Produtores de conteúdo audiovisual de BH participam de treinamento oficial do YouTube

Objetivo é treinar e formar possíveis youtubers de sucesso

por Francelle Marzano 16/07/2017 20:03
Mais de 15 youtubers de Belo Horizonte participaram nesta semana do treinamento All Roads Lead to Rio, um workshop oficial do YouTube Space, na sede do Google, em Belo Horizonte. O curso faz parte uma série aplicada também em Salvador (BA) e Curitiba (PR). A ideia da plataforma é treinar possíveis youtubers de sucesso, selecionar e levá-los para gravar os vídeos com melhor qualidade no Youtube Space do Rio de Janeiro, espaço que dará suporte aos influenciadores digitais que será inaugurado no segundo semestre.
Edésio Ferreira/EM/D.A Press
Pablo Bernardo e Léo Cesário, criadores do Família de Rua, sobre cultura urbana, com mais de 130 mil seguidore (foto: Edésio Ferreira/EM/D.A Press)

Para participar do workshop foram selecionados 15 projetos. Alguns já contam com mais de 100 mil seguidores. De acordo com Otávio Albuquerque, estrategista de conteúdo do Youtube Space Brasil, “são pessoas que já são observadas por alguém do escritório do Google”.” A ideia é que no final do workshop eles produzam um programa, um roteiro com tudo que aprenderam aqui”, afirma.

No workshop, os youtubers recebem aulas de gravação, edição de vídeo e áudio e dicas de como administrar seu canal, com o objetivo de torná-los mais atraentes e criar identificação com os seguidores a partir de uma ideia original. “O criador precisa pensar no que ele quer fazer, como atingir seu público e falar de uma forma diferente, do jeito que ninguém nunca falou”, explica, destacando que não existe fórmula pronta para o sucesso.

Os idealizadores do Família de Rua (FDR), Pablo Bernardo, de 28 anos e Léo Cezário, de 37, criaram o canal em 2007, quando começaram também as batalhas de MCs, no Viaduto Santa Tereza, no Centro da cidade. O número de seguidores aumentou em 2016, depois que foram criadas a identidade visual e roteiros mais elaborados, possibilitando melhor conexão e engajamento dos seguidores. “A gente usava o canal apenas para transmitir os duelos realizados no viaduto, mas vimos que precisava de algo a mais. Aí, criamos a FDR-TV, com programas específicos, entrevistas com MCs, grafiteiros, skatistas, elaborando perfis desses personagens”, lembra Léo.

Com o novo formato, em três meses eles ganharam mais de 30 mil inscritos. Para Léo, o curso possibilita  aprimorar as técnicas. “Hoje, a gente não tem nenhum incentivo ou patrocínio, mas, quem sabe, com mais conhecimento e a oportunidade de entrevistar outros MC’s, por exemplo no YouTube Space do Rio ou São Paulo, isso melhore e a gente consiga se sustentar pelo canal”, aposta Pablo.

O YouTube Spaces do Rio de Janeiro será o segundo do país – o primeiro fica em São Paulo – e é um espaço de criação e pós-produção do Google. O local é todo equipado e apoia youtubers que produzem conteúdos de vídeo para o canal, além de auxiliar na produção, promover workshops e treinamentos.


DESTAQUES DE BH

» Família de Rua – Cultura urbana, hip-hop e skate – 137 mil inscritos

» Rap Soma – Novidades do rap nacional – 101 mil inscritos

» HeyKroni – Games Minecraft e Minecraft Pocket Edition – 151 mil inscritos

» Orion – Games e jogos como Minecraft – 65 mil inscritos

» Phillipe Loures – Diversão e humor – 406 mil inscritos

» Jully Molinna – Moda e o comportamento – 1 milhão de inscritos

» LegTransito – Dicas para provas e concursos de habilitação – 445 mil inscritos

» Aula do Guto – Aulas de matemática para estudantes do ensino fundamental – 83 mil inscritos

» Mundo da elétrica – Vídeos didáticos sobre eletricidade, aulas e práticas na área de eletrotécnica e eletrônica. - 302 mil inscritos

» Ricardo Walker – Dançarino e cover do Michael Jackson – 117 mil inscritos

» Portal BRX – Informática, montagem e configuração de computadores – 107 mil inscritos

» Pura motivação – Histórias de vida e superação – 87 mil inscritos

» Um Bipolar – Toda semana uma paródia nova – 897 mil inscritos

» Budokkan – Canal de gameplays, entretenimento, vlogs e humor – 533 mil inscritos

Comparsas Skateboarding – Cultura de skate – 3,4 mil inscritos

VÍDEOS RECOMENDADOS

MAIS SOBRE E-MAIS