Programe-se: eventos de moda, arte, design e gastronomia invadem BH

Não há o que reclamar. Tem opção para todos os gostos; aproveite!

por Joana Gontijo 05/05/2017 13:57

Quermesse Mary Design

Divulgação
(foto: Divulgação)

Design, moda, arte e gastronomia. Neste fim de semana, a designer, artista, escritora e poeta mineira Mary Arantes promove um evento especial que marca o momento em que a grife de bijuterias se despede dos clientes. Antes de encerrar as atividades da empresa, a quinta edição da Quermesse da Mary agrega trabalhos de profissionais amigos que se vestem de afetividade.

Com a proximidade do Dia das Mães, o encontro no showroom na Serra, em BH, aproveita para oferecer produtos exclusivos para presentear as mamães com bom gosto e uma beleza diferente, já que a seleção das peças que compõem a quermesse é inédita.

O evento é também uma oportunidade para intercâmbio de ideias e experiências entre diversos talentos, gerações e consumidores. A Mary Design investe em outros nichos de mercado para reforçar a necessidade de ter formas de consumo mais compromissadas. Exaltando como conceitos básicos a cor, a brasilidade e a alegria, os participantes da quermesse, incluindo uma sala inteira de bijus da designer, traduzem essa nova postura. Em alta, o tricô e o crochê.

"Com o fechamento da empresa anunciado, quero cada vez mais investir em projetos como este, que elevem os pequenos produtores e faça crescer o amor pelo feito à mão. Aprendizado este que veio comigo do vale do Jequitinhonha, do seu artesanato, das feiras e festas populares", declara Mary Arantes.

Quermesse da Mary
6 e 7 de maio
Sábado de 10h às 20h; domingo de 10h às 17h
Rua Ivaí, 25, Serra
(31) 3055-0005
Entrada gratuita

__________________________________________________________________________________

Mercadoras das Artes
Divulgação
(foto: Divulgação)

Junto há pelo menos 14 anos, um grupo de 22 artesãs e artesãos de Belo Horizonte arrasa quando o assunto é o feito à mão. As Mercadoras das Artes são atração no Mercado Distrital do Cruzeiro, na capital, uma vez por mês. Elas ocupam o círculo central do mercado para mostrar ao público o que há de melhor no artesanato, com uma oferta variada no cardápio. O próximo encontro acontece desta sexta-feira até domingo.

O mix de produtos passeia por diversos itens da lista de desejos de quem gosta do que é bonito, único, com design, bom gosto e qualidade, e que cabe no bolso. E é bom aproveitar - as peças são ótimas pedidas para presentear as mamães.

As especialistas do trabalho manual trazem aos clientes acessórios femininos, bijus, roupas, bolsas, almofadas, plantas em vasos de cerâmica, aventais e chapéus de chef, copos, taças e porcelanas pintadas à mão, itens de mesa, como porta guardanapos, produtos em madeira, como cabides e bandejas, brinquedos e vestuário para crianças, além das propostas de saboneteria, com sabonetes, aromatizadores e esfoliantes, e da linha de lembranças em papel para batizados, aniversários e datas especiais, entre outros. O sucesso é tanto que só a página das Mercadoras das Artes em rede social tem mais de 5 mil seguidores.

Mercadoras das Artes
5, 6 e 7 de maio
Sexta-feira de 9h às 17h, sábado de 9h às 18h e domingo até as 13h
Mercado Distrital do Cruzeiro
Rua Ouro Fino, 452, Cruzeiro, BH

Entrada gratuita
__________________________________________________________________________________

DMAIS Design

DMAIS Design/Divulgação
(foto: DMAIS Design/Divulgação)

A capital mineira finca lugar entre os pólos nacionais referência em design, arte e decoração. Um evento especial que começou há pouco tempo em BH e já é um importante influenciador deste movimento, o circuito DMAIS Design está chegando. Durante uma semana, o evento reúne diversas atividades que se relacionam com o segmento, e ocupa a cidade aliando decoração e design com outras temáticas afins, como moda, arte, arquitetura e gastronomia. O idealizador é o produtor cultural Renato Tomasi, que celebra o sucesso do evento, em 2017 em sua quarta edição. Os interessados na área podem anotar na agenda - o período de realização é entre 19 e 25 de junho.

