Juca Ferreira anuncia adiamento do FIQ e não confirma realização da Virada Cultural em 2017

FLI e FAN ocorrerão em setembro e outubro

por Pedro Antunes/Estadão Conteúdo Ana Clara Brant 20/07/2017 20:03
Um mês após assumir a Fundação Municipal de Cultura (FMC), o presidente da entidade, Juca Ferreira, anunciou ontem o adiamento da edição 2017 do Festival Internacional de Quadrinhos (FIQ-BH) para o ano que vem e afirmou que a realização da Virada Cultural neste ano ainda é incerta. Ferreira confirmou a realização do Festival Literário Internacional de Belo Horizonte (FLI-BH), em setembro, e do Festival de Arte Negra (FAN), em outubro. Ele também garantiu a edição 2018 do Festival Internacional de Teatro Palco & Rua de Belo Horizonte (FIT), em maio de 2018.
Marcelo Ferreira/CB/D.A Press
Juca Ferreira disse que deu prioridade a "concretizar os festivais que já estão consolidados" (foto: Marcelo Ferreira/CB/D.A Press)

Em encontro com jornalistas na manhã de ontem, no Teatro Francisco Nunes, o novo presidente da FMC disse que preferiu priorizar os festivais como uma de suas primeiras medidas. “Desde que assumi, tinha essa preocupação de concretizar os festivais que já estão consolidados. Eles cumprem um papel cultural importante. Não poderia abrir mão, mesmo que alguns tenham sido adiados.”

Produtores culturais e artistas temiam a suspensão de todos os festivais promovidos pela prefeitura neste ano, no contexto de reorganização da área sob a gestão de Alexandre Kalil. Na transição da chefia da Fundação Municipal de Cultura – quando Leônidas Oliveira já havia anunciado que deixaria o cargo e antes de Juca Ferreira ser convidado a assumi-lo –, cartas informando a convidados o cancelamento do FLI-BH chegaram a ser redigidas, segundo o Estado de Minas apurou com fontes próximas à FMC.

A mostra bienal dedicada à literatura, cuja primeira edição ocorreu em junho de 2015 com sede no Parque Municipal, neste ano será entre 14 e 17 de setembro, no Centro de Referência da Juventude e em outros espaços, como a Praça da Estação e o Cine Santa Tereza. “Estávamos um pouco preocupados de ele não ocorrer, devido ao prazo apertado, mas, felizmente, conseguimos essa definição e vamos focar nas escritas e nas vozes das ruas, nos poetas da periferia”, disse a coordenadora do FLI, Fabíola Farias.

Já o FAN ficou agendado para o período de 18 a 23 de outubro e terá várias sedes. O tema será a mulher negra, já que o século 21 é considerado o século da mulher. O FIQ, usualmente promovido no segundo semestre, foi adiado para maio de 2018. “Não ficamos frustrados de ele não acontecer por agora. O importante é que ele vai se realizar e teremos tempo para estabelecer parcerias e buscar recursos via lei de incentivo para essa 10ª edição”, afirmou o organizador do evento, Afonso Andrade.

“Justamente para que tivéssemos tempo de fazer um evento de qualidade, nós passamos o FIQ – que tem uma demanda de gente de todo o país e até do exterior – para 2018. Com a sucessão municipal e a mudança no comando da Fundação Municipal de Cultura, algumas coisas tiveram que ser modificadas”, ressaltou Juca Ferreira. O Festival Internacional de Teatro teve sua edição 2018 confirmada para meados de maio, embora o tema da 14ª edição do FIT ainda não tenha sido definido.

VIRADA Com relação à Virada Cultural, que também costuma ocorrer no segundo semestre, o presidente da FMC afirmou que só poderá confirmar ou não sua realização neste ano a partir de setembro, quando se estima que seja oficializada a criação da Secretaria Municipal de Cultura. “Minha intenção é manter a Virada. Sei que é algo muito importante para BH. Ela ainda está sendo decidida. Se for possível, acontecerá ainda em 2017.”

Ferreira não deu detalhes sobre o orçamento dos festivais confirmados e disse que o valor é praticamente o mesmo das edições anteriores. “Estamos vivendo um momento difícil economicamente. Encontrei um orçamento relativamente pequeno, mas a ideia é investir no mesmo nível do que foi investido nos anos anteriores. Os que acontecem no ano que vem vão até ter mais tempo para a captação. Ainda estamos fechando algumas parcerias e ajustando os valores. Mas asseguro que vamos mantê-los no mesmo nível de grandeza ou até superior às edições anteriores”, afirmou. O presidente da FMC disse que em breve também vai fazer um anúncio sobre a Lei de Incentivo e o Fundo Municipal de Cultura.


AGENDA DOS EVENTOS

2º Festival Literário Internacional de Belo Horizonte (FLI-BH)
De 14 a 17 de setembro
Tema: Vozes de todos os cantos.

9º Festival de Arte Negra (FAN-BH)
De 18 a 23 de outubro
Tema: FAN Mulher

10º Festival Internacional de Quadrinhos (FIQ-BH)
De 30 de maio a 3 de junho de 2018
Tema: Processos colaborativos

14º Festival Internacional de Teatro, Palco & Rua de Belo Horizonte (FIT-BH)
De 18 a 27 de maio de 2018
Tema: ainda sem definição

MAIS SOBRE E-MAIS