Internautas celebram hoje (25) Dia do Orgulho Nerd

Data também é conhecida como dia da toalha, em referência ao 'Guia do mochileiro das galáxias'

por Correio Braziliense 25/05/2016 11:48

Não entre em pânico!". Se você não conhece os livros da saga do O guia do mochileiro das galáxias esta frase pode não significar muito para você no dia de hoje (25/5).

Mas, acredite, pessoas do mundo todo estão relembrando esta frase e outros momentos citados nos livros de Douglas Adams por um motivo especial. No dia 25 de maio é comemorado em todo o mundo o Dia da toalha, uma homenagem do público ao autor morto em 2001 e que se converteu em uma espécie de dia mundial do orgulho nerd.

Por se tratar de um dia de orgulho entre o público nerd, na internet as pessoas estão postando fotos e diversas citações sobre a data comemorativa. No Twitter, as hashtags #FelizDiadaToalha e #OrgulhoNerd estão no topo dos assuntos mais citados no Brasil.

Reprodução Internet
(foto: Reprodução Internet)

E até o Facebook entrou na comemoração: na atualização do status os usuários têm a opção de postar o termo “procurando o sentido da vida” que vem acompanhado pelo número 42, outra alusão aos livros de Adams.

Outro motivo para o dia ser tratado como dia de orgulho entre os nerds é que o dia 25 de maio marca o dia de estreia do primeiro filme da saga de Star wars. Além disso, são realizados eventos para o público nerd no mundo todo no dia de hoje conhecidos como Geek Prime Day.

Entenda as referências do Guia do mochileiro das galáxias

Mas o que tem a ver a toalha com tudo isso? A homenagem saiu do primeiro livro da série, onde Adams dedica toda uma página para falar sobre a importância de uma toalha: “A toalha é um dos objetos mais úteis para um mochileiro interestelar.


Em parte devido a seu valor prático: você pode usar a toalha como agasalho quando atravessar as frias luas de Beta de Jagla; pode umedecê-la e utilizá-la para lutar em um combate corpo a corpo (...). Porém o mais importante é o imenso valor psicológico da toalha.


Se um sujeito é capaz de rodar por toda a Galáxia, acampar, pedir carona, lutar contra terríveis obstáculos, dar a volta por cima e ainda assim saber onde está sua toalha, esse sujeito claramente merece respeito”, diz alguns trechos do livro.

Outra pergunta que surge é: Por que 42? Muitas pessoas citam o número 42 como resposta para questões como o significado da vida e do universo. O motivo disso é que a série de livros de Douglas Adams, conta sobre uma civilização que busca a resposta de tudo e constrói um robô superinteligente que poderia solucionar qualquer questão.


Ao questionarem o robô sobre qual o sentido da vida, o universo e tudo mais, ele dá um prazo de milhares de anos para descobrir a resposta. No final, a resposta, foi apenas: 42.

Agora, se você ver pessoas passeando com toalhas por aí e com os polegares pra cima em busca de uma carona espacial, não se desespere! Feliz dia da toalha!

MAIS SOBRE E-MAIS