Ricardo Albin lança livro sobre trajetória de Vinicius de Moraes no Itamaraty

Lançamento acontece nesta terça-feira, na Academia Mineira de Letras

24/11/2015 08:00
TV Brasil/Divulgação
(foto: TV Brasil/Divulgação)
Em agosto de 2010, numa cerimônia realizada no Palácio do Itamaraty, em Brasília, o compositor e poeta Vinicius de Moraes foi promovido a embaixador. O poetinha trabalhou durante 26 anos no Itamaraty e, em 1969, quando atuava como primeiro-secretário, foi aposentado compulsoriamente pelo Ato Institucional número 5 (AI-5), sob a alegação de que seu comportamento boêmio não condizia com a carreira pública. Quem liderou essa campanha de recondução ao cargo, que durou cerca de três anos, foi o Instituto Cravo Albin, juntamente com a Fundação Alexandre de Gusmão, braço acadêmico do Itamaraty.


E para relembrar não só essa homenagem póstuma, mas toda a trajetória de Vinicius no Ministério das Relações Exteriores, o musicólogo, pesquisador e diretor do Instituto Cultural que leva seu nome, Ricardo Cravo Albin, está lançando o livro Vinicius de Moraes – Embaixador do Brasil. “Vinicius foi defenestrado e expulso do Itamaraty e era chamado de poeta vagabundo, bêbado e comunista. Ele, que já era um poeta consagrado e universal naquela época, não chegou a ser embaixador, mas diplomata e conselheiro, e passou por lugares como Los Angeles, onde acabou conhecendo Carmen Miranda, e Paris, onde conviveu com vários intelectuais”, destaca.

O lançamento é hoje à noite, dentro do projeto O autor na Academia, na Academia Mineira de Letras (AML), e vai contar com a presença de Cravo Albin. Quem adquirir a publicação, que será comercializada a um preço simbólico de R$ 10, vai ganhar um CD – com um discurso do poeta em 1965 no Clube de Jazz e Bossa, no Rio de Janeiro, em que Vinicius faz bela homenagem a Pixinguinha – e um DVD que traz a cerimônia realizada no Itamaraty que contou com a presença de familiares, autoridades e amigos, além de uma composição inédita de Noca da Portela, Diplomata do samba, feita especialmente para a ocasião.“É um livro tributo e uma ótima oportunidade para conhecer um lado do poetinha que não é muito divulgado”, acrescenta o pesquisador.

O autor na Academia com Ricardo Cravo Albin
Lançamento do livro: Vinicius de Moraes – Embaixador do Brasil
Hoje, às 19h, na Academia Mineira de Letras (Rua da Bahia, 1.466, Centro)
Preço do livro: R$ 10
Obs: É preciso retirar senha antes do evento para garantir a compra do exemplar
Capacidade: 100 lugares
Entrada franca.
Informações: (31) 3222-5764

MAIS SOBRE E-MAIS