão Cultural do Centro Universitário UNA/MG, na pós-graduação em gestão cultural da Universidade Estadual de Minas Gerais – UEMG e no Programa de Desenvolvimento Profissional “Fotografia e Cultura” da PUC/MG. É coordenador e coautor do livro “Direito e Cultura: Aspectos Jurídicos da Gestão e Produção Cultural”. Formado também em teatro pela UFMG, Rafael é ator e dramaturgo. Suas áreas de atuação são direito do entretenimento, direitos autorais, direito marcário, concorrência desleal, direito do audiovisual, direito da moda e direito das artes.

Oficina Modelagem digital 3D básica - 13h às 16h e 16h às 19h
Instrutores: Daniel Pinheiro Lima e Tiago Gonçalves
Descrição: Os participantes aprenderão a utilizar um software de modelagem 3D, o Blender (freeware), como: manipular as janelas e ferramentas básicas de modelagem, visões tridimensionais, modo objeto e modo edição, manipulação direta em 3D, renderização básica. Durante a atividade, eles criarão objetos simples para exercitar os conhecimentos desenvolvidos.
Inscrições: Deverão ser realizadas no local antes do início

Palestra O fomento público à produção de games: Lei Rouanet e incentivos fiscais - 14h às 15h
Palestrante: Thiago Álvares Feital
Descrição: Considerando a inclusão dos jogos eletrônicos na Lei Rouanet, a palestra apresentará um panorama geral desta fonte de financiamento, perpassando as etapas na apresentação e aprovação de um projeto, os mecanismos de apoio disponíveis e os limites de abatimento previstos. A palestra também abordará o BNDES Procult, programa de financiamento de empresas das cadeias produtivas da economia da cultura, com ênfase no apoio do BNDES ao setor de games.
Sobre Thiago Álvares Feital: Mestrando e graduado em direito pela Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG, Thiago está se especializando em direito tributário pelo Instituto de Educação Continuada – IEC da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais – PUC/MG. Atua nas áreas do direito tributário e financeiro com foco em incentivos fiscais. Possui experiência em direito da moda, propriedade intelectual e direito da arte.

Palestra Técnicas não convencionais de abordagem ao CG 3D - 15h às 16h
Palestrante: Filipe Soares Dilly
Descrição: Serão abordadas várias técnicas e metodologias não convencionais de uso do 3D, desenvolvidas ou adaptadas de outras mídias e que facilitam trabalhar ou chegar as resultados que diferentes produções digitais exigem atualmente.
Sobre Filipe Soares Dilly: É Graduado em Tecnologia em Design Gráfico pela UNATEC e formado em Técnico em Design Gráfico pela escola técnica Senai CECOTEG. Seus trabalhos já foram exibidos na TV Brasileira e já concorreu em festivais nacionais e internacionais de animação (AnimaMundi, Mostra de Cinema de Tiradentes, Prixars, Suzannne AWARDs). Trabalha atualmente em projetos de animação, educação e jogos eletrônicos usando principalmente programas abertos tais como Blender, GIMP e Inkscape.

Palestra Pare De Não Fazer Jogos! - 16h às 17h
Palestrante: Marcos Venturelli
Descrição: O game designer Marcos Venturelli, criador de Chroma Squad, entrega de bandeja o grande segredo para ter sucesso na indústria de games.
Sobre Marcos Venturelli: Há 8 anos no mercado de jogos, Marcos Venturelli é game designer de Chroma Squad, Dungeonland, Star Vikings, Relic Hunters, entre outros. Fundador da Critical Studio, atualmente trabalha na Behold Studios e em projetos independentes sob a alcunha "Rogue Snail”.

