Português José Luis Peixoto é convidado do Sempre um papo desta segunda-feira

Escritor já teve livros traduzidos para 20 idiomas e é premiado mundialmente

por Estado de Minas 06/11/2015 14:52

Tomás Arthuzzi/Divulgação
Obra faz um retrato do universo rural português (foto: Tomás Arthuzzi/Divulgação)
Uma pequena vila e um mistério imenso. Esse é o ponto de partida do romance Galveias, do escritor e poeta português José Luis Peixoto, convidado desta segunda-feira, 9, no projeto Sempre um Papo, em Belo Horizonte. O livro faz uma homenagem à terra natal do autor, que nasceu na freguesia portuguesa do concelho de Ponte de Sor em 1974.

Na obra, o escritor relembra seus tempos de criança e traz a discussão sobre identidade e o desamparo dos órfãos. Galveias faz um retrato do universo rural português, sendo apontado como um dos grandes romances sobre o tema.

Autor premiado José Luis Peixoto é licenciado em Línguas e Literaturas Modernas (inglês e alemão) pela Universidade Nova de Lisboa. Seus livros foram traduzidos para 20 idiomas e ele já recebeu vários prêmios em diversos países, além de Portugal.

Em 2010, foi vencedor do prêmio Libro d’Europa, na Itália, com o romance Livro. Na Espanha, em 2007, teve a obra Nenhum olhar incluída na lista do jornal Financial Time como um dos melhores livros publicados na Inglaterra. O título também venceu o prêmio literário José Saramago em 2001. Ainda em 2007, com Cemitério de Pianos, recebeu o prêmio Cálamo Otra Mirada de melhor romance estrangeiro publicado na Espanha.

 

SERVIÇO
Sempre um papo com José Luis Peixoto

Segunda-feira, 9, às 19h30, no Museu de Artes e Ofícios (Praça Rui Barbosa, 600, Centro). Entrada franca .Informações: (31) 3261.1501. www.sempreumpapo.com.br
 

MAIS SOBRE E-MAIS