Uma das principais ações do DMAIS deste ano é a exposição Modernos e Eternos, uma mostra diferente, que une o vintage ao contemporâneo. De acordo com a organizadora, Josette Davis, ao situar o DMAIS Design em um patamar importante para o mercado e o município como um todo, a decisão foi antecipar a Modernos e Eternos para integrar o festival, entre 20 de junho e 2 de julho. Uma surpresa da exposição é o sofisticado endereço que vai ocupar, o Clube dos Caçadores, no Mangabeiras.

DMAIS Design
Entre 19 e 25 de junho, em lojas de Belo Horizonte
Mostra Modernos e Eternos
De 20 de junho a 2 de jullho
No Clube dos Caçadores, Mangabeiras
________________________________________________________________________________


Botercar 2017

Divulgação
(foto: Divulgação)

Em 2017, um dos eventos culinários mais significativos de Belo Horizonte. O Botecar, que começou em abril e vai até 13 de maio, reafirma o posto como uma das principais plataformas de fomento, valorização e exposição dos bares e da cozinha mineira, considerando a gastronomia como um relevante ícone da cultura nacional, seja qual for a região do país. O festival inclui 50 restaurantes da capital. Segundo o organizador do festival, Antônio Lúcio Martins, a temática reverencia o período dos tropeiros. "Os quintais permitiram que o povo mineiro se fixasse, pois era possível tirar alimentos da horta, do galinheiro, do pomar", diz. Ele explica que os petiscos serão "bem variados". "O interessante é que a combinação de ingredientes dá características únicas a um mesmo item", diz. "A costelinha, por exemplo, aparece em diversas formas de preparo."
Botercar 2017
Até 13 de maio, em bares de Belo Horizonte 

Tema: Quintais de Minas

Participantes: 50, sendo 8 estreantes

Informações: www.botecar.com.br


__________________________________________________________________________________

Observação Noturna Espaço do Conhecimento UFMG

Divulgação
(foto: Divulgação)

Observar planetas, estrela e vários outros astros. Uma pequena porção dentro da imensidão do universo pode ser vista até 24 de junho no Espaço do Conhecimento da UFMG, na Praça da Liberdade, na capital. O Terraço Astronômico oferece a atividade para os curiosos e amantes sobre o que há fora da Terra e povoa lugares tão distantes quanto misteriosos. E acaba de chegar mais um telescópio. Com o novo aparato, um refrator com 120 milímetros de abertura, o espaço ganha em tecnologia. O equipamento possibilita uma melhor qualidade de observação dos corpos celestes, e o público poderá contemplar dois objetos na mesma noite - por exemplo, visualizar a Lua e um planeta em uma única visita ao museu. A atividade é de graça e ocorre aos sábados, de 19h às 21h, no quinto andar do prédio, com coordenação do Núcleo de Astronomia.

Observação Noturna Espaço do Conhecimento UFMG
Até 24 de junho
Sempre aos sábados, de 19h às 21h
Na Praça da Liberdade, 700 , Funcionários
Entrada gratuita
__________________________________________________________________________________

Bazar Único
Cartaz/Divulgação
(foto: Cartaz/Divulgação)

No Bairro de Lourdes, a atração do fim de semana é um evento de arte, moda, decoração e gastronomia que ocupa o Espaço Criativo do Hotel Mercure, na Avenida do Contorno. Encontro de marcas renomadas nesses segmentos, o Bazar Único será abrilhantado ainda pela presença de food trucks e food bikes. A entrada é gratuita.

Cada vez em que o bazar acontece, beneficia uma instituição de caridade diferente. Nesta edição, é a vez da Cidade Refúgio, comunidade terapêutica que ajuda moradores de rua. Para colaborar, vale a doação de alimentos (arroz, feijão, macarrão ou açúcar), ou comprar um pote de mel, feito pela entidade.

