Livro de Clarice Lispector é considerado um dos melhores do ano

'The complete stories', organizado por Benjamin Moser, e classificado como perigoso, reúne contos completos da escritora

por Correio Braziliense 01/12/2015 10:46

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.

Rocco/Divulgação
Moser, organizador do livro, já chegou a compará-la a Kakfa e Espinoza (foto: Rocco/Divulgação)
Finalmente reunidos numa única obra, os contos de Clarice Lispector, The complete stories, está na lista do New York Times dos 100 melhores títulos do ano. A coletânea, organizada pelo escritor e pesquisador Benjamin Moser, está na lista de títulos de não-ficção (a lista completa inclui, ainda, os ficcionais), eleitos por editores do jornal e resenhados por críticos literários.


The complete stories foi resenhado por Terrence Rafferty, que o considerou uma obra perigosa. “É um livro perigoso para ler rapidamente ou de forma casual, porque é consistentemente delirante”, explicou Rafferty. Segundo ele, as percepções da escritora ucraniana naturalizada brasileira variam entre o mundano e o metafísico. “Depois de um tempo, você não sabe onde está. Se no livro ou no mundo”, complementou. Ao lado de nomes como Machado de Assis e Jorge Luis Borges, o crítico considera Clarice Lispector uma das vozes mais originais da literatura latino-americana.

 

Moser, organizador do livro, é biógrafo de Clarice e se dedica a investigar suas obras há alguns anos, desde que passou a estudar língua portuguesa e descobriu a literatura clariceana. Já chegou a compará-la a Kakfa e Espinoza.



VÍDEOS RECOMENDADOS

MAIS SOBRE E-MAIS