Conheça Will, desenhista brasileiro que conquistou de Nicki Minaj a Ines Brasil

Elogiados por divas como Sia e Avril Lavigne, retratos de famosos já levaram ilustrador a encontros com Xuxa e Ivete

por Bossuet Alvim 27/01/2016 06:50

Em um dia qualquer você abre o Instagram e descobre que seu ídolo agora te segue. Mais: a estrela que te emociona curtiu as fotos do seu trabalho — justamente uma homenagem à celebridade que tomou muitas horas de dedicação. Situações deliciosas como esta ficaram comuns para o ilustrador e publicitário Willian Costa, que publica nas redes sociais retratos feitos à mão de estrelas da música, do cinema, da TV e da internet.

Entre os homenageados que já reconheceram o trabalho do catarinense estão ícones brasileiros como Xuxa e Ivete Sangalo, além de estrelas internacionais do porte de Lily Allen, Avril Lavigne e Sia. "Por mais que eu escolha um artista que eu sei que muitos dos meus seguidores gostam, eu acabo me assustando com a quantidade de pessoas curtindo, de comentários, os próprios artistas se manifestando", admite o artista.

 

Nicki Minaj II, finished! #ThePinkprint Instagram: @_willcosta

Posted by Will Costa Illustration on Monday, June 1, 2015

 

Conhecido nas redes como Will, o ilustrador que hoje reúne mais de 125 mil seguidores se envolveu com a arte de maneira intuitiva, movido pela inspiração. "Nunca fiz nenhum curso relacionado a desenho. Aprendi sozinho em casa, praticando, sempre por observação. Desenhar sempre foi a minha brincadeira preferida", ele recorda.

Ainda bem cedo, os rostos famosos eram o tema favorito do rapaz. "Desde criança eu já pegava capas de discos de vinil da Madonna, Xuxa, Michael Jackson, e tentava reproduzir nos meus cadernos de desenho", conta.

 

Beyonc II, in progress #2. Instagram: @_willcosta

Posted by Will Costa Illustration on Tuesday, October 6, 2015

Na internet, os primeiros trabalhos publicados não seguiam a linha de homenagens que transformaram Will Costa em celebridade virtual. Em 2013, as primeiras imagens da página no Facebook eram de animais, conceitos para tatuagens ou personagens autorais. A paixão por retratos, contudo, falou mais alto. "Como sempre gostei de desenhar pessoas, em pouco mais de um mês de página já tive a ideia de desenhar alguém e postar para ver o que os seguidores achavam. Esse alguém foi o Paulo Gustavo, e a repercussão foi surpreendente", ele explica.

O comediante do Rio de Janeiro adorou a homenagem e divulgou links para as redes sociais de Will, que à época nem imaginava alcançar tanta popularidade. "Sou super grato à força que ele me deu no início, inclusive mostrando meus desenhos à Ivete e outros artistas", diz o ilustrador sobre Gustavo.

O boom

QUE SENSACIONAL! A NICKI MINAJ ESTÁ USANDO MEU DESENHO COMO AVATAR NO TWITTER DELA! <3 <3https://www.twitter.com/NickiMinaj

Posted by Will Costa Illustration on Saturday, September 21, 2013

Ainda no início das exposições via Facebook, Will foi surpreendido pelo apoio de Nicki Minaj. Para ele, a rapper de Trinidad e Tobago "foi a grande responsável pela visibilidade" alcançada há três anos. "Ela usou o desenho que fiz dela como foto de perfil em suas redes sociais e permaneceu usando durante seis meses. Ela também compartilhou meu vídeo desenhando-a e fez com que outros artistas passassem a me seguir. Eu fiquei muito feliz", relembra o desenhista. "No início achei que fosse algum perfil fake, mas não era, e passei a me tornar ainda mais fã da Nicki. Até hoje muitas pessoas vêm falar comigo dizendo que me conheceram através das redes sociais dela", comemora.

 

Taís Araújo, finished! %uDBBA%uDC23%uDBB9%uDCD1%uD83D%uDCF8 Instagram: @_willcosta Foi com certeza um dos desenhos que mais me deram trabalho, mas eu...

Posted by Will Costa Illustration on Friday, December 18, 2015

Se lá no começo a resposta de Minaj pegou Will de surpresa, é provável que o catarinense tenha se acostumado com o carinho de muitos outros retratados que se seguiram. Uma das homenagens mais recentes foi a Taís Araújo, o trabalho de que Costa mais se orgulha até hoje.

 

"Além de ter sido um grande desafio desenhar aqueles cabelos e chegar naquele tom de pele brilhante, ela acompanhou todo o processo, me mandava mensagens super carinhosas dizendo que estava ansiosa para ver o resultado final. Quando postei finalizado ela publicou em suas redes sociais e, em retribuição ao reconhecimento, eu enviei a ela um quadro como lembrança", ele conta.

 

Coisa de fã

Will Costa admite que a repercussão de algumas obras ainda o surpreende. "Sei que se eu desenhar alguma personalidade que é odiada por muitos, ou que não tem uma boa reputação, posso receber comentários bastante negativos, perder seguidores, perder clientes. Mas felizmente, meu gosto e minha linha de raciocínio são basicamente os mesmos da maioria das pessoas que me seguem, então a gente se dá bem e eu acabo guardando meu material para gastar com quem sei que vai valer a pena", observa.

 

De frente com a inspiração

Os trabalhos de qualidade indiscutível renderam encontros memoráveis para o artista, que venceu os limites virtuais e reuniu-se cara a cara com algumas de suas musas inspiradoras. Quando se viu de frente com Xuxa, o desenhista confessa que tremeu.

Facebook/Will Costa Illustration/Reprodução
''Para mim foi um grande presente e um grande incentivo. Como ela mesma sempre disse, sonhos sempre vêm para quem sonhar'', diz Will sobre encontro com Xuxa (foto: Facebook/Will Costa Illustration/Reprodução)
"Eu era daqueles baixinhos que sonhavam em um dia chegar perto dela. Jamais imaginei que anos depois fosse encontrá-la a convite da equipe dela, ser tão bem recebido, vê-la dizer que já conhecia meu trabalho pela internet e que de perto era mais bonito", recorda-se. "Para mim foi um grande presente e um grande incentivo. Como ela mesma sempre disse, sonhos sempre vêm para quem sonhar", afirma Will, que também esteve com Ivete Sangalo após retratá-la. "Ela foi super generosa", comenta ele sobre a baiana.


Mais uma

O próximo trabalho em reta de finalização promete quebrar a internet. Trata-se de um retrato de Ines Brasil, musa dos internautas brasileiros. Ela já tomou conhecimento do tributo e um encontro entre artista e inspiradora deve ocorrer nesta quinta-feira, 28.

 

Ines Brasil, in progress #2. %uDBBA%uDC23 %uD83D%uDCF8 Instagram: @_willcosta

Posted by Will Costa Illustration on Wednesday, January 20, 2016

"Já é o desenho mais curtido de todos, em três anos de página. Tenho um encontro marcado com ela para entregar em mãos o trabalho finalizado. Muita gente talvez tenha se surpreendido com a minha escolha, por ser uma personagem polêmica, que surgiu como um meme, mas eu admiro muito a Ines e tenho certeza que o mundo seria muito melhor se todos tivessem o coração e o astral que ela tem", elogia Will.


MAIS SOBRE E-MAIS