Artista belo-horizontina Lygia Clark ganha Doodle do Google na data de seu aniversário

Letras da logo do site ganharam as formas da obra 'Bichos', uma das mais conhecidas da mineira

por Fernanda Machado 23/10/2015 11:53

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.
Reprodução
(foto: Reprodução)
A artista plástica mineira Lygia Clark ganhou homenagem do Google, nesta sexta-feira, em ocasião do seu 95º aniversário. Uma das obras mais famosas de Lygia, Bichos, foi reproduzida no Doodle, o que fez com que as letras de uma das logos mais conhecidas do mundo tomassem as formas do trabalho da artista.

Bichos é composta por esculturas de alumínio, com partes dobráveis, que permitem a interação do público. Com esse trabalho, Lygia ganhou o prêmio de melhor escultura nacional na VI Bienal de São Paulo, em 1961.

O Cruzeiro/Arquivo Estado de Minas
Lygia Clark ao lado de uma das esculturas de 'Bichos' (foto: O Cruzeiro/Arquivo Estado de Minas )
Nascida em Belo Horizonte em 1920, a artista se mudou para o Rio de Janeiro em 1947 para iniciar seus estudos, orientada por Roberto Burle Marx e Zélia Salgado. Em 1950 partiu para Paris, onde estudou com Arpad Szènes, Dobrinsky e Léger e fez sua primeira exposição individual, no Institut Endoplastique, no ano de 1952.

Clark é uma das fundadoras do Grupo Frente (1954), que tinha como objetivo romper com as fórmulas da velha academia e questionar a arte. Era tão interessada nesses rompimentos que abdicou do próprio rótulo de artista, exigindo ser chamada de "propositora".

Entre seus trabalhos mais conhecidos estão Superfícies Moduladas e os Contra-Relevos (1960), Nostalgia do Corpo: Diálogo (1968) e A Casa É o Corpo: Labirinto (1968).

Depois de uma temporada lecionando na Faculté dArts Plastiques St. Charles da Sorbonne, em Paris, nos anos de 1970, Lygia retornou ao Brasil, onde passou a se dedicar ao estudo das possibilidades terapêuticas da arte sensorial. A artista morreu em abril de 1988, vítima de ataque cardíaco.

MAIS SOBRE E-MAIS