Palestra Achievement Unlocked! - 18h às 19h
Palestrante: Ronaldo Gazel Pereira.
Descrição: Metodologias, técnicas e dicas úteis para quem já é empreendedor ou quer começar a aventura de empreender: projetando o modelo de negócios ideal para seu game ou aplicação interativa, analisando o mercado, trabalhando com personas, Business Model Canvas aplicado ao mercado de jogos e interações, compreendendo o próprio produto e sua relevância, divulgando e promovendo, estratégias de comercialização, mensuração e monitoramento.
Sobre Ronaldo Gazel: Fundador da Gaz Games e Meatballs, atualmente tem como missão promover a disrupção nos processos criativos da Founders (www.founders.com.br) em busca de experiências realmente significativas para os usuários, nos mais amplos aspectos. Especialista em Tecnologias Emergentes e Gamificação - principais temas de seus artigos, palestras e conferências - possui vasta experiência em comunicação digital, tendo desenvolvido projetos de sucesso para marcas como Ford, Cartoon Network, New Holland, Iveco, Localiza, Fiat, CASE IH, Vale, dentre outros grandes players do mercado.

Palestra Jogando o errado de forma certa: Explorações do glitch e do bug na jogabilidade - 19h às 20h
Palestrante: Luís Felipe Garrocho.
Descrição: Um glitch é um erro inesperado que ocorre nos jogos, como atravessar uma parede que seria proibida, mudanças nas imagens dos personagens, erro em animações entre outros. O palestrante irá falar sobre o glitch como algo além do erro, mas como parte do jogo que pode e deve ser explorada.
Sobre Luís Felipe Garrocho: Quadrinista e pesquisador. Graduado em História pela UFMG, já trabalhou com diversas atividades até resolver que se dedicaria a algo que realmente gosta. Foi assim que percebeu que gostava basicamente de escrever, contar, desenhar, falar sobre, reclamar, ler e dormir em cima de quadrinhos. Ele é co-criador do Quadrinhos Rasos e do Achados e Perdidos, Cosmonauta Cosmo, assim como da Graphic MSP Bidu-Caminhos em conjunto com Eduardo Damasceno e de mais algumas coisas que ainda estão por sair. É também criador do Bufas Danadas e co-criador do Almanacão de Férias da Turma do RyotGomba com Ricardo Tokumoto. Insiste em explorar diferentes formas de construção narrativa, e buscar novos territórios do contar. No momento está no mestrado, onde pesquisa cultura do remix apropriada à jogos digitais e ao rejogar na UFMG.

Palestra Krinkletástico! Trajetória do estúdio mineiro Ilusis e o desenvolvimento de games no Brasil - 20h às 21h
Palestrante: Leonardo Henrique Muniz Arantes.
Descrição: Um pouco da trajetória do estúdio mineiro Ilusis, os desafios de desenvolver jogos para console e como o Krinkle Krusher se tornou um dos primeiros jogos brasileiros na PSN.
Sobre Leonardo Henrique Muniz Arantes: Um dos fundadores e sócio da Ilusis, com mais de 8 anos de experiência no desenvolvimento de jogos, atuando em Game Design e Direção Criativa. A sua formação permite buscar soluções técnicas e criativas na arte fazendo a ponte entre programadores e artistas em busca de visuais marcantes para as mais diversas plataformas. Participou do desenvolvimento de grande parte dos games e projetos da empresa, entre eles Jett Tailfin, Freestyle Challenge, Skyrise Runner, SocceR10 e Krinkle Krusher.

>>>20 de junho


Oficina Realidade aumentada - 13h às 16h e 16h às 19h
Instrutores: Marcos Arrais e Helbert Gomes
Descrição: Através do uso do dispositivo Kinect for Windows, os participantes aprenderão a programar interações muito mais divertidas e naturais, denominadas NATURAL USER INTERFACE (NUI), ou Interface Natural de Usuário. REQUISITO: saber programar (preferencialmente em C#) e usar a Unity 3D (prefabs, coliders, triggers, scripts, GUI).

