Fliporto faz homenagem a Fernando Pessoa

Festa Literária Internacional de Pernambuco (Fliporto), em Olinda, traz também o escritor espanhol Javier Cercas

por Estado de Minas 14/11/2015 12:51
Reprodução/Internet
(foto: Reprodução/Internet )
Fernando Pessoa é o grande homenageado da 11ª Festa Literária Internacional de Pernambuco (Fliporto), em Olinda, que foi aberta na sexta-feira, com a presença da escritora Manuela Nogueira, sobrinha do poeta português. Ela, que conviveu com ele em seus 10 primeiros anos de vida, fez um bate-papo com o ensaísta português Arnaldo Saraiva, no Complexo Educacional de São Bento, onde ocorre toda a programação. A feira segue até amanhã e os debates podem ser acompanhados ao vivo pela web, no site www.fliporto.net.

Outro destaque da Fliporto é o escritor espanhol Javier Cercas, que vem lançar a edição brasileira de O impostor, seu livro mais recente – neste romance não ficcional (gênero apreciado pelo autor), ele explora a fundo a vida de Enric Marco, um espanhol que, por 50 anos, mentiu sobre seu passado na Guerra Civil e em campos de concentração nazistas, alcançando, nesse meio tempo, certa relevância política com as próprias imposturas.

Fora Cercas, os papos se concentram mesmo na lusofonia. Entre os autores convidados para discutir a obra de Pessoa e os mares de lágrimas de Portugal, estão os portugueses Sérgio Godinho, Miguel Sousa Tavares, André Morgado, Paulo José Miranda e Alfredo Antunes.

O tradutor norte-americano Richard Zenith, um dos maiores difusores da literatura lusófona nos EUA e vencedor do Prêmio Pessoa, concedido a personalidades relacionadas à cultura portuguesa, vai dividir uma mesa com outro tradutor, o israelense Ioram Melcer. Eric Nepomuceno, Luize Valente, Mario Prata, o ilustrador Alexandre Leoni e o professor Pasquale Cipro Neto, que estão na programação, vão conversar sobre literatura, história do Brasil, relações com Portugal, língua portuguesa e outros assuntos.

MAIS SOBRE E-MAIS