Para 'causar': conheça a nova grife descolada recém-lançada em BH

Quem se interessa por moda não pode deixar de conhecer marca High Dose of Style. A grife moderninha investe em bordados com desenhos exclusivos

por Celina Aquino 03/04/2017 15:50

Joana Costa/Divulgação
(foto: Joana Costa/Divulgação)
O nome “High Dose of Style” diz tudo: as roupas da marca são para mulheres que querem esbanjar estilo. Idealizada por duas jovens mineiras, a nova etiqueta conquista uma turma descolada com jaquetas que de básicas não têm nada. O charme está em estampas exclusivas desenvolvidas a partir de desenhos feitos a mão. “Vestimos pessoas descoladas, que gostam de brincar com o lado mais lúdico da moda e que não têm medo de ousar”, informa a futura publicitária Elisa Carneiro Costa Bax, responsável pelo lado criativo da marca, que já desfilou na Europa.


Elisa estuda publicidade, mas sempre trabalhou com moda. Há seis meses, juntou-se à colega de faculdade Vitória Lage de Verneuil, que também sonhava em abrir um negócio, para criar a marca. A estudante aproveitou a febre do jeans bordado para imprimir seus desenhos em peças estilosas. Ela começou por uma camisa com bordado de tigre, depois partiu para as jaquetas, que hoje são a sensação da marca. A estampa de olho azul com cílios volumosos e estrelas prateadas em volta é o primeiro e grande sucesso. “Todo mundo amou essa jaqueta, porque era bem diferente e com um estilo pop. A nossa proposta é oferecer desenhos feitos a mão em peças lúdicas e atemporais. Não existe nada igual”, conta.

Joana Costa/Divulgação
(foto: Joana Costa/Divulgação)

A etiqueta fez sua estreia internacional em um desfile na Escócia, organizado por alunos da Universidade de St. Andrews, onde Kate Middleton e o príncipe William estudaram. O convite partiu da amiga de uma amiga de Elisa, que se encantou pelo trabalho da High Dose of Style. Criado com o objetivo de arrecadar fundos para a Robin Hood Foundation, em Nova York, o Don’t Walk atrai cerca de duas pessoas por ano. Elisa levou para a passarela 10 jaquetas (três jeans, três de couro e quatro de seda), combinadas com biquínis da também mineira HK Beachwear. “Isso abriu outros caminhos. Agora queremos expandir o trabalho para outros materiais e outras peças de vestuário, como vestidos casuais, mas sempre mantendo os desenhos exclusivos, que são o foco da marca”, pontua.


A sócia da High Dose of Style se inspirou em elementos místicos para desenvolver a coleção apresentada no desfile. “Em uma delas, desenhei moldes de couro em formato de mão, estrelas e lua. Cortamos tudo a mão e aplicamos nas costas da jaqueta. É como se fosse uma vidente lendo o futuro”, detalha. Tem também estampa de coração atravessado por uma espada, de cartas de tarô e de serpente. Seguindo outra proposta, Elisa pensou em modelos cheios de bordados, como uma de pássaros brancos e estrelas douradas, que simbolizam o momento em que a pomba sai da cartola do mágico, e outra com sereias, misturadas a peixes e corais, que representam criaturas mitológicas.
A marca também apostou em jaquetas com frases. Entre as que foram para a passarela, uma estampava nas costas “Read my luck” (nome da coleção) e outra “Ruler of the skies”. Detalhe é que as letras são feitas com um tecido de glitter, que leva um brilho diferente para as peças.


Certa de que a ditadura da moda está perto do fim, já que as escolhas são cada vez mais democráticas, Elisa acredita que as jaquetas podem ser usadas em qualquer contexto. “Acho o couro mais chique e o jeans mais despojado, mas o look depende mais do todo que de uma peça isolada. Você pode usar um vestido longo e sair para jantar ou colocar uma calça jeans e ir para o barzinho”, opina. A estudante privilegia os bordados nas costas, porque entende que são mais fáceis de agradar. Em algumas peças, ela aplica tecidos coloridos (nesta coleção teve rosa e azul) para o desenho se destacar.

 

 
Interesse pelas artes

 

Joana Costa/Divulgação
(foto: Joana Costa/Divulgação)

Todo o processo de criação começa no papel. Elisa desenha as estampas a mão com aquarela ou tinta acrílica, para depois finalizá-las no computador. Até o desfile, as ilustrações não seguiam um único tema. Agora a estudante planeja trabalhar com coleções. “Pesquiso lugares, vejo fotos e faço sempre a minha leitura de tudo. Quando viajo, gosto muito de ir a museus e observar as cores nos quadros. Tenho gostado muito de dois artistas: David Hockney e Henri Matisse”, conta Elisa, que não esconde a preferência por coloridos. Ela adianta que a próxima coleção deve ter bastante rosa.


O interesse de Elisa por artes vem de família. A avó materna, formada em história da arte, é amiga de grandes artistas plásticos, entre eles Jarbas Juarez. Por parte de pai, ela é sobrinha de Petrônio Bax, que foi aluno de Guignard. Desde pequena, a estudante gostava de desenhar  estampas e ilustrações. Elisa chegou a começar um curso de moda, mas preferiu o diploma de publicitária. “Foi a maneira que encontrei de comercializar a minha arte. Gosto de fazer algo comercial, nem tão conceitual, que as pessoas queiram comprar, mas que não deixa de ser único, de ser minha criação”, justifica.

Joana Costa/Divulgação
(foto: Joana Costa/Divulgação)

A marca de camisetas So Lovely Shirt deu a primeira oportunidade para Elisa. “Mandei um e-mail apresentando meu trabalho, falando que queria fazer uma estampa, e fui chamada para desenvolver alguns desenhos”, relembra. Uma das camisetas, usada até pela blogueira Helena Bordon, mostrava as personagens do seriado Sexy and the City em corpo de animais, como coelho e cachorro. Depois disso, a estudante conseguiu outros trabalhos como ilustradora, como a parceria com a amiga Hana Khalil, que lançou a etiqueta HK Beachwear. As estampas dela estão em biquínis e saídas de praia.
Agora que lançou a própria marca, Elisa espera desenhar menos para clientes e mais para o seu negócio. As jaquetas da High Dose of Style estão à venda exclusivamente pela internet, mas ela não descarta a possibilidade de fechar parceria com alguma marca, desde que tenha a ver com o seu trabalho.

MAIS SOBRE MODA E ESTILO