Google Doodle homenageia atriz e inventora Hedy Lamarr

A atriz contribuiu para o desenvolvimento do Bluetooth, GPS e o Wi-fi

por Correio Braziliense 09/11/2015 11:26

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.

Omriz/Lamarr
(foto: Omriz/Lamarr)
A página de pesquisa do Google, homenageou nesta segunda-feira, a atriz austríaca Hedy Lamarr que completaria 101 anos se estivesse viva. Hedy já foi nomeada como a mulher mais bonita do mundo, mas não foi apenas pela beleza e pelo desempenho como atriz que Lamarr ficou conhecida na sua época. A sua vida foi muito mais produtiva.

Lamarr nasceu em 1914, em Viena, Áustria, e conseguiu o primeiro papel aos 17 anos num filme alemão, tendo sido o desempenho como protagonista no filme Ecstasy, em 1933, que a colocou sobre os olhares dos produtores de Hollywood. Ficou conhecida como a Ecstasy girl. Antes do filme, Hedy Lamarr era Hedwig Eva Maria Kiesler e foi em Hollywood que mudou oficialmente de nome e assinou um contrato com MGM.

Estreou no cinema norte-americano em 1938 com o filme Argel. Mas o principal feito, foi o desenvolvimento na área da tecnologia da informação. Inventou e patenteou um sistema de comunicações secretas em 1942, que se veio a tornar fundamental para as comunicações militares e para a telefonia móvel. O sistema que Lamarr desenvolveu em parceria com George Antheil, um dispositivo que conseguia alterar as frequências dos sinais de rádio, impedia que os inimigos durante a Segunda Guerra Mundial descodificassem as mensagens trocadas. Embora o sistema não tivesse sido utilizado na altura, ele lançou as bases para as tecnologias como o bluetooth, o GPS e o wi-fi, amplamente utilizadas atualmente.

O doodle, que foi criado para homenagear a atriz, tem uma trilha sonora criada pelo compositor Adam Ever-Hadan e demonstra momentos da carreira em Hollywood, num formato de filme, bem como a sua invenção tecnológica, por meio de ilustrações de moda e cartazes de cinema característicos dos anos 1940. O doodle é animado de vários desenhos, mostrando os papéis desempenhados no seu dia a dia, quando era estrela de cinema durante o dia e inventora durante a noite.

 

 

 

O Google fez um compromisso em 2014 para dar visibilidade maior as mulheres em seus doodles animados. Segundo a empresa, o objetivo é mostrar as contribuições científicas, sociais e artísticas femininas, evitando a invisibilidade de feitos importante por elas.

 

VÍDEOS RECOMENDADOS

MAIS SOBRE E-MAIS