Nota oficial da Fundação Clóvis Salgado

Leia na íntegra a nota da Fundação Clóvis Salgado sobre a atual situação dos três cursos mantidos pelo Cefart - dança, música e teatro

01/06/2016 08:00
"O Cefart está voltado para a educação profissional artística e ensino básico e oferece cursos Técnicos, de Qualificação Profissional e Livres. Reúne as Escolas de Dança, Música, Teatro, Artes Visuais e Tecnologia do Espetáculo. Possui mais de 600 alunos nos cursos regulares. Esses alunos participam também de atividades formativas práticas nos espaços da Fundação Clóvis Salgado e outros equipamentos culturais da cidade. O Cefart possui ainda um Programa de Residências em Pesquisas Artísticas, em parceria com a Fapemig, atualmente nas áreas de Dança e Teatro, e conta com 20 bolsistas que desenvolvem pesquisa inédita sobre os próprios processos criativos que desenvolvem.

Como forma de ampliar a oferta formativa, a partir de agosto de 2016 foram implementados os Cursos Complementares, que visam diversificar a formação, atendendo mais de 500 alunos. Para esses cursos, são convidados profissionais da cena cultural brasileira como Rodrigo Robleño (clown), Guto Muniz (fotografia cênica), José Carlos Serroni (cenografia), Adyr Assumpção (arte negra), Carlos Rocha (direção), Romulo Avelar (produção cultural), Murilo Corrêa (sonorização), Leonardo Pavanello (iluminação), Cássia Naves (dança), entre outros.

Educação e formação são prioridades da FCS, sendo motivo de orgulho as implementações, em curso, da Escola de Artes Visuais e de Tecnologia do Espetáculo, bem como uma ampla reformulação de sua estrutura e grades curriculares, feita em diálogo com a comunidade escolar. Como desdobramento dessas mudanças, foi criado o Núcleo de Óperas, que integra as atividades curriculares.

De julho de 2016 a maio de 2017, foram investidos mais de R$1 milhão no Cefart, sendo disponibilizados em sua infraestrutura, manutenção das atividades das Escolas e em cursos destinados aos alunos e comunidade em geral com oferta diversificada de atividades didáticas e de formação: 47 cursos complementares, 22 seminários e workshops, 85 apresentações de alunos das Escolas de Dança, Teatro e Música, além de 172 ações formativas, para um público superior a 8 mil pessoas.

Em fevereiro de 2017, o corpo docente da Escola de Teatro sofreu impacto inesperado com o pedido de aposentadoria de três professores e da exoneração de dois outros. Para reverter esse quadro, está em andamento o processo administrativo para a reposição dos professores exonerados com a abertura de edital. Quanto aos professores em Afastamento Preliminar de Aposentadoria, é necessário aguardar os processos administrativos que envolvem esses pedidos, pois os profissionais continuam ocupando os cargos e não podem ser substituídos enquanto não for oficializada a aposentadoria de cada um deles.

A FCS se mantém no firme propósito de democratizar o acesso à cultura e à arte para um número cada vez maior de cidadãos."

MAIS SOBRE E-MAIS