Cine Games
Sessão 1 - 13h às 15h
Indie Game: The Movie
94 min
http://buy.indiegamethemovie.com/
Indie Game - The Movie é um documentário sobre videogames, seus criadores e os desafios da profissão. O filme segue as jornadas dramáticas de desenvolvedores de jogos indies à medida que eles criam seus jogos, e à medida que eles lançam esses trabalhos, à si mesmos, e para o mundo.

Cine Games
Sessão 2 - 15h às 17h
Detona Ralph
101 min
http://filmes.disney.com.br/detonaralph
Durante décadas, Ralph foi o vilão de um popular jogo de videogame. Ao tomar uma atitude ousada, ele embarca em uma aventura cheia de ação e está pronto para mostrar a todos que é um verdadeiro herói com um grande coração. Enquanto explora novos mundos, ele se junta a estranhos amigos, incluindo a animada Vanellope von Schweetz. Mas quando um inimigo malvado ameaça o seu mundo, Ralph se dá conta de que o destino de todos os jogos está nas suas grandes mãos.

Show Abreu Project - 20 de junho - 20h às 21h
Descrição: O projeto foi criado em 2006 por um estudo de pesquisas sobre músicas de jogos onde concentram composições de grande significado e pouco exploradas visando expor a qualidade musical do jogos aos sons de instrumentos musicais. A banda vem recebendo ótimas críticas do meio musical especializado como Motoi Sakuraba compositor japonês de trilhas para consoles da Sega e Nintendo, além de propostas de shows fora do Brasil na Holanda e Estados Unidos.

>>>21 de junho


Concurso de cosplay - 13h às 19h
O concurso de cosplay é uma brincadeira que consiste em escolher um personagem da cultura pop presente em quadrinhos, filmes, videogames e se vestir, ou até mesmo atuar, de modo semelhante ao retratado. Para isso, os participantes investem pesado na caracterização, utilizando perucas, maquiagem, espadas, armas, lasers etc. Quem quiser participar, terá que ir caracterizado e fazer sua inscrição na hora, durante o festival. Jurados escondidos entre o público irão avaliar as fantasias e as performances. A melhor caracterização sairá premiada.

Game Kids - 13h às 19h
Espaço inteiramente dedicado ao universo infantil com atividades lúdicas relacionadas à criação de personagens para jogos. As crianças irão se divertir enquanto desenham, colorem e aprendem brincando;

Oficina Construindo um personagem funcional - 13h às 19h
Instrutores: Edvaldo Reinaldo Vieira e Artur Pedroso da Costa
Descrição: Utilizando a modelagem tridimensional em massa de modelar profissional, os participantes aprenderão como produzir um modelo base para produção de peças digitais ou em resina. Serão motivados a construir personagens à sua escolha, em especial criações próprias, a fim de exercitar a criatividade. Aprenderão a manipular o material corretamente, fazendo uso de diferentes ferramentas. O intuito principal é orientar na construção de personagem com harmonia visual e funcional.

Cine Games
Sessão 3 - 13h às 15h
Video Games - The Movie
101 min
Documentário de longa duração que tem como objetivo educar e entreter o público sobre como os jogos de videogame são feitos, comercializados e consumidos. O filme aborda o tema do ponto de vista dos desenvolvedores, editores e consumidores. O longa não é apenas mais um filme sobre a indústria de jogos, mas tenta algo muito mais ambicioso: apresentar a figura do "gamer" e mostrar para onde os jogos estão indo.

Cine Games
Sessão 4 - 15h às 17h
TRON: LEGACY
125min - Legendado
Kevin Flynn é um gênio da informática que desapareceu sem deixar vestígios. Um dia, o braço direito de Flynn recebe um bipe, o que faz com que o filho de Flynn, Sam, vá até o local indicado e encontra uma série de videogames. Ele encontra também uma passagem secreta, que o leva a uma câmara onde está o último trabalho de seu pai. Sam aciona a máquina e é levado a um mundo habitado por programas de computação e tecnologia.

VÍDEOS RECOMENDADOS

MAIS SOBRE GAMES