Primavera dos Museus começa em 417 cidades do país

Em Belo Horizonte, 25 espaços culturais aderiram ao projeto, com agenda especial que se estenderá até o próximo domingo

por Redação EM Cultura 18/09/2017 09:10

Beto Novaes/EM/D.A Press
Relógio que pertenceu a Tiradentes, exposto no Museu da Inconfidência, em Ouro Preto. (foto: Beto Novaes/EM/D.A Press)

Começa nesta segunda-feira, 18, a 11ª Primavera dos Museus, que até dia 24 vai mobilizar 932 instituições públicas e privadas de 417 cidades do país – número recorde de participantes –, oferecendo 2,5 mil atividades culturais, a maior parte delas com entrada franca.


A promoção é do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram). Em Belo Horizonte, 25 espaços culturais e instituições apoiam a iniciativa. Entre eles estão os museus Mineiro – que destacará, na noite de quarta-feira, 20, uma apresentação do grupo instrumental Musica Figurata – e Abílio Barreto, que na tarde de sexta-feira, 22, vai promover uma visita tátil-gustativa para deficientes visuais.


O tema da Primavera, ''Museus e suas memórias'', inspirou o projeto Traje a rigor, em cartaz no Memorial Minas Gerais Vale, na Praça da Liberdade. O figurinista Ricardo Pereira (Ricca) criou 15 peças de roupa que remetem a personagens históricos. O público – inclusive as crianças – poderá vesti-las, além de usar adereços produzidos para a ocasião. Sábado e domingo, o guarda-roupa estará à disposição dos visitantes. Os figurinos remetem a Chica da Silva e a seu marido, o contratador João Fernandes, a Tiradentes, aos bandeirantes e a reis e rainhas do congado. Há também figurinos alusivos a personagens de lendas, como a Moça Fantasma que costumava ''assombrar'' a BH de antigamente.

CORTINA Também integrante do Circuito Praça da Liberdade, o MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal estenderá sua programação especial até 1º de outubro. Até 29 de setembro, o visitante poderá registrar suas impressões sobre a instituição na instalação Cortina de memórias. Cartões serão dependurados em um grande painel. Já a Biblioteca Pública Estadual de Minas exibe mostra em homenagem a Carlos Drummond de Andrade, cujos 30 anos de morte foram completados em agosto.

 

A Primavera dos Museus mobiliza também instituições menos conhecidas de BH. Está na programação o chamado Museu do RPG, espaço no Barro Preto criado para aficionados pelo jogo em que são criadas narrativas pelos participantes. No sábado, haverá três encontros para jogadores dispostos a enfrentar zumbis nazistas ou mutantes.

 

Fora de BH, um dos destaques é a participação de Inhotim na Primavera dos Museus. Na tarde de sexta-feira, haverá apresentação da Escola de Cordas de Inhotim; no sábado, outro show, com jovens de Brumadinho que participaram de projeto com o músico suíço Julien Megroz.

VILA RICA Em Ouro Preto, o Museu da Inconfidência traz várias atividades e exibe o seu rico acervo de peças históricas. Quinta-feira, o público ouvirá causos a respeito de sua sede, a antiga Casa de Câmara e Cadeia de Vila Rica.


De acordo com o Ibram, o Brasil conta com cerca de 3,7 mil museus e instituições culturais cadastrados. O mais antigo deles é o Museu Nacional, no Rio de Janeiro, que vai completar 200 anos em 2018. A agenda completa do evento está disponível no site.

 

 

MAIS SOBRE E-MAIS