França e Holanda acertam compra de telas de Rembrandt por 160 milhões de euros

Retratos de Marlen Soolmans e sua esposa, Oopjen Coppit, pintados pelo holandês serão expostos no Louvre e no Rijksmuseum

por AFP 30/09/2015 14:08

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.
Coleção de Isabella Stewart Gardner Museum)/AP
Autorretrato de Rembrandt datado de 1629 (foto: Coleção de Isabella Stewart Gardner Museum)/AP)

França e Holanda estabeleceram uma associação para comprar, por 160 milhões de euros, dois retratos do pintor holandês Rembrandt (1606-1669) colocados à venda pela família Rothschild, anunciou nesta quarta-feira (30/9) a ministra holandesa da Cultura.

"Agora que o financiamento do lado francês está imediatamente disponível, o governo resolveu comprar os retratos de casamento de forma conjunta com a França", disse a ministra Jet Bussemaker em uma carta dirigida ao Parlamento holandês.

O acordo foi concluído pelo primeiro-ministro holandês, Mark Rutte, e pelo presidente francês, François Hollande, durante um encontro em Nova York. Os quadros, retratos de Marlen Soolmans e sua esposa, Oopjen Coppit, realizados antes de seu casamento, foram pintados em 1634 e pertencem ao lado francês da família Rothschild há mais de um século.


Os quadros "serão expostos sempre juntos, alternadamente, nos dois museus de maior renome e mais visitados da Europa, o Rijksmuseum e o Louvre", afirmou a ministra. "O atual proprietário das pinturas apoia esta forma única de colaboração cultural europeia", disse ela. As telas, que foram expostas ao público apenas uma vez em 150 anos, em uma mostra organizada em 1956, serão exibidas primeiro na Holanda, de acordo com a ministra.

Os detalhes práticos da compra – seguros, restauração, condições de exposição – serão definidos em um acordo que a ser assinado pelas autoridades francesas e holandesas e o vendedor.

MAIS SOBRE E-MAIS