Bazar Único
6 e 7 de maio
Sábado de 10h às 18h e domingo de 10h às 15h
Na Avenida do Contorno, 7315 - Lourdes
Entrada gratuita

__________________________________________________________________________________

Feira de Malhas de Tricô do Sul de Minas

Divulgação
(foto: Divulgação)

Ainda que um pouco tímido, o friozinho do outono já começa a anunciar a próxima estação. Com a iminência do inverno, os belo-horizontinos podem se preparar com o melhor da moda para esta época do ano. A partir desta sexta-feira até o dia 14 deste mês, a capital recebe a Feira de Malhas e Tricô do Sul de Minas. Este ano em sua 51ª edição, o evento reúne os lançamentos das cidades de Monte Sião, Jacutinga, Ouro Fino, Inconfidentes e Andradas, no Minascentro. Os produtores da região, não apenas concentrados na qualidade das peças, também são orientados por consultores e estilistas que trabalham as tendências, demonstrando o que estará em alta a patir de 21 de junho, quando tem início a temporada fria. Agasalhos de malha de tricô, leggings, coletes, xales, casacos e sobrepostos invadem os estandes cheios de estilo - e tem para todos os gostos e perfis. Os visitantes também podem aproveitar para fazer bonito e garantir o presente do Dia das Mães.

Feira de Malhas de Tricô do Sul de Minas
De 5 a 14 de maio, de 13h às 21h
No Minascentro
Avenida Augusto de Lima, 785 - Centro
Entrada: R$ 6
Passaportes gratuitos no site
www.dynamicaeventos.com.br
_________________________________________________________________________________

Festival de Massas
Reprodução/Internet/designontherocks.blog.br
(foto: Reprodução/Internet/designontherocks.blog.br)

Para os entusiastas da gastronomia italiana, domingo é o dia. A partir das 12h, o Festival de Massas abre as portas no Clube dos Oficiais, no Prado, em Belo Horizonte. No menu, variações de macarrão, penne ou linguine, servidos com acompanhamentos deliciosos, como molhos de Yakssoba, bolonhesa, ao sugo e frango. Quem gosta mais de lasanha não fica de fora. Tem opções de bolonhesa, presunto e muçarela, quatro queijos, frango e espinafre. Pratos complementares também integram o cardápio, como saladas e arroz. Bebidas são vendidas separadamente. Toda a renda do evento será revertida para uma instituição de caridade. Os ingressos antecipados saem por R$ 30 e permitem degustar toda a lista dos pratos.

Festival de Massas
7 de maio
De 12h às 15h
No Clube dos Oficiais Rua Diabase, 200 - Prado
Preço médio: R$ 30

__________________________________________________________________________________

Gula Festival
Reprodução/Internet/Bhaz
(foto: Reprodução/Internet/Bhaz)

Eventos gastronômicos ganham cada vez mais espaço nas programações culturais de Belo Horizonte. Tem de todos os tipos e sabores, para qualquer que seja a preferência do paladar. Uma novidade no calendário da capital, o Gula Festival é um deles, e ocupa a Esplanada do Mineirão a partir de 27 de maio. Em sua edição de estreia, o encontro culinário terá mais de 50 opções de comidas e bebidas. Também haverá atrações musicais divididas em três palcos. A troca de ingressos será gratuita, mas a data para adquirir o passaporte ainda é indefinida. Em breve, todos os detalhes serão divulgados.

Gula Festival
27 de maio
De 9h às 20h
Na Esplanada do Mineirão
Avenida Abrahão Caram, 1001 - São Luís
__________________________________________________________________________________

Expocachaça e Brasilbier 2017
Reprodução/Internet/entretenimento.r7.com
(foto: Reprodução/Internet/entretenimento.r7.com)

Belo Horizonte se prepara para receber um evento que já é marca no calendário oficial da cidade. Ainda demora um pouco, mas quem quiser se programar pode garantir lugar na Expocachaça e no Brasilbier, em junho, no Expominas. Entre os dias 8 e 11, quinta-feira a domingo, a 27ª edição do encontro especial para os amantes da caninha reafirma o posto de maior e mais conceituada feira do setor. O Brasilbier entra na 11ª vez de realização, em paralelo a Expocachaça, com uma importante reunião de fabricantes nacionais de cerveja artesanal. Na programação, shows, degustações, estandes, gastronomia, cachaça e muito mais no cenário de negócios, entretenimento e diversão, gastronomia, consumo, lazer e cultura. Os ingressos saem a R$ 30.

Expocachaça e Brasilbier 2017
De 8 a 11 de junho
De quinta-feira a domingo, a partir das 12h
No Expominas
Avenida Amazonas, 6030 - Gameleira
Preço médio: R$ 30
Vendas no site da Expocachaça:
www.expocachaca.com.br