Luís Fernando Verissimo vai implantar marcapasso definitivo

Escritor gaúcho foi hospitalizado, no Rio, há seis dias, com pneumonia

por Agência Estado 31/03/2016 13:51

Internado na unidade coronariana do Hospital Pró-Cardíaco, no Rio, o escritor Luis Fernando Verissimo será submetido nesta sexta-feira, 1º, a uma cirurgia para colocação de um marcapasso definitivo.


Há dois dias, já havia sido implantado um aparelho semelhante, mas provisório. Na ocasião, a mulher dele, Lucia Helena Massa, contou que o marido foi internado com sintomas apenas de pneumonia. Já no hospital, ele sentiu dor muito forte no peito.

Objetiva/Divulgação
Veríssimo fará uma cirurgia para colocar o marcapasso definitivo (foto: Objetiva/Divulgação)

“Os médicos decidiram colocar um marcapasso provisório porque as artérias estavam fibrilando. Ele tem cardiopatia severa há muitos anos, já fez cirurgia cardíaca em 1991, tem três stents no coração, ou seja, é um quadro de saúde sempre delicado”, disse Lucia, na terça-feira. Verissimo e Lucia são casados há 53 anos.

O marcapasso é um pequeno aparelho que envia pulsos elétricos para o coração para estimulá-lo. É utilizado quando os batimentos estão mais lentos do que deveriam. A cirurgia para implante é simples, não sendo necessário abrir o coração. Em boletim médico enviado nesta tarde, 31, o Pró-Cardíaco informou que o quadro de pneumonia já está controlado e que sua saúde é estável.

Verissimo tem 79 anos. Há três, o escritor foi internado em Porto Alegre, onde mora, com dor aguda no peito, provocada pelo estreitamento das artérias que conduzem sangue ao coração. Chegou a ficar no Centro de Tratamento Intensivo mas depois voltou à vida normal. No ano anterior, havia sido hospitalizado por causa de uma gripe mais forte. Ele faz uso de remédios de uso contínuo para a cardiopatia.

O escritor e a mulher vieram ao Rio para passar o feriadão da Páscoa com o filho caçula, Pedro Verissimo, músico, que vive na cidade. Na sexta-feira da paixão, com dificuldades respiratórias, ele foi para o Pró-Cardíaco.

MAIS SOBRE E-MAIS