Imagem de refugiado com criança é a vencedora da World Press Photo

Warren Richardson foi premiado com registro de homem passando criança por uma cerca de arame farpado na fronteira entre Hungria e Sérvia

por Correio Braziliense 18/02/2016 15:42
Warren Richardson/Divulgação
Imagem premiada foi registrada em agosto do ano passado (foto: Warren Richardson/Divulgação)
O fotógrafo Warren Richardson foi o vencedor da edição 2016 da World Press Photo, com uma imagem em preto e branco de um refugiado passando um bebê por baixo de uma cerca de arame farpado em Röske, na fronteira entre a Hungria e a Sérvia.

A vitória da imagem, registrada em agosto do ano passado, representa o tema dominante entre os registros enviados pelos concorrentes. “A guerra na Síria, os ataques em Paris em janeiro e novembro, o devastador terremoto no Nepal e os confrontos nos Estados Unidos desencadeados pela polícia também estiveram muito presentes.”

Segundo declaração de Francis Kohn, chefe do júri e diretor de fotografia da agência de notícias France Presse, “a foto de Richardson tem potência por sua simplicidade, especialmente pelo simbolismo da cerca de arame farpado. É uma foto muito clássica e ao mesmo tempo atemporal”, afirmou, uma mudança em relação aos premiados passados, cujas imagens tratadas foram objetos de suspeita de manipulação.

MAIS SOBRE E-MAIS