BH realiza primeira Semana Britânica, com atrações culturais e gastronômicas

Enquanto delegação olímpica do Reino Unido se hospeda em BH, até domingo, várias atividades e festivais vão celebrar os laços entre Minas Gerais e a Inglaterra

por Ana Clara Brant 02/08/2016 08:00

Arte/EM
(foto: Arte/EM)

Nunca Belo Horizonte falou tanto uai. Ou melhor, why (que significa por que em inglês). A capital mineira, que foi escolhida para ser o QG das delegações olímpicas e paralímpicas do Reino Unido durante os Jogos do Rio, realiza sua primeira Semana Britânica. Até domingo, várias atividades e festivais vão celebrar a cultura britânica e os laços entre Minas Gerais e a Inglaterra.

“Ter um evento como esse com apenas um ano de funcionamento do consulado na cidade é muito importante. Apesar de ter nascido na Inglaterra, conheço bem o Brasil e acho que o povo que mais se parece com o britânico é o mineiro. São dois povos pontuais, reservados e ao mesmo tempo simpáticos e humildes”, acredita Thomas Nemes, cônsul britânico em Belo Horizonte.

 

Entre as atrações da Semana está a 5ª edição da BH Beatle Week, que começa amanhã e é inspirada na International Beatle Week, que ocorre anualmente em Liverpool, berço do quarteto formado por John Lennon, Ringo Starr, Paul McCartney e George Harrison. Nos cinco dias de celebração, vários espaços culturais da capital, como o Teatro Bradesco, o Espaço 104, o Parque das Mangabeiras, o Circuito do Rock e o Bar do Museu Clube da Esquina, receberão 22 atrações musicais, entre artistas de destaque na cena mineira, bandas cover nacionais e internacionais. O cantor Gary Gibson, cover de John Lennon; as bandas Hocus Pocus, Nowhere Band e Anthology; e a Orquestra Ouro Preto (que tem concerto e discos dedicados ao repertório dos Beatles) integram a programação. A BH Beatle Week conta com promoção cultural do Estado de Minas.

VIRADA BEATLE

Uma das novidades deste ano é a entrada do Ouro Minas como um dos palcos. É lá que vai ocorrer a Virada Beatle, na noite de sexta para sábado, das 22h às 4h, com atrações como as bandas George Harrison Tribute, Vix Beatles, Blue Beatles e The Fab Fakes. “A participação do Ouro Minas no festival tem toda uma simbologia, já que é ali que vai ficar boa parte dos artistas e grupos e é onde Paul McCartney se hospedou quando esteve aqui, em 2013”, diz Aggeu Marques, organizador da BH Beatle Week.

Pela primeira vez, o evento será realizado no meio do ano, já que tradicionalmente ocorre em dezembro. O cônsul Thomas Nemes conta que Aggeu  foi uma das primeiras pessoas que ele conheceu na cidade e não foi mera coincidência a semana ter sido marcada para essa época do ano. “A gente aproveita que os atletas britânicos estão por aqui e ainda se une às celebrações dos 90 anos da rainha Elizabeth II – também conhecida como QBP (Queen’s Birthday Party), que teve a sua primeira versão em Minas, além dos 450 anos de nascimento de Shakespeare. Acho que um dos aspectos mais interessantes da BH Beatle Week é que ela tem essa coisa da identidade mineira, mas sem perder a essência beatle. É o momento perfeito para celebrarmos essa parceria.”

A abertura da Beatle Week amanhã à noite no Teatro Bradesco será com o espetáculo Minas & Os Beatles, que reunirá Cláudio Venturini, Paulinho Pedra Azul, Márcio Greyck, Trio Amaranto, Túlio Mourão, Tunai e Wilson Sideral. “Minas e a Inglaterra sempre tiveram ligação muito estreita. Muitos mineradores ingleses vieram para cá, tanto que se fala muito que o nosso uai deriva da língua inglesa, boa parte do nosso ouro foi parar na terra da rainha, vários de nossos artistas, como o pessoal do Clube da Esquina, foram influenciados pela música britânica, sobretudo a dos Beatles. Mais do que nunca, esse evento vem a calhar”, afirma Aggeu Marques.

CERVEJA


Fechando a programação da Semana Britânica e da BH Beatle Week, ocorre no sábado e no domingo a segunda edição do Festival Internacional de Cerveja e Cultura (FICC). Como o nome sugere, o evento vai unir a bebida com música, feira, atrações circenses, palestras, gastronomia, foodtrucks, espaço Kids e BierGarten, projetado para ser um local aconchegante para o público apreciar as cervejas e os pratos elaborados pelos restaurantes. Neste ano, o homenageado do evento é o Reino Unido.

Entre as atrações estão as bandas Nowhere Band, do Chile, e The Buitres Rock Band, da Argentina, que farão uma homenagem aos ingleses. Entre os shows nacionais estão Tianastácia e Nasi, vocalista do Ira!, além de Seu Madruga, Led III, Glasgow9 e Poison Gas. O FICC vai contar com aproximadamente 200 rótulos de cerveja, com destaque para as britânicas. “Inclusive, vamos ter o lançamento de uma cerveja inglesa que tem fermentação de maçã. Assim como os britânicos, os mineiros são grandes apreciadores e produtores da boa cerveja”, ressalta o cônsul britânico.

O 2º Festival Internacional de Cerveja e Cultura promove concurso nesta edição 2016. O público poderá inscrever receitas próprias de cerveja, e a escolhida pelos jurados vai ganhar uma produção de até 2,5 mil litros na cervejaria Verace. O vencedor ficará com parte da brassagem (processo de misturar o malte e a água, sob a ação do calor). O segundo e terceiro colocados receberão prêmios da Lamas Brew Shop BH, em insumos para fabricação de cerveja. As inscrições devem ser feitas no www.sympla.com.br.

MUSICAL

Também parte da Semana Britânica, Because – O espetáculo vai ser encenado hoje à noite, no Teatro Bradesco. A montagem cênica musical narra a trajetória de um jovem em busca de respostas para suas questões existenciais, alinhavadas pelas canções dos Beatles. No palco estarão 44 artistas, entre bailarinos, coralistas e instrumentistas. Os ingressos estão esgotados.

BH BEATLE WEEK

Shows em homenagem aos Beatles. De 3 a 7 de agosto, no Teatro Bradesco, Hotel Ouro Minas, Espaço 104, Bar do Museu Clube da Esquina, Jack Rock Bar, Lord Pub e Parque das Mangabeiras. Informações e venda de ingressos: www.bhbeatleweek.com.


2º FESTIVAL INTERNACIONAL DE CERVEJA E CULTURA

Sábado e domingo, das 10h às 22h, no Parque das Mangabeiras (Av. José do Patrocínio Pontes, 580, Mangabeiras). Ingressos: a partir de R$ 25. Vendas: Central dos Eventos (Rua Fernandes Tourinho, 470, Loja 16, (31) 4141-2929) e pelo Sympla: www.sympla.com.br. Mais informações: www.facebook.com/festivalficc/ e (31) 2511-4016.

MAIS SOBRE E-MAIS