Conto de fadas narra história de amor entre duas mulheres

História é orientada para pré-adolescentes e mostra princesa apaixonada pela costureira

16/11/2015 14:07

Reprodução/Catarse
Conto de fadas com amor entre duas mulheres é o primeiro lançado no Brasil (foto: Reprodução/Catarse)
Janaína Leslão, escritora e psicóloga, deu o que falar quando anunciou a pré-venda de seu livro no Facebook chamado A Princesa e a Costureira.


A obra parece ser um conto de fadas estilo Disney: a princesa deveria se casar com o príncipe do reino vizinho. Os preparativos do casamento vão bem até que nos preparativos do casamento, a princesa se apaixona pela costureira que vai confeccionar seu vestido de noiva! A princesa luta para conquistar seu direito de amar outra mulher e para isso, contou com a ajuda do seu irmão, do príncipe e da sua Fada Madrinha. E o fim é o esperado: elas vivem felizes para sempre.

 

O livro foi escrito em 2009 e recusado por quase 20 editoras. Somente no ano passado, quando Janaína estava abridno mão deste lançamento, a editora Metanóia aceitou o projeto. No entanto, o acordo definia que a própria escritora deveria providenciar as ilustrações da história. A escritora, então, deu início a um financiamento coletivo para arrecadar o dinheiro para admitir uma ilustradora. Em alguns dias o valor foi arrecadado e Janaína conseguiu mais de R$ 11 mil, o que foi possível para as ilustrações e ainda preparar mais um título futuro.

 

Em entrevista ao HuffPost Brasil, a autora disse que a intenção era fazer as pessoas reconhecerem que há espaço para todos na literatura. "Temos uma determinada referência do que é um relacionamento bem-sucedido. Mas quando havia a necessidade de conversar com pré-adolescentes sobre relacionamentos de pessoas do mesmo sexo, era um grande desafio. Não havia um referencial, um imaginário anterior, e representatividade importa. Então a ideia era essa: fazer um conto de fadas em que as pessoas pudessem se reconhecer".

 

A repercussão de A princesa e a costureira está sendo enorme e Janaína tem recebido muitas mensagens positivas, mas também está sendo alvo de haters. "Tem tanto coisas risíveis quando ameaças, e isso é muito ruim. Mas significa que estamos incomodando os reacionários, e isso é importante. E tenho recebido muito apoio de pessoas dizendo que estão comigo, que isso faria muita diferença se elas pudessem ter lido o livro quando eram jovens. Isso dilui todo o veneno", desabafou. A princesa e a costureira sai da gráfica no dia 20, mas já está em pré-venda e vai ser lançado dia 26 de novembro.

Reprodução/Facebook
Ilustrações foram pagas com financiamento coletivo (foto: Reprodução/Facebook)

MAIS SOBRE E-MAIS