Arte, moda e decoração: BH tem eventos para todos os gostos nos próximos dias; programe-se!

São opções variadas para quem está procurando o que fazer para se divertir na capital

por Joana Gontijo 31/03/2017 11:38

Os próximos dias têm programação especial para quem gosta de arte, moda, decoração e cultura na capital. No cardápio de eventos não faltam opções interessantes, de bom gosto e acessíveis. Os belo-horizontinos que buscam entretenimento encontram um monte de coisa para fazer nos próximos dias. Não há do que reclamar. Muitos com entrada gratuita, os eventos incluem diferentes propostas que certamente vão agradar amantes dos mais diversos tipos de diversão. Agenda na mão. Fique de olho e programe-se!

Bazar Mary Design - Edição de encerramento

Mary Design/Divulgação
(foto: Mary Design/Divulgação)

Não poderia ser diferente. Sucesso absoluto o evento de despedida da grife mineira de bijouterias Mary Design. Primeiro anunciado para o último fim de semana, o bazar lotou o showroom da loja na Serra, em BH - a mulherada mal cabia no espaço, e a fila ultrapassou o portão até a rua. Com tanta procura, a loja continua aberta nos próximos dias oferecendo super descontos em todas as peças, até quando durar o estoque. "Um acervo de 34 anos não acaba em dois dias de bazar. Bijus que contam histórias de uma vida estão á sua espera", escreve a proprietária, Mary Arantes, em sua página no Facebook.

Nestes sábado e domingo a loja estará fechada, mas reabre durante a semana todos os dias, de 8h às 18h, na Rua Ivaí, número 25. São pulseiras, colares, brincos, anéis, chaveiros, broches e tiaras, além de opções de roupas e itens de decoração, como almofadas bordadas, que estão disponíveis aos clientes que apreciam o que é belo, bem feito, com bom gosto e um design único, marca registrada da empresa.

"Desde o início minha intenção foi criar bijus diferenciadas, que fossem a princípio até difíceis de serem produzidas, mas que através deste gesto artesanal pudessem demonstrar todo nosso amor pelo fazer. E esse sempre foi nosso grande segredo, meu e de todos que aqui trabalharam: o amor pelo fazer", diz Mary, ao fechar um ciclo duradouro de trabalho para recomeçar de novas maneiras, como ela própria coloca.

Bazar Mary Design - Edição de encerramento
Nos próximos dias, de 8h às 18h, até quando durar o estoque
Rua Ivaí, 25, Serra - BH


Casa Cor Minas Gerais


Jomar Bragança/Divulgação
(foto: Jomar Bragança/Divulgação)

A Casa Cor Minas Gerais, uma das principais mostras de arquitetura, design, paisagismo e decoração do país, já anunciou a edição deste ano em Belo Horizonte. Ainda demora um pouco para o início, mas quem quiser guardar um lugar na agenda já pode se programar. Entre 12 de agosto e 17 de setembro, o evento será instalado em um edifício histórico na capital, que é parte do conjunto arquitetônico da Praça da Estação, lugar de fácil acesso e que não demanda grandes deslocamentos.

Será mais um agito na região que já é conhecida pela efervescência urbana, cultural, política e gastronômica. A Casa Cor demonstra que continua atenta aos movimentos contemporâneos da cidade, colocando na pauta de discussão um olhar particular sobre o espaço da urbis e como este tem sido percebido e experenciado pelos seus habitantes.

Situado no coração de BH, na rua Sapucaí, o prédio selecionado para abrigar a mostra conta com três andares, porão, sótão e jardins. O lugar era utilizado como sede da antiga Rede Ferroviária Federal, e está intimamente conectado ao próprio nascimento de Belo Horizonte. A construção está passando, nos últimos anos, por um período de restauração, sob coordenação do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), para abrigar posteriormente as instalações do Museu Ferroviário.

Reunindo todos os anos profissionais de maior renome na cidade, no estado e no país, a Casa Cor marca presença pelo reconhecimento como vitrine importante que leva ao público o melhor do segmento. Em 2017, chega à 23ª edição em Minas Gerais com mais de 20 eventos de âmbito nacional na programação.

