Quinto livro da saga 'Millennium' será 'à la Raymond Chandler', anuncia autor

O escritor sueco David Lagercrantz já escreveu 200 páginas do romance e deverá entregar o texto em fevereiro do ano que vem

por AFP 19/04/2016 14:13
AFP PHOTO / KENZO TRIBOUILLARD
Capa do quarto livro da série 'Millennium', em edição lançada na França, ano passado (foto: AFP PHOTO / KENZO TRIBOUILLARD)
O escritor sueco David Lagercrantz, que retomou o universo imaginário do falecido Stieg Larsson para dar continuidade à saga Millenium, anunciou nesta terça-feira que o quinto livro terá estilo realista do autor americano Raymond Chandler. Lagercrantz, que deve entregar o texto em fevereiro de 2017, já escreveu as primeiras 200 páginas do novo romance.

Entretanto, em entrevista publicada no jornal Dagens Nyheter, o autor admite que encontrar sua própria escrita nesse novo estilo foi um desafio. "É muito mais difícil escrever ficção hardboiled (em estilo direto e realista) do que pensava. A boa prova (neste estilo) necessita de ritmo", confessou o escritor.

"Millenium 5 será menos técnica", assegurou, enfatizando sua intenção de escrever a obra ao estilo Chandler o de Zlatan Ibrahimovic", fazendo referência ao jogador do Paris Saint-Germain, sobre escreveu uma biografia e que é conhecido por suas declarações provocativas.

O estilo "hardboiled" na literatura policial foi criado pelo autor americano Raymond Chandler, cujos heróis solitários realizam suas investigações como pano de fundo de uma crônica social em um país, Estados Unidos, gangrenado pela máfia e corrupção.

A série Millenium foi imaginada por Larsson, que morreu em 2004 depois de ter entregado os manuscritos de seus três romances. Ele nunca conheceu o sucesso mundial de sua trilogia que tem como protagonistas Lisbeth Salander, uma jovem hacker, e Mikael Blomkvist, um jornalista investigativo.

MAIS SOBRE E-MAIS