Primeira edição de 'Iracema', de José de Alencar, vai a leilão em SP

Além de livros, também serão leiloadas diversas obras de arte e antiguidades

por Agência Estado 30/11/2015 13:13
Reproducao/Euler Junior/Arquivo Estado de Minas
José de Alencar (foto: Reproducao/Euler Junior/Arquivo Estado de Minas)
Diversos livros raros estão entre os itens que serão leiloados pela Dutra Leilões nos dias 1 e 2 de dezembro, em São Paulo. Entre os títulos, está uma primeira edição do livro Iracema, de José de Alencar, de 1865.

Os livros Rervm Per Octennivm in Brasilia, do historiador holandês Gaspar Barleus, edição sobre o período nassoviano no País, entre 1637 e 1644, considerado o mais belo e luxuoso livro da época do Brasil Holandês, e Incunabulo, Quadrasesimale Gritsch Uma, de 1489, obra de Johannes Gritsch, em encadernação inteira de carneiro posterior à edição do livro, com as guardas refeitas, também estão no leilão.

Além dos livros citados, também serão leiloadas diversas obras de arte e antiguidades, como Casal Montado a Cavalo, de Cândido Portinari (estudo do artista para uma das cenas do painel Guerra e Paz), óleos sobre tela de Anita Malfatti, Di Cavalcanti, Jorge Guinle, Manabu Mabe, esculturas de Francisco Brennand e Frans Krajcberg, entre outros. Também integram as peças que irão a leilão uma coleção de porcelana imperial e de titulares do Império, como peças do serviço de gala de D. Pedro II, peças do serviço de D. João Vi e D. Pedro I, e outras.

Antes de serem leiloadas, todas as peças estarão em exposição.

Também estarão no leilão uma edição de O Valeroso Lvcideno e Triumpho da Liberdade, Primeira Parte, de 1668, composta pelo Padre Mestre Fr. Manoel Calado, que trata sobre o período da dominação holandesa no Brasil, e a edição da primeira constituição do País, Constituição Política do Império do Brasil de 1824.

O convite e o catálogo completos estão disponíveis no site da casa de leilões.

MAIS SOBRE E-MAIS