Casa Cor Minas Gerais
De 12 de agosto a 17 de setembro
Praça da Estação

Feira de Arte e Artesanato da Afonso Pena

Jair Amaral/EM/D.A Press
(foto: Jair Amaral/EM/D.A Press)

Atração com data marcada em Belo Horizonte, a Feira de Arte e Artesanato na Afonso Pena é programa de todo domingo que agrada quem gosta do melhor em artigos manuais para a casa, dentre uma diversidade de produtos também da moda e da gastronomia mineira. Já no calendário turístico oficial da capital mineira, a Feira Hippie, como é popularmente chamada, agrega artesanato de diversos locais de Minas e do Brasil, além da diversificada oferta de vestuário, calçados, bijouterias e bolsas, para citar apenas alguns.

As barraquinhas formam um mar de opções para os consumidores, colorindo grande parte da extensão da avenida. Os petiscos e bebidas também prometem agradar o público com as delícias da culinária, já tradicionais nas mais de quatro décadas de fundação da feira.

O primeiro local de funcionamento foi a Praça da Liberdade, mas, com o tempo, diante do crescimento exponencial no número de vendedores e artesãos, os limites da praça não suportaram o tamanho e, desde 1991, o evento ocupa boa faixa da Afonso Pena, uma das principais avenidas da cidade.

Atualmente, a Feira Hippie é a maior do gênero em espaço aberto da América Latina. São aproximadamente 3 mil expositores e 50 mil visitantes toda semana, entre pessoas de vários cantos do Brasil. Um lugar onde a cultura, a moda, o artesanato e os sabores de Minas Gerais se encontram em sua melhor forma.

Feira Hippie
Aos domingos, na Avenida Afonso Pena, com início na altura da Rua Guajajaras


Bazar Único

Cartaz/Divulgação
(foto: Cartaz/Divulgação)

No Bairro de Lourdes, a atração do fim de semana é um evento de arte, moda, decoração e gastronomia que inaugura o Espaço Criativo do Hotel Mercure, na Avenida do Contorno, neste sábado. Encontro de marcas renomadas nesses segmentos, o Bazar Único será abrilhantado ainda pela presença de food trucks e food bikes. A entrada é gratuita.

Cada vez em que o bazar acontece, beneficia uma instituição de caridade diferente. Nesta edição, a primeira agraciada é o Lacre do Bem. Para ajudá-los, é necessário juntar lacres de latinha de alumínio para doação. São precisas 140 garrafas PET, de dois litros, cheias de lacres, o que corresponde a 105 quilos de alumínio, para comprar uma cadeira de rodas para ser disponibilizada à instituição.

Bazar Único
Dia 1º de abril
No Hotel Mercure BH Lourdes
Avenida do Contorno, 7.315 - Lourdes
De 10h às 20h
Entrada é gratuita

Presença das coisas

Divulgação
(foto: Divulgação)

Até 30 de abril, o Museu Mineiro abre as portas para a exposição Presença das Coisas, a primeira solo da artista e designer Letícia Panisset em Belo Horizonte. Com formação em arquitetura, o trabalho de Letícia derivou para a especialização na arte da cerâmica, a qual ela agora é totalmente dedicada.

O museu, integrante do Circuito Cultural da Praça da Liberdade, celebra as obras da ceramista que mescla moldes tradicionais da cerâmica com a tecnologia e materiais diferenciados. A busca é por conceber uma vivência sensorial do design, que, aqui, transcende a força evocativa da "presença das coisas".

A mostra integra cinco instalações de médias e grandes proporções construídas com matérias-primas mistas, inclusiva algumas bastante clássicas. As estruturas passeiam pela utilização de cerâmicas e azulejos unidos a técnicas como o grafismo e a serigrafia.

Exposição Presença das Coisas, de Letícia Panisset
Até 30 de abril
No Museu Mineiro
Avenida João Pinheiro, 342, Funcionários
Entrada gratuita


33 voltas em torno da Terra

Ricardo Laf/Divulgação
(foto: Ricardo Laf/Divulgação)

Para celebrar a indústria têxtil de Minas Gerais, eixo principal para a promoção da moda no estado, a capital recebe uma exposição especial. Até 30 de maio, as memórias e raízes do segmento são lembradas na mostra 33 voltas em torno da Terra, no Museu da Moda (MUMO), no Centro.

O objetivo é mostrar como a cadeia têxtil tem enorme relevância para contribuir não apenas na economia, mas com papel influenciador também nos aspectos sociais e culturais nas comunidades onde se instala, em Belo Horizonte e no estado como um todo.

