Nos EUA, roteiristas conseguem acordo e evitam greve

Produção de Hollywood poderia parar, mas sindicato conseguiu acordo para três anos

por Correio Braziliense 02/05/2017 18:26
Tvcinema/Reprodução
Hollywood se salva de greve que abalaria sua base econômica (foto: Tvcinema/Reprodução)

 
Talvez você nem tenha ficado sabendo, mas sua série favorita poderia estar sofrendo sérios riscos. É que o sindicado do roteiristas de Hollywood (WGA) estava planejando uma greve histórica. O resultado seria uma parada imediata das produção de entretenimento - de talk shows até séries. Mas não se preocupe, vai ficar tudo bem.

A negociação estava pasando por dificuldades, os estúdios e os roteiristas pareciam não se entender. Pagamento minimo, plano de saúde e uma legislação para os escritores de serviços streaming estavam entre os requisitos do WGA. Entretanto, segundo informação do portal Entertainment Weekly, um acordo conseguiu ser firmado poucas horas antes do fim do cotrato com os roteiristas na meia noite de primeiro de maio.

Por meio de nota, o WGA afirma que a negociação podia ter tido melhores resultados, mas a vontade dos membros foi o mais importante na decisão. "Nós conseguimos tudo que queríamos? Não. Mas por causa da quase unânime decisão dos nossos membros, nós fomos capazes de arrecadar cerca de U$ 130 milhões a mais durante o novo contrato." A negociação envolveu um acordo de três anos.

Em 2007, o WGA promoveu uma greve dos roteiristas, que parou a maioria da produção de entretenimento de Los Angeles.

MAIS SOBRE E-MAIS