Vai ousar no batom? Conheça as cores 'bapho' inspiradas na alta costura

Criação inédita da Balmain celebra a diversidade étnica e convida a mulher a assumir a própria beleza

por Laura Valente 23/08/2017 14:53
Freeimage/reprodução
Azul, verde, marrom...a ideia é liberar geral (foto: Freeimage/reprodução)

 Para quem gosta de colorir os lábios em tons inusitados a notícia é quente: na próxima Paris Fashion Week, em setembro, chegará ao mercado a linha de batons Color Riche, fruto de parceria entre a L'óreal, a gigante da indústria cosmética, e a francesa Balmain, maison fundada em 1945 que lança pela primeira vez  um produto de maquiagem. 
Inspirada no glamour da alta costura, a coleção traz 12 cores diferentes, representando três tribos distintas, Rock, Couture e Glamazone, incluindo tons inusitados como azul e verde. Por tras da criação, ninguém menos que o jovem Olivier Rousteing, o poderoso diretor criativo da  grife, para quem a imagem oficial da campanha objetiva enviar uma mensagem de beleza, diversidade e capacitação feminina. 
A novidade é baseada no "casamento" de beleza e opulência tão presente nas passarelas de Paris, berço da alta costura mundial e de criadores como Coco Chanel. "Não importa sua origem, não importa sua tribo. Venha junto, seja visto, seja ouvido. Unidos somos invencíveis. Porque todos nós valemos a pena." A seguir, confira a entrevista com Olivier Rousteing.
L'óreal/divulgação
Olivier Rousteing, de apenas 31 anos, é o diretor criativo da Balmain e da linha (foto: L'óreal/divulgação)

Como você define a beleza?
Uma coisa que sempre me incomodou é essa história de restrição e a definição limitada do que é "beleza". Eu sempre acreditei que a beleza não é algo que deveria ser autodefinido para incluir apenas um pequeno grupo, um pouco melhor. Há um incrível reservatório de beleza dentro de todos e cada um de nós. Hoje, as coisas estão mudando para melhor. Sabemos que as coisas podem ser diferentes. Não importa qual seja sua origem, cor, gênero, preferência - seja o que for - somos verdadeiramente invencíveis - e, todos valemos a pena!
Como essa coleção habilita a diversidade e a forte feminilidade?
O slogan diz tudo: "United, we are invincible". Depois de anos celebrando a beleza da inclusão e da diversidade, não havia como concordar em parceria em uma linha de beleza que não fosse para todos. Na coleção, alguns são ideais para a pele negra, outros para a asiática, mas todos têm sua vez. A coleção também destaca os pontos fortes de uma mulher confiante, moderna e assertiva. Esta colaboração divide suas ofertas em três grupamentos - Glamazone, Couture e Rock - que refletem essas forças e um espírito rebelde e glamoroso ao mesmo tempo, representando a diversidade e a feminilidade.
Essa é sua primeira coleção de maquiagem, por que agora?
Quando a L'Oréal Paris ofereceu-se para se associar ao lançamento de uma coleção especial de cápsulas de batom, na verdade não foi uma decisão difícil de aceitar. Faz muito sentido trabalhar com eles. Eles, obviamente, compartilham os valores de modernidade, diversidade e excelência em minha equipe e estendem-se à Balmain. E, claro, são uma instituição francesa, é uma honra para mim estar emparelhado com eles. Assim como todos, lembro-me de todas as suas épicas campanhas, com Julianne Moore, Eva Longoria... a lista de belas e talentosas mulheres associadas com L'Oréal Paris é impressionante.
Quais são as primeiras imagens que vêm em sua mente quando pensa em batons?
Eu lembro da minha infância, de minha mãe e minha vó passando batom e como isso era glamoroso para mim. E, claro, de lindas imagens de estrelas – imagens poderosas de lábios perfeitos de filmes (Susan Sarandon em "Thelma and Louise", Audrey Hepburn em “Breakfast at Tiffany’s, Moroe – claro! – em “Everything”) marcam muito em minha memória.
Qual é a mensagem da campanha?
Mais uma vez, quem conhece Balmain não se surpreenderá: nossa mensagem é de inclusão e de celebração da beleza do mundo de hoje - um mundo novo e moderno de diversidade, que me inspira e me move sempre que ando pelas ruas das cidades que eu amo - Paris, Londres, Nova York, LA... Claro, a mensagem de Balmain está completamente em sintonia com a de L'Oréal Paris sempre: "nós valemos muito". É por isso que é tão importante para mim. Penso que essa visão compartilhada, o fato de que ambos acreditamos tão firmemente que "United We Are Invincible" explica que ambos os lados da colaboração foram tão dedicados e dispostos a trabalhar tão duro para se certificar de que tudo viesse perfeito. Então, para nós, importava que esta campanha fosse alguma arte com a qual pudéssemos nos identificar – com ar de esperança, destacando a liberdade, o amor e sublinhando o fato central de que o mundo também inclui!
O que você gostaria que uma mulher sentisse quando usasse um batom da coleção?
Do mesmo jeito que eu quero que ela sinta em um vestido Balmain: confiante, poderosa e destemida. Existe um tipo especial de sensualidade e glamour que vem do destemor. Eu quero que essa mulher sinta que ela pode derrubar todas as barreiras e limites - porque todos valemos a pena!
L'óreal/divulgação
Linha traz 12 tons inspirados em diferentes estilos e etnias (foto: L'óreal/divulgação)

 

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