Durante o tempo do evento, são ainda realizados palestras e debates para provocar novas ideias e propostas sustentáveis de incentivo ao setor, berço da indústria mineira que, ao lado da siderurgia, é outro determinante no desenvolvimento de Minas Gerais.

Exposição 33 voltas em torno da Terra
Até 30 de maio
No Museu da Moda
Rua da Bahia, 1.149 - Centro
De terça a sexta, de 9h às 21h; sábado e domingo, de 10h às 14h
Retirada de senhas 30 minutos antes

Mostra de Quartos

Henrique Queiroga/Divulgação
(foto: Henrique Queiroga/Divulgação)

Para quem tem no quarto um ambiente de aconchego, reflexo da personalidade daquele que o usufrui, o Ponteio Lar Shopping traz ideias cheias de estilo para este que é um dos espaços centrais da casa. Até 7 de abril, o centro de compras recebe a Mostra de Quartos, que reúne arquitetos e designers expoentes no metiê da capital mineira.

A arquiteta Roberta Fermann, da Renova Arquitetura Express, é uma das integrantes do time de profissionais do evento, e assina o Quarto da editora de moda, projeto que bebe na fonte inspiradora da digital influencer e editora de moda Tami Halabi. As almofadas do estilista Victor Dzenk e a poltrona cedida pela Prima Linea, da Salvatori, são protagonistas do cômodo criado por Roberta.

“A ideia é reproduzir o que eu faria na vida real, mas com toque conceitual. Estou tendo a honra de expor almofadas do estilista Victor Dzenk, que são de muita personalidade, coloridas, e dão mais um toque de moda ao quarto. Em função disso, optei por trabalhar com cores base bem neutras, como o branco das roupas de cama da MMartan, o cinza e o off white. Em meus projetos, sempre opto por deixar o dormitório o mais clean possível e jogar com elementos soltos que dão o colorido e a temática”, elucida. Para o piso, ela utilizou um vinílico da Flex Floor em parceria com a CNR Nova Lima.

Mostra de Quartos
Até 7 de abril, no Ponteio Lar Shopping
Horário de acordo com o horário do shopping


Minas Trend 

Juliana Souza/Divulgação
(foto: Juliana Souza/Divulgação)

Já pode marcar na agenda. Está prestes a começar o maior evento de moda de Minas Gerais, que vai reunir algumas das principais grifes do país na capital mineira. É a 20ª edição do Minas Trend, que promete agitar o Expominas, entre 4 e 7 de abril. O tema de 2017 é "ano.dez", simbologia adotada pelo evento para lembrar sua história e conceitos, como evolução, transformação, liberdade, fertilidade e continuidade.

A concepção visual do evento, criada pelo escritório Pedro Lázaro Arquitetura, foi pensada para celebrar a década de realizações para a indústria da moda mineira. O arquiteto parte do ciclo evolutivo das borboletas para apresentar o trabalho realizado pela Fiemg em conjunto com as empresas e profissionais da cadeia produtiva do segmento.

A exposição “Tempo” incluirá looks das grifes mineiras participantes do Salão de Negócios. Outro destaque será a exposição “Minas Trend + 10”, onde a marca Plural vai apresentar sua concepção sobre a democratização das tecnologias.

Minas Trend 

Entre 4 e 7 de abril
Terça, quarta, quinta e sexta, a partir das 10h
No Expominas
Avenida Amazonas, 6.030, Gameleira
Informações: (31) 3282-3612


Bazar Hudson

Divulgação
(foto: Divulgação)

Já tradicional no charmoso espaço no Jardim Canadá, em Nova Lima, o Bazar Hudson novamente abre as portas para os interessados no que há de melhor em artigos para o lar. Nestes sábado e domingo, o evento chega a 50ª edição. Os visitantes terão disponíveis mais de 400 novidades entre um montante superior a 1,7 mil produtos com descontos de até 80%.

O outlet inclui eletroportáteis das marcas Black & Decker, Oster, Cadence e Tramontina Breville, além de utilitários como ferramentas e itens domésticos, para bar, guardanapos decorados e itens para decoração, jogos de melamina, caixas térmicas para piquenique e churrasqueiras. A entrada é um quilo de alimento não perecível (exceto fubá e sal) ou a doação de um livro em bom estado.

Bazar Hudson
1º de abril, sábado, de 10h às 20h, e 2 de abril, domingo, de 10h às 18h
Rua Niágara, 1.076 - Jardim Canadá, Nova Lima

MAIS SOBRE MODA E ESTILO